Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de março de 2013

HISTÓRIA DO METODISMO - Prof. Osvaldo
TRABALHO DE PESQUISA:
A experiência de João Wesley da nova visão do cristianismo pelo coração abrasado, permanecendo no anglicanismo, perseguido e rejeitado pelos clérigos. Todos esses fatos contribuiram para uma mudança radical no protestantismo.
Comente  de forma sucinta os fatos e correlacione ao metodismo contemporaneo.
- ACESSAR OS ENDEREÇOS NA WEB PARA AUXÍLIO DE PESQUISA:

http://www.youtube.com/watch?v=gO2J_dfxfdM
http://www.youtube.com/watch?v=FAqpque5UV0
http://www.youtube.com/watch?v=HVSnOVLKQ54
http://www.youtube.com/watch?v=mG8hQKoDG6Q

12 comentários:

  1. A Paz.

    Wesley sempre procurou fazer a vontade de Deus de forma mais profunda. Porém, foi necessário a experiência de sua viagem a Geórgia e também na reunião na rua Aldersgate "Coração Abrasado". A partir deste momento, ele começa uma revolução em sua maneira de pregar, com muito mais entusiasmo, coragem e convicção do que acreditava. "Sem o Espírito de Deus não podemos fazer nada, a não ser acrescentar pecado sobre pecado.", diz Wesley.
    Desta forma, é necessário hoje, esta essência. O Metodismo contemporâneo, não pode se esquecer destas virtudes que Wesley vivenciou. As igrejas em geral e os membros individualmente, necessitam ter esta experiência, para que possamos ser uma igreja mais forte no Poder do Espírito Santo.

    Cristiano Posso
    1º Período Sábado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brilhante meu amado.
      Somos devedores para com um metodismo sempre abrasado, sem o qual não podemos influenciar o mundo.
      Cultive esse pensamento e seja um cristão transfomador.
      Fique na paz.

      Excluir
  2. Jonh Wesley (1703 - 1791) e seu irmão Charles (1707 - 1788), membros da igreja anglicana foram fundadores, na época da faculdade, do Clube Santo e ganharam o apelido de metodistas pelos seus pares devido a forma metódica em suas reuniões de oração. Jown Wesley ao viajar para as américas, com o intuíto de evangelizar os índios, ficou frustrado com a sua convicção de salvação no momento que o navio passava por uma grande tempestade. Ele pôde verificar um grupo de moravianos que estavam em paz naquele momento difícil. Ele ficou inquieto, pois percebeu que não se sentia salvo e que não era convicto de sua fé. Ao retornar desta viagem buscou para si respostas sobre a sua vida espiritual. Essas respostas vieram através de uma grande experiência que ficou conhecida como o dia em que teve o coração abrasado. Em sequência foi gerado o metodismo, que foi fomentado por um movimento caracterizado pela abertura ao mover do Espírito Santo. Sua imensa vontade de evangelizar – para levar às pessoas a necessidade de terem uma experiência real com Deus - o levou a dizer “o mundo é a minha paróquia”. Sua mensagem alastrou-se pela Grã-Bretanha como um fogo consumidor e alcançou a América. Os pregadores itinerantes que ele treinou estabeleceram, durante os séculos XVIII e XIX, os fundamentos de uma denominação que hoje consta com mais de 36 mil igrejas só nos Estados Unidos. O metodismo derivou para o movimento que enfatizava a operação do Espírito Santo na purificação do crente, o que levou, indiretamente, ao nascimento do pentecostalismo do início do século 20.

