Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2013


Doutrinas Wesleyanas - Pr. Altino
O Corpo de Cristo, como organismo vivo, tem de s e r dinâmico e estar engajado em todo tipo de boa obra  a fim de florescer e ser uma bênção para os outros. Assim, a igreja deve estar "voltada para fora". Não obstante, até mesmo na época de Wesley, algumas tendências do protestantismo tiravam conclusões erradas do ensinamento da sola gratia (somente pela graça) e argumentavam pela passividade, ou quietismo, e isso não devia ser perturbado por obras. A título de ilustração, alguns dos críticos de Wesley clamam: "Mais pessoas vão para o inferno por orar que por roubar"; e outros reclamam: "Fora com suas obras! Acabe com   suas obras, ou você não pode ir a Cristo". Além disso, em 1740, a confusa e indigesta teologia de Molther e Bray, da Fetter Lane, leva à saída de Wesley dessa sociedade e marca sua transição para a Fundição. E embora  a principal controvérsia na Fetter Lance recaísse em ter de haver obras antes da justificação, essa opinião  em alguns grupos quietistas, com frequência, influenciou em algum grau também a compreensão de outras partes da jornada cristã. Todavia, para Wesley, o ensinamento de fé sem obras é simplesmente a "grande praga do cristianismo".

Você concorda com o texto acima? Justifique ressaltando o que pode ajudar ou contribuir para o seu ministério.(Mínimo 30 linhas).

Prazo para comentários: 18/03

16 comentários:

  1. A Paz de Cristo Jesus.

    Impressionante como o texto pormenorizado acima, descreve uma prática completamente voltada contra a doutrina cristã baseada na palavra de Deus. É necessário inquirir um pouco mais sobre o assunto em questão, tendo a Bíblia como nosso norte.
    Tiago em sua carta diz: "Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras." Tiago 2.18. Não há como refutar este versículo bíblico, ele é direto no que tange a respeito das obras de fé que realizamos para nosso próximo e para Deus. Cristo, como exemplo maior, realizou vária vezes em seu ministério, obras. Por várias vezes. O apóstolo Paulo para não ser pesado aos seus irmãos, trabalhava fazendo tendas, para que a igreja não tivesse a necessidade de ajudá-lo com auxílio financeiro. Em Atos dos Apóstolos, vemos a igreja de Cristo dando exemplo deste ato de obras: "Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos."
    Atos 4:34.
    Como observamos, Wesley tinha total razão em sua mensagem. A fé, deve sim acompanhar as obras. Não há como afirmarmos que somos cristãos, enquanto as obras de fé ficam a mercê de nossa vontade. Se faz necessário que cada cristão tenha em mente a importância de se praticar as obras. Como Tiago diz em sua carta: "E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
    E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
    Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma."
    Tiago 2:15-17

    Amém.

    Cristiano da Silva Posso
    1º Período Sábado

    ResponderExcluir
  2. Sim.
    A igreja do Senhor Jesus Cristo tem que ser unida num só espírito e corpo.
    Na própria Palavra de Deus que está em Mateus 6: 9- 13 que é a oração que Jesus deixou para os seus discípulos e a mesma para a igreja de hoje. Sendo assim, a igreja que é ligada um com os outros é ligada também no céu.
    Diz na oração do Senhor Jesus Cristo que temos que perdoar os nossos devedores, sendo assim, o perdão que nós pedimos a Deus se torna válido perdoando aquele que te tem ofendido. Este é o verdadeiro amor da igreja do Senhor Jesus Cristo.
    É com este amor que nós devemos sair para levar a palavra que liberta, que cura, que Jesus voltará.
    A igreja do Senhor não deve ficar entre quatro paredes, sendo assim, a verdadeira igreja é o próprio homem. Aonde o Espírito Santo conduz o homem e usa ele conforme a liberdade e condições que o homem dá. Esta liberdade só vem na meditação da palavra de Deus de dia e de noite com oração e atitude de um verdadeiro homem cristão. Nestas condições o homem pode sair para levar a palavra de Deus,isto é o verdadeiro evangelismo e missões.
    Concordo plenamente com a doutrina da Metodista Wesleyana, ela tem um excelente trabalho de missões e a verdadeira doutrina da palavra de Deus.
    Amém.

