Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Prof. Derciley Chaves Bastos

Para os meus alunos de Antigo Testamento II
Atividade AD

Conteúdo Complementar:

Visitar um site que fale sobre o Pentateuco.
Apresente um comentário do que você aprendeu de novo nesta visita.
Mínimo: dez linhas 

Prazo para  a participação no blog: 08 de outubro de 2012

Abraços

23 comentários:

  1. Podemos dizer que o Pentateuco é uma bússola para que entendamos todo propósito que Deus teve ao criar a terra o homem e todas as coisas que existem na face da terra, o livro de Genesis, por exemplo, narra a criação, a divisão dos reinos na torre de Babel, o dilúvio por causa do pecado da humanidade e preservação da espécie através de Noé, também em Genesis Deus chama a Abrão para fazer dele uma grande nação e através desta nação alcançar toda humanidade, por intermédio de sua descendência. A partir do livro de Exôdo, nós aprendemos que Deus faz de tudo para ensinar e preservar seu povo, para isso Deus levanta vários homens importantes, dentre eles se encontra Moises que guia os hebreus pelo deserto desde a saída do Egito ate a entrada de Canaã. Em Levítico Deus da as leis para o povo andar segundo a sua vontade, este livro também está relacionado a tribo de Leví um dos filhos de Jacó. O livro de números esta relacionado ao censo ou a contagem dos hebreus, também narra a rota do povo pelo deserto. e por ultimo temos o livro de deuteronômio, que também pode ser chamado de segunda lei, porque Moisés repassou toda a lei ao povo antes dele morrer, e passar a liderança para Josué para que liderasse o povo na entrada de Canaã. A autoria do Pentatêuco é endereçada a Moises, mas existe quem discorde desta ideia, o final do livro de Deuteronômio, ou seja, após a morte de Moises é atribuída a Josué seu substituto.

    ResponderExcluir
  2. ALEXANDRE SIMAS SANTANA3 de outubro de 2012 às 01:22

    Penta = Cinco
    Pentateuco Palavra grega que significa
    5 livros
    Teuco = rolo, livro

    São os primeiros livros da Bíblia. Na Bíblia hebraica (judaica) o Pentateuco é chamado de “a Lei Torá”, porque é o fundamento da religião judaica. É o livro canônico (a Lei) dos judeus.

    HISTÓRIA DO PENTATEUCO:
    Na história do Pentateuco encontramos as grandes linhas da fundação do reino de Deus na terra. A formação do mundo, da humanidade e do povo escolhido por Deus. As leis contidas foram sendo escritas durante cinco séculos, reformulando, adaptando e atualizando tradições mais antigas, que vieram desde os tempos de Moisés.
    Mostra a Revelação gradativa de Deus aos homens. Deus se revelando aos patriarcas, libertando seu povo da escravidão, alimentando seu povo, conduzindo-o e criando leis.
    LIVROS DO PENTATEUCO:

    1. Gênesis - Como a Providência Divina preparou desde o princípio dos tempos, um povo especial para ser o primeiro núcleo de Seu Reino.
    Gênesis = Começo, nascimento. Fala do surgimento do mundo, da história e do povo de Deus
    Gên 1-11 - A criação do mundo e do homem por Deus
    - A história dos homens e do processo humano dominado pelo pecado.
    Gên 12-36 - História dos Patriarcas
    Gên 37-50 - História de José

    2. Êxodo - Como de fato o Reino foi fundado. Conta como Deus libertou e formar seu povo.
    Êxodo = Saída. Começa narrando a saída dos hebreus da terra do Egito, onde eram escravos.
    A mensagem do Êxodo é uma prefiguração da mensagem do Novo Testamento.

    Êxodo - Páscoa dos hebreus, simbolismo do batismo, passagem da escravidão do Egito para a terra Prometida (O Reino de Deus estabelecido na terra); Deus liberta seu povo.
    Novo Testamento: Páscoa de Jesus, Deus na Pessoa de Jesus, liberta o homem da escravidão do pecado para uma vida nova. Estabelece uma nova e plena Aliança.

    3. Levítico - Formação de um povo santo. O povo toma conhecimento de sua natureza “santa”.
    Levítico = provém do nome Levi, a tribo de Israel que foi escolhida por Deus para exercer a função sacerdotal no meio do seu povo.
    Mensagem Central: “Sêde santos como vosso Deus é Santo” (Lev 19, 2).

    4. Números - O povo a caminho das Terra Prometida, toma conhecimento de sua organização.
    Números = Chama-se assim porque começa com um grande recenseamento do povo hebreu no deserto. Fala sobre a divisão das 12 tribos de Israel; o tabernáculo, onde ficava guardada a arca da aliança; as funções de cada um; a escolha dos levitas e sua missão de cuidar do tabernáculo; A Arão como sacerdote.

