Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de abril de 2013

HERMENÊUTICA I - Professor Everaldo Pedro da Silva.

Prezado Seminarista.

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa
obra."  ( 2 Timóteo 3.16,17 )


1. Que é hermenêutica? Pesquise em um dicionário ou outro livro, citando a fonte e página.


2. Cite textos bíblicos que o Senhor Jesus Cristo corroborava os seus ensinamentos, segundo as Escrituras.Faça o seu comentário de acordo com o autor como fator determinante do significado.


3. Dúvidas: E-mail: evenanda@hotmail.com


4. Votos de Paz!

7 comentários:

  1. HERMENÊUTICA:
    ROBSON ALESSANDRO DA SILVA 7ª PERÍODO
    Hermenêutica: 1- interpretação do sentido das palavras. 2- arte de interpretar leis, códices, textos sagrados, etc.
    Hermenêutica: doutrina ou ciência cujo objetivo se caracteriza pela interpretação ou compreensão dos textos de teor religioso ou filosófico; arte de interpretar os livros sagrados e os textos antigos, hermenêutica sagrada. (Fonte dicionário online de português peribé).
    Um indicativo da opinião que Cristo tinha e tem a respeito das escrituras se encontra em sua resposta à acusação dos Judeus de que Ele cometera blasfêmia por se fazer igual a Deus. Em sua resposta Ele recorreu-se às Escrituras e acrescentou esta afirmação: “ e a Escritura não pode ser anulada” (Jo 10:35). Cristo cria e crer que as Escritura era e é inquestionável. Para Ele não haverá duvida sobre a possibilidade de ânulos ou deixar de lado as Escrituras, pois Ela é a Verdade Revelada de Deus.
    Um exemplo de como Cristo via a autoridade das Escrituras se encontra no relato de suas tentações no deserto, que ocorreram depois dos quarenta dias e quarenta noites de jejum. O tentador disse a Cristo: “se tu és o Filho de Deus, manda que esta pedras se tornem em Pães”, Cristo respondeu: “Está Escrito nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da Boca de Deus” (Mt4: 3-4 cf Dt 8:3). Toda vez que o tentador tentava a Cristo, as palavras do cão não surtiam efeito, já que Deus tinha revelado a Verdade por meio das escrituras. Cristo iniciava cada resposta com: “Está Escrito” ( Mt 4:7,10). Esta declaração é usada freqüentemente na Bíblia para se referir à Palavra de Deus. Jesus também afirmou que devemos viver por “ toda Palavra”, e não apenas uma parte das escrituras, mas por todas as suas Palavras e ensinamentos.

    ResponderExcluir
  2. ALEXANDRE SIMAS SANTANA11 de abril de 2013 às 00:59

    Alexandre Simas Santana 7°período

    HERMENÊUTICA I

    Professor Everaldo Pedro da Silva.

    1. Que é hermenêutica? Pesquise em um dicionário ou outro livro, citando a fonte e página.

    Hermenêutica é um ramo da filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode referir-se tanto à arte da interpretação, ou a teoria e treino de interpretação. A hermenêutica tradicional - que inclui hermenêutica Bíblica - se refere ao estudo da interpretação de textos escritos, especialmente nas áreas de literatura, religião e direito. A hermenêutica moderna, ou contemporânea, engloba não somente textos escritos, mas também tudo que há no processo interpretativo. Isso inclui formas verbais e não-verbais de comunicação, assim como aspectos que afetam a comunicação, como proposições, pressupostos, o significado e a filosofia da linguagem, e a semiótica. A hermenêutica filosófica refere-se principalmente à teoria do conhecimento de Hans-Georg Gadamer como desenvolvida em sua obra "Verdade e Método" (Wahrheit und Methode), e algumas vezes a Paul Ricoeur. Consistência hermenêutica refere-se à análise de textos para explicação coerente. Uma hermenêutica (singular) refere-se a um método ou vertente de interpretação.












    2. Cite textos bíblicos que o Senhor Jesus Cristo corroborava os seus ensinamentos, segundo as Escrituras. Faça o seu comentário de acordo com o autor como fator determinante do significado.