    Iramilton Antônio da Silva

    Graça e Paz e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Como pode alguém ter o entendimento tão erradosobre a biblía,e clara sobre a fé, sobre obras, e ajudar ao próximo.Primeiro a fala em Tiago 2:18 FÉ SEM OBRAS É MORTA, e DEUS não trata com coisas mortas temos que ter fé e obras. Também pessoas que não querem trabalhar, estão na igreja como "vagabundos de igreja" tem criticado aqueles que querem ter tanto fé quanto obra. Os discípulos deixaram tudo por fé para fazer a obra, isto implica em: família, muitas vezes emprego, poses. Mais no Brasil existe um discurso que seremos justificados por obras, têm isso deixado as pessoas certasde algo que a biblía não diz, temos que voltar para as verdades biblicas.O pai fé da Abraão foi chamado por DEUS para fazer obras;Será que estamos esquecendo deste texto? Gênesis 12:1-4, se a igreja deixar as obras e a fé não sei o que vai ser das igrejas, dos bairros, dos municípios, dos estados, do Brasil, pois a igreja irá se tornar um lugar de encontrosum lugar que DEUS não terá prazer nela. Como alguém pode querer está onde DEUS não está? È um grande erro tentar convecer as pessoas que ninguém está cuidando delas, porque basta a fé e não preciza de obras. Que DEUS nos livre desse destes pensamentos.
    AMÉM

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Jonh Wesley certa vez disse uma frase que ficou famosa na sua história: “O mundo é a minha paróquia”. Qual foi o motivo desta celebre frase proferida por Wesley? Respondendo a esta pergunta foi porque o proibíram de pregar! E por que proibiram Jonh Wesley de pregar? Porque ele falava a verdade!!! Seria como "falar demais" nos dias de hoje. Aliás, Wesley além de falar a verdade ele agia e pregava com a sua própria vida para uma sociedade doente e que estava fora dos propósitos de Deus. Ele não se conteve, os homens da sua época não conseguiram paralisá-lo, pois a pregação da palavra de Deus era o seu objetivo. Ação de Wesley nos lembra o apostolo Paulo: “Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu evangelho; por isso sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa. Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.” – 2 Timóteo 2:8-10. Paulo está empenhado em difundir a verdade do Evangelho a ponto de estar disposto a sofrer e resistir a qualquer dificuldade e sofrimento. John Wesley andou mais de 400 mil quilômetros a cavalo para pregar seus sermões. Paulo, fez pelo menos três viagens missionárias para pregar o evangelho. O que Paulo diz em 2 Timóteo é um eco de toda a lógica do que ele ensinou – “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Vejamos o que ele também diz: “Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.” – Romanos 10:13-15. Tanto Paulo como Wesley possuiam o entendimento de que a Palavra de Deus tinha que ser pregada em vários lugares e para inúmeras pessoas. Assim, como também diz esta porção da Palavra de Deus: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. 
At 1.8. A igreja precisa aprender com estes homens a também se movimentar, a sair da sua zona de conforto e difundir Jesus como salvador dos povos. Afinal “Igreja” é a tradução da palavra grega (ekklesia), que ocorre 115 vezes no Novo Testamento, cujo significado básico é “assembleia”, “congregação”, ou “ajuntamento ou reunião de pessoas”. É derivada da preposição ek, “que indica origem (o ponto de onde uma ação ou movimento procede)”, e kaleo, que quer dizer “chamado, convocado”. Significa, portanto, “chamados para fora”, ou “separados”; indica um grupo de pessoas que está reunido porque foi convocado, porque alguém os chamou para aquela reunião.Wesley teve esse entendimento de que ele fora chamado para “fora” como igreja e saiu a pregar em sua nação que foi conturbada pela Revolução Industrial e que se parece muito com a nossa em nossos dias. Um lugar com muitos mendigos itinerantes, políticos corruptos, vícios e violência generalizada. A igreja, na Inglaterra, ao invés de influenciar estava sendo influenciada, de maneira alarmante, pela apatia religiosa e pela degeneração moral que vinham do mundo. Será que no Brasil é diferente? Dentre aqueles que não se conformavam com esse estado paralisante da religião cristã, sobressaiu-se John Wesley, primeiro como estudante, depois como lider do povo. John Wesley não estava preso a quatro paredes, ele fez do mundo a sua paróquia, a sua igreja... Ele afirmou que "tornar o evangelho em religião solitária é, na verdade, destruí-lo". Por conseguinte, do texto, exposto pelo professor pastor Altino, sobre doutrinas wesleyanas, eu concordo com a atitude de Wesley de não se deixar abater com as dificuldades, e também de não se deixar ficar paralisado diante dos seus contemporâneos. E, acredito veementemente, que será extremamente salutar que esse entendimento de Wesley venha ser a minha bússola que orientará os meus passos dentro do meu ministério.