    O que o metodismo fez em sua história:
    A letargia espiritual dava o lugar para oração e adoração verdadeira a Deus chegando ao reavivamento. No sec XIX o metodismo se tornou a mais importante denominação americana. Dentre vários pontos importantes queremos destacar dois da influência do metodismo na história eclesiástica.
    - Precisamos da iluminação do espírito santo para compreendermos a Palavra de Deus.
    - o livre arbítrio humano. Todos os grandes reformadores do XVI criam na predestinação, ou seja, que nós não temos uma liberdade plena e que nós já viemos praticamente pré-programados. Wesley foi quem popularizou a idéia do livre arbítrio onde nós podemos escolher o caminho da salvação ou da perdição.
    O metodismo escreveu um capítulo mais belo do cristianismo nos seus primórdios. Os pregadores itinerantes metodistas quando pregavam demonstravam entusiasmo e fervor e, com isso, o reavivamento acontecia. Nesta época a sociedade inglesa estava sofrendo com a corrupção, com as drogas, com a degradação moral, social, psicológica e principalmente espiritual. Com o metodismo e a ação de Wesley as pessoas se convertiam, a sociedade ficava impactada pelo poder da palavra e consequentemente a transformação acontecia. Mais o tempo que se encarregou, pelo princípio da antropia, de diminuir aquele sentimento da experiência do coração abrasado que estava atuando naquela época de John Wesley. Essa diminuição do fervor e do entusiasmo atingiu os metodistas em “cheio” principalmente dos Estados Unidos. O metodismo abraçou oficialmente o pluralismo e isso foi danoso para a denominação e hoje, com semelhança em outros lugares, a perda de muitos membros é uma infeliz realidade. A exemplo foi a fundação da Igreja Metodista Wesleyana em 1967.
    O Metodismo de Wesley se secularizou e praticamente àquela história do passado não voltou mais. O fogo foi se esfriando. Nos últimos tempos, a Igreja metodista, principalmente a estadunidense, centralizou tanto seu foco no liberalismo que Wesley provavelmente não reconheceria, no campo hipotético, se viesse do passado para vê-la. No início deste ano, depois da celebração do casamento de duas lésbicas por um pastor metodista de Omaha, no estado de Nebrasca, evangélicos de dentro e de fora da denominação anunciavam fim do metodismo. O incidente ganhou manchetes em vários jornais do país.

    Aluno: Ricardo Pimenta

    ResponderExcluir
  3. Olá! A Paz de Cristo Jesus.

    Tudo começou na faculdade de Oxford. Um grupo de rapazes se reuniu para fazer oração, leitura da Bíblia e discussões sobre a santidade e a vida diária. “Por escárnio, os demais estudantes chamavam a sociedade ‘o clube dos santos’, e os seus membros receberam o apelido zombeteiro de ‘metodistas’, por causa da metodologia e regularidade com que cumpriam seus deveres religiosos”. Tiveram três que se destacaram nessa organização, João Wesley que maliciosamente era chamado pelos jovens da universidade de “procurador do clube dos santos”; Carlos Wesley, o irmão de João que nesta época havia se integrado também na Universidade de Oxford; e Jorge Withefield, que veio a ser um grande pregador. Ao todo aquele grupo nunca passou o número de quinze integrantes.
    Ao passar do tempo, sentiu o desejo de ir as Américas evangelizar. Durante a viagem uma grande tempestade veio sobre o navio, fato que o deixou confuso, ao perceber que todos naquele lugar estavam sem medo, porém ele estava totalmente possuído de grande temor. Certo dia, enquanto ouvia a leitura do prefácio ao Comentário de Romanos, de Lutero, Wesley sentiu seu coração estranhamente ‘aquecido’ e aceitou a Cristo como único capaz de salvá-lo de seu pecado. Após está grande experiência com o Espírito Santos, Wesley começa a pregar com entusiasmo e poder, fato que o fez ser impedido de pregar nas igrejas Anglicanas. A solução para ele foi pregar na rua, em lugar de certo ponto curioso, no túmulo de seu pai.
    Muitos missionários foram enviados por ele, para evangelizar. Aos poucos algo que havia começado entre um grupo de amigos, começa a criar forma. Cada vez mais, aumentava o número de adeptos a pensamento religioso, até que ao passar dos anos se consolida com “Metodista”.