    “Clamava, pois, Jesus no templo, ensinando, e dizendo: Vós conheceis-me, e sabeis de onde sou; e eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, o qual vós não conheceis”João 7:28

    “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo”Mateus 9:35


    Podemos ver que tanto o texto de João 7.28 como o texto de Mateus 9.35 fala da pregação do evangelho, da verdade do reino de Deus, no primeiro texto João 7.28 diz que Jesus clamava no templo ensinando, para aqueles que estavam naquele dia, que eles sabiam quem era de fato Jesus, mais não o enviado de Deus, então Ele faz questão de dizer que era o Próprio filho de Deus, trazendo a memória deles, confirmando o evangelho da salvação. No segundo texto Mateus 9.35,sabemos que o contexto desta historia narrada pelo Evangelista Mateus, mostra Jesus fazendo algumas curas e milagres que para Ele fazia parte da grande obra de cristo aqui na terra, mostrando seu poder e sua autoridade sobres as doenças e Demônios . Mas de verdade o que vemos em nossos dias são lideres usando de milagres, libertação enfim sinais para comercializarem e trazerem “números”, valores financeiros para enriquecerem a si mesmo e o que menos importa para esses lideres nisso tudo é a salvação das almas. Visto que cristo nunca priorizou as curas e milagres enfim os sinais, mais sim a salvação de almas, por isso Ele veio a este mundo para morrer pelos nossos pecados e para todo aquele que Nele cresce, não pereça mais tenha a vida eterna.

    Deus é fiel

    ResponderExcluir
  3. De acordo com o dicionário Aurélio, Hermenêutica é um método que visa a interpretação de textos. ( filosóficos, religiosos, etc)

    Em Jo 3.14 a missão de Jesus era ser levantado da terra, a semelhança do que fizera Moisés ao levantar a serpente no deserto em Nm 21,8,9. Quando o povo de Israel começou a murmurar com Moisés com saudades das cebolas do Egito e reclamar do maná que caía do céu. Deus então envia serpentes venenosas e muitos são mortos. Então Deus instrui Moisés a levantar uma serpente de bronze em uma haste. E todo aquele que olhasse para o alto estaria curado.Todos nós devemos olhar para Jesus porque é Dele que vem a nossa salvação.
    Em Hebreus 11, 8 confirma o que está escrito em Gn 12, o chamado de Abraão. Quando chamado obedeceu a fim de ir para um lugar que deveria receber por herança, sem saber aonde ia.
    Quando comparamos em Jo 12,14-16, a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho, para cumprir uma profecia messiãnica em Zc 9,9, num gesto consciente de que se via a si mesmo como o Cristo, o tão esperado Rei de Israel.
    Melquisedeque é mencionado três vezes na bíblia em Gn 14,18-20 em Sm110 e Hb 5 a Hb 7. não há registros bíblicos de seus antepasados, nem sua descendência. Ele é rei de Salém, é chamado sacerdote do Deus Atíssimo.

    ResponderExcluir
  4. SEM: EDSON LOPES PEREIRA

    1. Que é hermenêutica? Pesquise em um dicionário ou outro livro, citando a fonte e página.


    Hermenêutica significa interpretar, e é um termo de origem grega. Hermenêutica na Bíblia é a compreensão das escrituras, para compreender o sentido das palavras de Deus. Hermeneutica está presente na filosofia e na área jurídica, cada uma com seu significado.

    Hermenêutica Bíblica

    Hermenêutica na Bíblia é a arte que estuda as escrituras, o que cada palavra, frase e capítulos significam. Existem muitos textos na Bíblia difíceis de compreender, por isso a hermenêutica faz-se essencial para as pessoas que não tem muito conhecimento das palavras e dos símbolos.

    Hermenêutica na Filosofia

    Na filosofia, hermenêutica é a ciência que estuda a arte e a teoria da interpretação, e surgiu na Grécia Antiga. A hermenêutica estuda diversos assuntos em diversas áreas, como literatura, religião e direito. Na filosofia, hermenêutica é fundamentada por Hans-Georg Gadamer, que escreveu um livro sobre como explicar e analisar textos de forma coerente, através de métodos especiais.