    ResponderExcluir
  6. A obra da igreja é pregar o evangelho a toda criatura (mt 18.19,20) e expor o plano de salvação conforme ensinado nas escrituras. Cristo ao prover salvação , tornou-a acessível ;a igreja ao proclama-la real.
    Israel possuía um sistema de adoração divinamente estabelecido, pelo qual se chegava a Deus em todas as necessidades e crises da vida. Assim também a igreja deve ser uma casa de oração para todos os povos , onde Deus é cultuado em adoração, oração e testemunho.
    O homem é um ser social ; ele anseia por comunhão e intercâmbio de amizade . É natural que ele se congregue com aqueles que participam dos mesmos interesses.
    A igreja provê uma comunhão baseada na paternidade de Deus e no fato de Jesus ser o Senhor de todos. É uma fraternidade daqueles que participam de uma experiência espiritual comum.
    O calor dessa comunhão era uma das características notáveis da igreja primitiva.Num mundo governado pela máquina politica do império romano,em que o individuo era praticamente ignorado, os homens anelavam por uma comunhão que pudessem livrar-se do sentimento de solidão e desamparo.Naquele mundo, as características mais atraentes da igreja era o calor e a solidariedade da comunhão - comunhão em que todas as distinções terrenas eram eliminadas ,e homens e mulheres tornavam-se irmãos e irmãs em Cristo.
    A igreja é a ''luz do mundo'' , que afasta a ignorância moral, e o ''sal da terra'' ,que preserva da corrupção moral. A igreja deve ensinar os homens a viver bem e a se separar da morte .Deve proclamar os planos de Deus para regulamentar todas as esferas e atividades da vida . Ela deve levantar sua voz de admoestação contra as tendências para a corrupção da sociedade. Em todos os pontos de perigos ,deve colocar uma luz para assinalá-los.
    Comentado por : Jeane Mascarenhas de Mello

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz do Senhor Jesus.

    Sim, eu concordo com Wesley.
    O texto colocado em palta apresenta uma igreja viva, militante, na essência da palavra (EKKLESIA) quando afirma que a mesma deve ser dinâmica e “voltada para fora”, ao exemplo da igreja primitiva em atos dos apóstolos, onde os cristãos tinham comunhão uns com os outros e não havia entre eles nenhum necessitado, os apóstolos eram veementes na pregação do evangelho e nem mesmo as constantes ameaças podiam parar o seu trabalho, pois de Cristo eles ouviram:
    “Meu pai trabalha até gora, e eu trabalho também”.jo 5:17
    Quanto aos críticos de Wesley que exerciam uma teologia errada concernente à graça, sua filosofia cai por terra com os seguintes textos bíblicos: “Assim também a fé, se não tiver obras por si só está morta.”tg2:17. Ora, se está morta logo não existe, se não existe “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e se torna galardoador dos que o buscam.” hb11:6. Sem fé não há como receber a graça.
    Doutrinas que fogem da realidade bíblica como a de Mother e Bray devem ser uma direção oposta para aqueles que buscam a sã doutrina, assim como Wesley citou “o ensinamento da fé sem obras é a praga do cristianismo.”
    Eu creio que o exercício do amor ao prócimo conduz o cristão a um caminho mais excelente rumo à perfeição.
    Se atentarmos, vamos entender que as obras estão ligadas ao amor, Jesus alertou os discípulos concernentes aos fins dos tempos “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.” Vivemos hoje o eminente retorno de Cristo e como Ele mesmo declarou, falta amor na sociedade como um todo, a igreja por sua vez deve seguir o exemplo do apóstolo Paulo em sua primeira carta aos coríntios cap.13 onde ele adverte a buscarmos com zelo os melhores dons, cujo o maior deles é o amor, pois tudo passa porem o amor dura para sempre.
    Portanto penso que se algo pode acrescentar em meu ministério é a busca constante deste dom.
    Aluno: Anderson da Silva Fernandes.

