Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de abril de 2013

HISTÓRIA DO CRISTIANISMO (3º Período)
Prof. Osvaldo

Desde o início da criação, Deus estava trabalhando para o advento do Messias e com Ele conssumar a obra redentora. Para isto, nosso Deus, se utilizou das culturas de vários povos de então.
Fale do valor de cada cultura e no que elas contribuiram  para o início da pregação do evangelho.

4 comentários:

  1. Os três povos que contribuíram para o surgimento da Igreja e o advento do Messias foram: Os gregos através do eu conhecimento intelectual. Os romanos contribuíram politicamente, como nenhum outro povo até então. Eles desenvolveram um sentido de unidade da espécie sob uma lei universal. Este sentido da solidariedade do homem no império romano criou um ambiente favorável a aceitação do evangelho , que proclamava a unidade da raça humana, baseado no fato de que todos os homens estavam sob pena do pecado e no fato de que a todos era oferecida a salvação. Os judeus contribuíram religiosamente. Formando a herança do cristianismo. Foi através do judaísmo o mundo foi preparado para a ''Plenitude dos Tempos''. Quando Deus enviou seu Filho para levar a redenção a humanidade partida pelas guerras e fatigada pelo pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabéns !!! muito esclarecedor , que o senhor continue te dando sabedoria . muito bom mesmo !

      Excluir
  2. João Ricardo de França 3° período

    Hermenêutica I
    Professor : Everaldo Pedro da Silva

    1° O que é Hermeunêutica ?

    De acordo com o dicionário Aurelio, Hermenêutica é um método que visa a interpretação de textos ( filosóficos, religiosos, etc)

    Cite textos bíblicos que o Senhor Jesus Cristo corroborava os seus ensinamentos , segundo as escrituras . Faça o seu comentário de acordo com o autor como fator determinante do significado .

    Mateus 21:19
    e, vendo uma figueira á beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente .

    Podemos ver que :
    Jesus ensinou várias coisas através de exemplos práticos da própria natureza . A figueira serviu para mais um ensinamento. Jesus estava com fome e, ao ver uma figueira com folhas, se aproximou. Em geral, quando a figueira fica cheia de folhas, ao mesmo tempo lança frutos. Mas a figueira não possuía frutos ; tinha só aparência.
    Jesus não quer que tenhamos uma fé somente de aparências . Orar na frente dos outros, fazer leituras bíblicas e frequentar uma igreja não são garantias de fé . Não adianta nada frequentar uma igreja se, no dia-a-dia, o coração segue caminhos de adultério, fraude, mentira, roubos, entre outros pecados . Ele quer dedicação completa e exclusiva : Nossa vida inteira e o coração devem pertencer ao Senhor .
    Jesus deu uma lição sobre o que é uma fé sincera e verdadeira . Tanto é verdade que, logo em seguida, disse aos discípulos que uma fé sem dúvidas pode mover um monte . A nossa fé é muita fraca porque somos seres humanos. E, por isso mesmo, precisamos alimentá-la diariamente, para creçermos e vivermos em fé. Essa é a lição da figueira .

    ResponderExcluir
  3. A CONTRIBUIÇÃO DOS POVOS
    A - Os Romanos
    O domínio mundial de Roma
    O cristianismo surgiu, durante o primeiro século, lá pelos anos 50 d.C. , o império abrangia a Europa ao sul do Reno e do Danúbio, a maior parte da Inglaterra, o Egito e toda a costa norte da África, como grande parte da Ásia, desde o Mediterrâneo à Mesopotâmia.
    Onde quer que estendesse seu domínio levavam uma civilização incomparavelmente superior à anteriormente existente naquelas terras. O poder desse império foi o mais acentuado, e sua administração mais eficiente nas terras adjacentes ao Mediterrâneo, exatamente onde o Cristianismo foi primeiramente implantado.
    Os povos unificados
    Com o seu império, os romanos se tornaram os mais úteis instrumentos de Deus no preparo do mundo para o advento do cristianismo. Esse império, que incluia grande parte do gênero humano, foi uma lição objetiva que provava ser a humanidade uma só. Por muitas eras, governos separados formaram grupamentos humanos que se sentiam diferentes e isolados de todos os outros grupos; mas, com o império romano, os povos se unificaram, no sentido em que todos os governos tinham sido derrubados e um poder único dominava em toda parte. O cristianismo é uma religião de caráter universal, não conhecendo distinção de raças, apelando para homens simplesmente como himens, tornando todos UM em Cristo. Para tal religião, a separação mais valiosa foi a unificação de todos os povos sob o poder de Roma.

    B - OS GREGOS
    Sua grande influência
    Ao surgir o cristianismo os povos que habitavam as costas do Mediterrâneo eram influenciados pela cultura grega, que haviam antecedido ao domínio romano. Embora sendo o domínio romano o que agora controlava o mundo de então, a cultura grega influenciava todas as mentalidades desse império.
    Filósofos gregos
    Por muitos séculos antes da era cristã os gregos foram detentores da vida intelectual mais desenvolvida mais vigorosa e desenvolvida do mundo.
    A existência de Deus, do bem e do mal, enfim tudo que se relacionava com pesquisas filosóficas foi objeto de meditação dos gregos como nenhum outro povo. Tudo isso ocorreu a partir do sexto século a.C.
    Os gregos levam os povos a pensar
    Como consequência disto, verificou-se um desenvolvimento maravilhoso da mentalidade do povo grego que aprendeu a pensar muito e profundamente nas questões debatidas pelos filósofos. O raciocínio e a curiosidade dessa gente desenvolveram-se ao máximo.
    É verdade que os judeus haviam recebido de Deus sua revelação, mas não eram dados a pesquisas e indagações, nem se interessavam pela discussão como o fizeram os gregos.
    Língua universal
    Outra grande contribuição foi o preparo do mundo para o advento do cristianismo, disseminando a língua em que este seria pregado ao gênero humano pela primeira vez.
    A língua mais falada pelos moradores das margens do Mediterrâneo era o dialeto conhecido por KOINÊ ou dialeto “comum”.
    C – Os Judeus
    Sua missão
    Foram divinamente indicados para mordomos da verdadeira religião.
    Receber as revelações, assenhoriar-se do ensino.
    Preservar os ensinos na pureza e integridade.
    Na plenitude dos tempos, constituissem bênção para os povos.
    Seu alcance
    Prepararam antecipadamente a vida religiosa em que foram instruídos o Senhor Jesus e os primeiros cristãos, apóstolos e missionários.
    Entre eles havia vida religiosa tão pura e tão forte, cujas características essenciais eram:
    - a mais alta concepção conhecida entre os homens, como resusltado do ensino do Velho Testamento.
    - o mais alto ideal de vida moral que se conhecia, resultante dessa sublime concepção de Deus.
    - havia uma espectação em todos os judeus pela vinda de um Salvador Divino.
    O que havia no coração dos gregos e romanos era um forte desespero, cansaço e desilusão.
    Sua contribuição
    O LIVRO SAGRADO DOS JUDEUS FOI DE INESTIMÁVEL CONTRIBUIÇÃO. Jesus usou texto e os apóstolos também.
    Alguns gentios conheciam o V.T. e foram atraídos por conhecê-lo.

    ResponderExcluir