Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

TEOLOGIA SISTEMÁTICA I
PROF: JOÃO MARCOS



" Foi levado em cativeiro para a Babilônia em três levas sucessivas, assim:
1) em 606 a.C. Nabucodonosor- um dos maiores monarcas de todos os tempos segundo rei do império Babilônico, levou cativo os membros da família real.inclusive Daniel.

2) Em 597 a.C. Nabucodonosor volta,saqueia o templo.leva o rei Joaquim além de 10.000 outros judeus

3) Em 587 a.C  o exército  de Nabucodonosor sitia a cidade de Jerusalém. após um ano e meio de assédio, isto é ,586 a.C. a cidade cessa a resistência ao cerco.




Na aula passada, vimos que, o cativeiro babilônico curou israel da idolatria, desde então os Judeus poderão ser acusado de outros pecados, mas não de idolatria. quais outros benefícios trazidos pelo cativeiro Babilônico, e você acha que Deus ainda usa esses " cativeiros "nos dias de hoje em nossas vidas?
Comente...






Fonte:  A Biblia atrevés do séculos
página118

7 comentários:

  1. A Paz de Cristo Jesus.

    Não percebo outro benefício para o povo judeu a não ser a renuncia da idolatria. Impressionante como o cativeiro transformou a maneira deste povo em adorar a Deus e a reconhecer de que ELE é o único Deus. Porém, com tanta convicção, fecharam os olhos para o Cristo, que veio para eles. "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam." João 1:11.
    Acredito sim que Deus usa hoje "cativeiros" para nos ensinar suas verdades e nos colocar de frente com os nossos pecados, para refletirmos sobre nossas faltas e no que elas acarretam em nossas vidas cristãs. Como está escrito "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados." Lamentações 3:39. Porém, nossos cativeiros são disposições de nossa carne ao pecado. De alguma forma Deus precisa tratar em nossa carne, este erro. Então, o homem, o cristão, ao passar por um "cativeiro", deve entender de que ele mesmo o procurou, e deu permissão para que passasse por ele. Como diz a palavra "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência".Tiago 1:14. Os nossos erros, sempre nos farão cair em cativeiros", seja de 70 anos, ou menos, ou mais.

    Cristiano da Silva Posso
    1º Período Sábado

    ResponderExcluir
  2. As provas do cativeiro apefeiçoou a muitos. Alguns como Daniel, Ester, Esdras e Neemias chegaram a exercer grande influencia, aperfeiçoando a moral e elevando o conhecimento do Deus verdadeiro entre os povos orientais. Foram setenta anos de grande proveito. Daniel teve suas grandes visões, Ester tornou-se rainha, o povo voltou-se para o seu Deus. A espiritualidade provista pelo profeta Ezequiel se havia realizado. As sonagogas que Paulo encontrou por todo o império romano, foram o resultado da vida dos judeus durante o cativeiro. Infelizmente esqueceram a sua língua, tendo que aprender o aramaico, ma fora isso, estavam agora em condiçõe de voltar à sua terra amada e preparar-se para a vinda do Messias.
    Eu não acredito que Deus utiliza cativeiro com os que foram salvos por Ele.
    Que tipo de cativeiro poderia ser representado hoje o Império Babilônico? Poderíamos responder o Império das trevas. Porém, o que a bíblia diz sobre isso:
    Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois firmes e não vos submetais de novo a jugo de escravidão. (Gálatas 5.1)
    Em Colossenses 1:13 está escrito:
    "Ele (o Pai) nos tirou da potestade (império) das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor"
    No império das trevas, existe obviamente um imperador, que é Satanás. Um império se baseia em suprir e satisfazer completamente as vontades e os desejos de seu imperador. Em contrapartida, um rei busca o bem-estar e a qualidade de vida de seu Reino. Todos nasceram sujeitos às ordens e à opressão do imperador das trevas, Satanás, porém Deus enviou o Seu Filho Unigênito para vencê-lo.
    Porém, fica a pergunta: como Jesus venceu o império das trevas?
    Em Colossenses 2:15, está escrito que Jesus despojou os principados e potestades.
    Colossenses 2:15
    "E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo."
    Despojar é um termo militar muito usado nos textos do Antigo Testamento que representa a ação de tomar os bens e todas as posses do exército inimigo após vencê-lo.
    Vamos pensar um pouco. Se Jesus despojou os principados e potestades, então quais eram as posses que eles tinham que Jesus queria conquistar? Como Jesus venceu esse exército inimigo?
    Será que Jesus deu um chute no diabo ou enforcou todos os demônios? Não. Será que Ele rasgou Satanás com uma espada afiada? Também não. Jesus venceu Satanás e todo o império das trevas morrendo na cruz. Ele venceu morrendo, a cruz é a vitória. Nós pertencíamos ao império das trevas, mas na cruz Jesus o venceu e despojou-o permitindo que fôssemos transportados para o Seu Reino. Nós somos o despojo que Jesus tomou das trevas como está escrito em Colossenses 2:15. Jesus pagou as dívidas que tínhamos com o império das trevas.
    Você e eu somos o despojo que Jesus queria conquistar
    Ele não veio à terra como homem, deixando toda a Sua Glória, com interesse em ter um nome sobre todo nome; também não veio à terra com interesse em ter uma glória, porque Ele já tinha, Ele veio para nos tirar do império das trevas.
    Porém, muitas pessoas não conseguem entender ou aceitar que a morte de Jesus é a vitória. Por quê? Porque, no império das trevas, nós vemos a morte como perda, porém, no Reino de Deus, a morte de Jesus trouxe a vida. Pertencendo ao Reino de Deus, a morte do nosso corpo físico não é o fim, porque Jesus nos deu a vida eterna. Jesus morreu para nos tirar da morte e dar-nos a vida.
    Quando alguém é transportado para o Reino de Deus?
    Na cruz, Jesus deu o direito a todas as pessoas de serem transportadas para o Reino de Deus, porém isso só acontece quando uma pessoa reconhece que isso é uma verdade, que Jesus morreu na cruz e pagou a dívida que ela tinha com o império das trevas.
    A frase "está consumado" que Jesus disse antes de morrer na cruz significa que a obra foi feita completamente. No momento em que nós acreditamos nisso, nós somos transportados do império das trevas para o Reino de Deus. Por isso, eu não acredito que “cativeiros” são usados para aqueles que são de Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  3. DEUS usou o período do cativeiro para revelar seu poder entre as nações.Quando o povo escolhido vivia cativo no Egito, Deus operou milagres e maravilhas pela mão de Moisés e mostrou não só aos israelitas mas aos egípcios, que o Senhor Deus é todo-poderoso.
    Durante o cativeiro babilônico, Deus usa essa ocasião especial para manifestar se poder.Vemos que esses grandes monarcas confessando que Ele é o Deus vivo, o excelso o rei dos céus. Ele visita seus filhos mesmo,no,exílio, e lhes mostra novamente que é poderoso para salvar.
    comentado por: Jeane Mascarenhas de Mello