    ResponderExcluir
  8. Nehemias Souza da Silva18 de março de 2013 às 14:00

    Eu entendo com John Wesley quando ele reafirma o que Tiago escreve em sua carta no Cp. 2:17 " Assim também a fé se não tiver obras, por si só esta morta" , também no livro de Atos dos Apóstolos vemos a evidencia e a experiência da manifestação da graça defendida e pregada por Wesley Atos 4 :33-35 " Com grande poder, os apóstolos davam testemunhos da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça, pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terrenos e casa, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade".
    Já no seu tempo Wesley via a necessidade da defesa do evangelho que fora praticado pela igreja primitiva onde a fé era acompanhada pelas boas obras de seus membros. Estamos vivendo isso nos dias atuais onde se prega mais sobre fé do que graça e obras. Entendo que a visão e o ensinamento de Wesley é aplicável nestes dias atuais onde a igreja deve ser a promotora da fé e também da prática das boas obras neste tempo tão carente da manifestação da graça de Deus.
    Com certeza este ensinamento será desenvolvido no meu ministério por entender que foi isto que o próprio Jesus orientou os seus discípulos e a sua igreja Mateus 25 : 35-40 " Porque tive fome, e medes-te de comer, tive sede, e medes-te de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes ; enfermo, me visitastes; preso, e fostes me ver ".
    Termino dizendo as palavras de Jesus " Em verdade vos digo : que sempre que deixastes de fazer a um desses pequeninos a mim deixaste de fazer".

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. sim, eu concordo.

    Falar de um assunto como este é muito complexo, pois existem vários livros que tratam deste assunto de forma implícita, não obstante, outros que defendem a tese do que é “necessário”, de forma tão explicita tentam nos convencer o que verdadeiramente significa “fé sem obra”.
    Ao analisar os “pensamentos” de cada escritor, e tendo como base principal a bíblia, o que se pode concluir é que de fato só se tem fé quando ela é praticada por meio das obras. Não há menor possibilidade de se ter fé, sem que esta não seja praticada, vivida. Ao observarmos o que fora dito por Tiago no cap. 1 v. 14 “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?”, podemos notar o quando é necessário as “obras”. No versículo 17 ele ainda enfatiza que, se não tivermos as obras, a fé é morta em si mesma. Apesar de muitos escritores defenderem a tese da existência de contradição entre os ensinamentos de Paulo e Tiago, podemos verificar na carta escrita por Paulo a Tito, que isso não passa de uma má “interpretação de texto”. Observamos nesta carta que o tema principal abordado por ele, era a importância das obras, compartilhando então da mesma ideia de Tiago.
    Deste modo, podemos definir que de nada vale ter fé, sem que esta não seja acompanhada das obras. Não digo que uma é mais importante que a outra, mas enfatizo que ambas devem ser observadas e exercidas, pois só assim daremos frutos; bons frutos.
    Para finalizar, devemos então entender que da mesma forma que fazemos exercícios físicos para ficarmos fortes, saudáveis, a nossa fé precisa de exercício para se manter, e este exercício são realizados quando praticamos as obras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O alvo é que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef 4.13)
      É assim que a criatura deve glorificar o criador

      Excluir
  11. Apás amados!!

    Wesley sempre nos trás uma reflexão sobre os dias atuais ele ensinava que a conversão a Jesus é comparada pela prática(testemunho), e não pelas emoções do momento.
    Também lembrado como alguém que renovou a prática cristã e abalou as estruturas da Igreja Oficial e da própria sociedade Inglesa no século XVIII.
    Concordando em partes e ressaltando...
    O alvo é que todos cheguemos á unidade da fé e do conhecimento do filho de Deus, a perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.(Ef 4:13).