    Hermenêutica Jurídica

    Na área jurídica, hermenêutica é a ciência que criou as regras e métodos para interpretação das normas jurídicas, fazendo com que elas sejam conhecidas com seu sentido exato e esperadas pelos órgãos que a criaram. Toda norma jurídica deve ser aplicada em razão do todo do sistema jurídico vigente, e não depende da interpretação de cada um, ela deve estar vinculada aos mandamentos legais de uma sociedade.

    fonte:http://www.significados.com.br/hermeneutica/

    2. Cite textos bíblicos que o Senhor Jesus Cristo corroborava os seus ensinamentos, segundo as Escrituras.Faça o seu comentário de acordo com o autor como fator determinante do significado.

    E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?
    Mateus 21:16

    Jesus cita Salmos 8:2

    Mateus 21:42 Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos?
    Jesus cita Salmos 118:22

    PODEMOS VER QUE O SENHOR JESUS AO ENSINAR AOS SEUS DICÍPULOS FAZ CITAÇÕES DAS ESCRITURAS PARA CONFIRMAR SUA PALAVRA MENCIONADA. ELE POR EXEMPLO QUANDO OS DICÍPULOS QUESTIONAM QUE AS CRIANÇAS ESTÃO A PERTUBAR O MESTRE COM SEU CANTOS, JESUS OS ADVERTE QUE NA ESCRITURA DIZ QUE O PERFEITO LOUVOR VEM DOS PEQUENINOS.
    EM OUTRO MOMENTO ELE SE REFERE A SÍ MESMO MOSTRANDO SUA IMPORTANCIA NAQUELE MOMENTO E SUA REJEIÇÃO ATRAVÉS DE UMA PALVRA CONFIRMADA EM SALMOS, JESUS COLOCA SEU MINISTÉRIO BASEADA NAS ESCRITURAS, E EM NENHUM MOMENTO SAIU DA BASE DAS ESCRITURAS POR OUTRO LADO AS CONFIRMOU SE CUMPRINDO EM SI MESMO O QUE ERA MENCIONADO NAS MESMAS.

    ResponderExcluir
  5. !.Arte de interpretar os textos sagrados ou livros antigos,Arte de interpretar leis.
    Hermenêuta; pessoa versada em Hermenêutica
    Grande Dicionario Unificado da Língua Portuguesa
    DCL; página 358. Mateus (5.2-16) MT (13.24,30)
    ELE COMEÇOU A ENSINAR A MULTIDÃO FALANDO SOBRE AS BEM-AVENTURANÇAS. NESTE ENSINAMENTO DE JESUS, APRENDEMOS A SER HUMILDES, QUANDO ELE FALA PARA SER O SAL DA TERRA É PARA QUE NÓS SEJAMOS O EXEMPLO E PASSAR OS ENSINAMENTOS QUE ELE DEIXOU, E SERMOS LUZ PARA ESTE MUNDO. JUREMA PEREIRA


    interpretar leis.

    ResponderExcluir
  6. João macedo
    1.Segundo o dicionário Silveira Bueno de língua portuguesa pagina 340 diz que hermenêutica significa: Interpretação do sentido das palavras;Interpretação dos textos sagrados; Arte de interpretar leis; exegese. Lund em seu livro pagina 04 diz que faz parte da teologia exegética, ou seja, a que trata da reta inteligência e interpretação das Escrituras Bíblicas.
    2. No livro de João 3.1-21 vemos muitos ensinamentos de Jesus, João em seu texto quis passar que independente da época, língua, circunstâncias e momento era passar sua real intenção ou seja:Jesus quis dizer que o reino de Deus era chegado e que somente através dEle os homens poderiam chegar a Deus.

    ResponderExcluir
  7. Altair Vicente de Souza 24/04/2013


    1° Método que visa a interpretação do texto (filosóficos e religiosos etc). Dic. Aurélio pág 362
    2º Nós vemos em Lucas 4 que Jesus foi tentado pelo diabo: " Se tu és o filho de Deus, Diz a essa pedra que se transformara em pão; V. 4; Lhe respondeu: Escrito está que "nem só de pão vivera o homem, mas de toda palavra de Deus".
    V. 5: E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe todo o reino do mundo e disse: "Dar-te-ei a ti toda a sia glória, se tu me adorares".
    E jesus no v. 8 respondeu-lhe: " Vai-te Satanás porque esta escrito adoraras o Senhor teu Deus, e só a Ele serviras. V. 12; E jesus respondendo disse: " Dito está não tentara o Senhor teu Deus".

    ResponderExcluir