    A importância para mim está neste ponto. Imaginemos se todos ansiassem, ou melhor, dizendo, compartilhassem deste mesmo entendimento, que Wesley tinha, como a igreja seria? Através do espírito santo, podemos buscar um relacionamento maior com Deus. Querer Deus diariamente, em cada segundo. Deixando que o brilho dele em nós ilumine as nações, não nos esconder, não obstante, mostra-nos para o mundo.
    O mundo hoje vive um período de libertinagem, algo que nos espanta, ou deveria. Mas ao observar um pouco a história, no período em que viveu Wesley já existia. Claro que a intensidade é outra, algo que não se pode comparar com a que vivemos atualmente. Mas da mesma forma que Wesley foi impulsionado a viver de forma diferente, só pra Deus, podemos também viver e fazer grandes coisas bem com sermos grandes missionários nas mãos de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem a companhia do Espírito Santo nada somos e nada podemos...
      O mensageiro depende inteiramente dessa unção.
      Deus continue te direcionando com esta visão.
      Graça e paz.

      Excluir
  4. Nehemias Souza da Silva4 de abril de 2013 às 19:55

    A Paz de Cristo!
    John Wesley como filho obediente, aprendeu e colocou em prática os ensinamentos severos e doutrinários de sua mãe tendo o reflexo já na sua formação acadêmica e ministerial, onde ele se notabilizou pela sua postura e ordem com as coisas santas. Lógico que a ênfase de sua experiência do coração abrasado mudou o rumo do cristianismo em seu tempo, onde ele e sua família foram formados no conceito da igreja Anglicana que era regida pelo rei.
    A igreja da Inglaterra vivia de baixo de uma opressão espiritual, a sua liturgia estava falida, onde os leigos não tinham liberdade de se expressarem nos cultos porem não produziam transformações na vida da sociedade.
    O coração abrasado de Wesley o levou a uma nova dimensão em sua fé pois a sua Teologia prática e simples falava contra o formalismo da igreja, lógico que isto incomodava os clérigos pois agora John incentiva os leigos a testemunharem a cerca de suas experiências . Em nosso contexto temos experimentado o que ele vivenciou em seu tempo, por mais que o evangelho tenha crescido estamos vivendo um tempo difícil em questões doutrinarias e espirituais acredito que o Metodismo do coração abrasado pode e deve fazer a diferença como foi no tempo de Wesley.

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor Jesus.

    John Wesley um homem de família tradicional cristã seguiu os passos do avô e pai se tornando pastor da igreja anglicana ao vivenciar uma experiência de medo em face a morte busca na comunidade dos Morávios uma relação intima e sincera com Deus, foi então que no dia 24 de maio de 1738 ele é impactado ao ouvir um prefácio de Lutero sobre Rm1:17 e reconhese a total dependência do Espírito de Deus para alcansar a salvação.
    Wesley retorna para Inglaterra e cheio de entusiasmo sobe nos pulpitos anglicanos com uma pregação ousada e diferente ele acaba sendo repelido.
    Wesley ganha as ruas e avenidas e até nas minas de carvão ele vai pregar.
    O pastor renegado pelos anglicanos apresenta um evangelho vivo e verdadeiro, conciente dos problemas sociais e não só conciente mas oposto ao descaso abraçando a causa, ele sita:"não há santidade que não seja santidade social,reduzir o cristianismo tão somente a uma expressão solitária é destrui-lo".
    Esta foi a mudança no protestantismo aplicado pelas práticas metódigas de wesley.
    Acredito que a visão de evangelho de wesley precisa ser reimplantado nos dias atuais pois se prega hoje mais o evangelho do eu, que o do amar ao próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visão perfeita.
      Evangelho de palavra não basta, precisamos de uma atuação mecânica. Socorrer ao necessitado faz mais ênfase à palavra "amor" motivando-o a aceitar o evangelho.
      Parabéns por sua interpretação.