    ResponderExcluir
  12. Rodrigo dos Santos Mendonça21 de março de 2013 às 07:38

    Sim,eu concordo,no que diz respeito a posiçã que Weslei tomou , fica claro que uma igreja tem que está fundamentada na palavra, já que ela é o principio de todas as coisas.Não generalizando(muitos)costumam torcer a palavra para benefìcio próprio,esse texto nos admoesta o que deve vir em primeiro lugar na nossa vida como cristãos.Cristo é o fundamento de tudo, temos que entender o sentido da palavra para que ela possa ser usada no benefício da obra, para progredir e não lesar.Se realmente queremos ter o carater de Cristo devemos fazer o que a palavra nos ensina,como vamos querer ensinar aquilo que não vivemos.Deus diz na sua palavra que ele ama aquele que ouve e a pratica.É necessário o homem entender e saber administrar o que foi entregue em suas mãos para fazer um diferencial na sua vida com Cristo,a palavra de Deus é fiel e diz"Buscai o reino de Deus e sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas"Deus é perfeito,se ele fala dessa forma sendo nós muitas das vezes infiéis, o que ele fara se fizermos o que diz tua palavra, é que o homem é inquieto por si mesmo.Para minha vida é impessíndivel saber entender o que realmente Deus quer de mim, focando nas escrituras, não deixando muita das vezes me influenciar por atitudes e pensamentos, o que é bom eu retenho e o que não é descarto.

    ResponderExcluir
  13. Adriana Ribeiro do Nascimento22 de março de 2013 às 11:04

    A Paz do Senhor!
    Concordo com Wesley,enquanto a sua discordância a fé morta. A união e prática da fé com obras, era usada pelos irmãos da igreja primitiva e é aplicada nos dias atuais pela igreja.
    Entendemos a igreja como organismo vivo, e eu, enquanto membro deste corpo, tenho emoções,tais como:alegria, tristeza, indignação.O cristianismo morno, é o que não interfere, nem se emociona, é passivo diante das mazelas da sociedade atual.Se torna omisso e é encoberto por uma capa de religiosidade, que uitas vezes, não leva ao povo ,nem o "Pão da vida"(JESUS), nem o pão material.
    Não há nenhum, tipo de contribuição pessoal ou ministerial, a neglicência , a falta de amor e o meu silêncio. A minha fé e as minhas obras, enquano igreja, leva: libertação ao encarcerado, cura ao enfermo, alimento aos que tem fome e alivio aos angustiados.
    Aplicação prática: Estamos em um ambiente iluminado, várias pessoas, conhecidas ou não. De repente, o ambiente fica sem iluminação, há reações diferentes, mas todos permanecem no mesmo lugar.Após alguns minutos, mesmo sem iluminação, os olhos se acostumam com a escuridão e as pessoas começam a se movimentar.Essa é a atitude de um miniterio sem obras: está vivo, se movimenta, mas não resplandece a luz.
    Que Deus nos abençoe
    Missionaria Adriana Ribeiro do Nascimento



    ResponderExcluir
  14. A Paz do Senhor! Sim, concordo.
    De acordo com Texto em tela, a Igreja como "organismo vivo" não pode estar apenas envolvida, mas sim, comprometida com o ensinamento da fé e consequentemente suas obras. É interessante ressaltar que as duas (fé e obras) andam juntas, ou seja, uma depende da outra. Temos como modelo a Igreja Primitiva: "E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração. Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar." Atos 2:45-47
    Assim como a igreja em tela citada e baseado no entendimento de Wesley somos convocados a estarmos exercendo a fé e praticando as obras que tem como propósito maior enaltecer o nome do SENHOR JESUS.
    Sendo de muita relevância para a Igreja atual o entendimento de Wesley, o ensinamento de fé sem obras é simplesmente a "grande praga do cristianismo". Precisamos nos cuidar no sentido de estarmos expressando o evangelho genuíno, baseados em princípios relevantes que resulta para edificação da igreja e refletindo de um modo sadio em nossa vida ministerial.
    Ao Término desse comentário não basta como Igreja somente nos envolvermos, precisamos sim; colocarmos em prática o verdadeiro ensinamento da fé e suas obras.
    Que o Senhor nos abençoe!
    Graça e Paz.
    ATT: Pr. Leonardo S. dos Santos.

    ResponderExcluir