    ResponderExcluir
  4. RODRIGO DOS SANTOS MENDONÇA21 de março de 2013 às 12:51

    O fator importante que deve ser lembrado é que através do cativeiro o povo esperimentou momentos um tanto dificil, mas que serviram tanto para o crescimento espiritual daquele povo quanto para nós hoje, através de tudo o que eles viveram e enfrentaram é exemplo para que possamos entender, que Deus é soberano e a palavra diz que ele não mudou e nunca mudará, o homem é que muitas das vezes muda suas atitudes, tenho convicção que tudo que aquele povo passou, nós não estaremos livre, o tempo é outro,mas a palavra é a mesma.O Apostolo Paulo,nos deixou uma palavra de ânimo: "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são comparadas com a glória que em nós há de ser revelada"Por muitas vezes vamos ser levado ao cativeiro, quem sabe até mesmo para sermos provado. Portanto creio que não há mudanças.Alguns do povo que foram para o cativeiro deram testemunhos de fidelidade para com a obra e nós mesmos temos testemunhos de nossa própria vida com Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Aluno: Jeferson Gomes

    A Paz de Cristo!

    Creio que toda prova que passamos podemos tirar várias lições, mas a que ficou marcada no povo foi a perda total da idolatria.
    Ela serviu para aproximar mais o povo de Deus. Fez com que o povo se lembrasse de coisas já vividas que não faziam mais parte de suas vidas.
    Nos dias atuais, também acontecem coisas semelhantes, não a ponto de sermos presos conforme o fato histórico abordado, mas algo que seja necessário para que venhamos a chegar mais perto de Deus. Deus tem sua maneira de agir com cada um de nós, então se ele achar necessário conforme aconteceu com Judá, irá também fazer em nós.
    O desejo de Deus é que seu povo volte totalmente para ele, a ponto de só existir ele na vida do homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BENEFÍCIOS

      A idolatria foi abolida de vez, como já dissemos.
      2. A lei de Moisés passou a ser respeitada e levada a sério;
      3. O estudo da Lei foi difundido e intensificado mediante as sinagogas surgidas.
      4. Renovação da esperança messiânica pelo estudo da Palavra de Deus e Avivamento Espiritual;
      5. Projeção do sentimento nacionalista. O cativeiro também os ensinou isto (Salmos 137);
      Deste modo, Israel foi criado no Egito, destruído pela Assíria e Babilônia e restaurado pela Pérsia.

      Excluir
  6. Graça e paz.

    A maior prova que um ser humano pode adquirir para o caráter de sua convicção espiritual é seu relacionamento intimo com Deus,são suas experiências com Deus, que vão fortaleser no dia a dia sua fé nas sagradas escrituras e seus mandamentos.
    Os Israelitas já haviam sido exortados diversas vêses sobre a idolatria e do juízo de Deus concernente a este pecado,porém nunca reconheseram,então Deus que sabe como tratar com o homem resolve tratar com israel de forma mais persuaziva,o cativeiro,através do exílio eles perseberam o valor da obediência ao vêr quão longe estavão da promessa feita ao patriarca Abraão e sua desendência.
    Acredito que antes de serem curados da idolatria eles foram curados da segueira espiritual, da falta de compreenção da palavra de Deus,e alcansaram o entendimento de amar a Deus acima de todas as coisas.
    Creio eu que este foi o maior benefício.
    Quanto os dias de hoje não me detenho em dizer como Deus pode ajir, sei que Ele tem poder para fazer a jumenta falar,o vento se calar,o mar se aquietar, o morto ressucitar, em fim Ele pode todas as coisas Ele é Deus.

    ResponderExcluir