      Excluir
  6. Rodrigo dos Santos Mendonça5 de abril de 2013 às 12:56

    Rodrigo dos Santos Mendonça, 5 de Abril 2013

    A grande experiência que John Wesley teve que marcou a sua vida foi na Rua Aldersgate em 1738 na Inglaterra.Ele sentiu um fogo que ardia em seu coração, o fogo do Espirito Santo; creio que naquele momento ele deu início a um novo tempo na obra de Deus.Ele sentiu o poder que desceu do céu, pelos fatos relatados, Wesley estava numa reunião, imagine como Wesley se sentiu naquele exato momento; recebendo um presente de Deus, o Espirito Santo enche de alegria, consola, ajuda...Wesley foi avivado com o Espirito de Deus,naquele exato momento ele começou a colocar em prática a visão que Deus havia lhe entregue.Ele se sentiu mais apto para fazer a obra de Deus, agora Wesley estava cheio de força, uma força sobrenatural.A experiência de John Wesley foi fundamental na sua caminhada, o Metodismo é avivamento, e sem o Espirito Santo não existe avivamento, Wesley sentiu ali o que muitos cristãos precisam hoje, deixar o Espirito de Deus trabalhar; dar liberdade pra ser avivado, ele está dentro de nós; mas ele precisa de liberdade, muitos tem se esquecido que pra fazer a obra de Deus é necessário uma entrega maior, Wesley nos deixou um grande exemplo; não deixar a chama do CORAÇÃO ABRASADO se apagar.Vamos buscar fazer o melhor, pois já temos o melhor o Espirito Santo.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O Metodismo seria em primeiro lugar, nas palavras prediletas de Wesley, "Uma religião sentida no coração abrasado".
    O próprio Wesley valorizava tanto a experiência do "novo nascimento" que considerava todos os seus esforços anterior como inúteis.
    O acontecimento em Aldersgate foi tão crucial no desenvolvimento de Wesley que ele que ele iniciou um novo sistema de marcação por aquela data,24 de maio de 1738.
    O emprego de leigos não ordenados e não treinados como lideres de companhias foi uma inovação ofensiva para a cultura Anglicana, e logo provocou ondas de críticas tanto a parte do clero estabelecido quanto do público em em geral sem dúvidas a influência móravia colaboradora para a elaboração dessa inovação de liderança, visto que eles criam fortimente no sacerdócio universal dos crente.
    Conclusão
    O impacto que foi causado na Inglaterra por um homem pelo qual buscou uma experiência, e Deus o fez um instrumento usado pelo Senhor. John Wesley em seu tempo e momento levou a palavra com autoridade a coragem e fé, o qual deixou um legado,uma história que possamos fazer valer a autoridade que Deus deu aos seus filhos em defesa deste genuíno evangelho segue: Os cinco pontos do qual o Metodismo se desenvolveu através de poderosas experiências de um homem chamado John Wesley
    *A experiência do coração abrasado nasceu da palavra de Deus.
    "Não existe avivamento sem palavra de Deus"
    por isso: foi gerado o dom da fé.
    *A evangelização é oportunidade de contar uma noticia de que a solução, os primeiros a serem evangelizados por Wesley foram, os mineiros nas minas de carvão.
    *O povo a preocupação de Wesley era levar a palavra ao povo.
    *Santificação no momento em que justificado aceitamos Jesus ao processo de dia após dia ao nascer de novo.
    *Ênfase em missões; Wesley não começou nada sem que tivesse as experiência com Deus.

    A Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amem!
    Iramilton Antônio da Silva

    ResponderExcluir
  9. Antigo Testamento I
    Erivelton de Oliveira Borges
    Trabalho:
    Desde o início da história de Israel vemos o agir e a direção de Deus em favor de seu povo.
    Faça um comentário sobre este tema. (15 linhas)

    ResponderExcluir