    A caminhada do povo até a terra prometida: nos fala que todo o povo de deu é peregrino e caminha para a terra prometida por Deus (a glória). A organização: mostra que, dentro do povo de Deus, as funções devem ser repartidas, mas com um único objetivo: realizar o projeto de Deus. A arca da aliança no centro: indica que, nessa caminhada, Deus está sempre presente no meio de seu povo.

    5. Deuteronômio - O povo tomou conhecimento de seu espírito baseado no amor e na obediência. A palavra grega deuteronômio significa: segunda lei. Lei de Moisés, segundo às necessidades do povo de Israel.

    Idéia Central:
    Israel viverá feliz na terra se forem fiel à aliança com Deus; se for infiel, terá a desgraça e acabará perdendo a vida.

    Mensagem: Mostra que o comportamento fundamental do homem para com Deus é o amor com todo o ser (Deut. 6, 4-9).
    “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a alma e de todas as tuas forças”.

    ResponderExcluir
  3. Através deste estudo mais detalhado a respeito do Pentateuco, descobri quando surgiu a expressão usada para definir os cinco primeiros livros da Bíblia.o Pentateuco é a divisão da obra em cinco livros separados deveram-se ao trabalho de setenta e dois eruditos hebreus, na Alexandria, no Egito; nos três seculos antes de Cristo. Quando por ordem de Alexandre Magno preparam a famosa versão Grega do Antigo Testamento, a Septuaginta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida! A paz! O pentateuco é o nome que se dá aos cinco 1º livros da Bíblia escrito por Moisés. A obra traduzida para o grego por 72 eruditos que ficou conhecida como septuaginta foi traduzida, por solicitação de Ptolomeu Filadelfo e não de Alexandre Magno. É importante também saber que não foi somente o pentateuco, mas todo o Antigo Testamento

      Abraços

      Pr. Derciley

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Na visita ao tema Pentateuco, descobri que embora não se afirme que ele tenha sido escrito por Moisés na sua totalidade, outros livros no entanto do Antigo Testamento citam como sendo escrito por ele, até porque, Moisés tinha o preparado necessário para tal escrita, como diz-nos a Bíblia que ele fora instruído em toda a ciência dos egípcios; era poderoso em suas palavras e obras, e mantinha a mais íntima comunhão com Deus e recebia revelações especiais.
    Aprendi também que muitos estudiosos conservadores acham provável que Moisés, ao escrever o livro do Gênesis, tenha empregado genealogias e tradições escritas.
    Um fato relevante no Pentateuco é que embora Moisés não entrasse na prometida, como parte da recompensa de Deus, lhe fora permitido contemplar a terra do topo do monte Nebo; também que, embora Moisés seja libertador, no entanto, não é o libertador por excelência, pois não pode alcançar para seu povo a vitória final a eles destinada e que Deus levou seu espírito consigo e sepultou o seu corpo em um lugar desconhecido dos israelitas, haja vista que se o lugar fosse conhecido, certamente ele seria adorado.

    ResponderExcluir
  6. É interessante destacar que o PENTATEUCO não foi escrito de uma só vez nem é obra de um único escritor. Foi escrito a partir de tradições orais e escritas que se foram juntando progressivamente e formando unidades maiores ao longo da história. A junção de todo o material só se deu na época pós-exílica, altura em que se pode falar da redação final do PENTATEUCO. Certamente que o período à volta do Exílio influenciou a leitura de todo esse patrimônio histórico e religioso; mas, as tradições e outros materiais podem ser bastante antigos e manter, na sua forma final, os traços dessa antiguidade.
    O segundo livro pentatêuco ao qual foi nomeado por Êxodo narra a saída do povo escolhido para a terra prometida,ao decorrer dos livros pentatêucos e de toda a Bíblia percebo que nos aponta uma outra Terra Prometida, para uma outra presença de Deus-Jesus Cristo. Ele é a nossa nova Lei, a nova manifestação de um Deus que nunca cessa de renovar a Aliança com o seu povo.
    Outro ponto a destacar é que Cristo e os primeiros discípulos leram o PENTATEUCO como uma história aberta que se completa na vinda do Messias. A partir daí, a relação do homem com Deus já não passa pela observância material da Lei, mas pelo seguimento de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilsilênia! A paz!

      A nossa confissão teológica crê que foi Moisés sim o escritor do pentateuco e somente o final de Deuteronômio teria sido escrito por Josué sobre a sua morte. Quem crê que o pentateuco é um documento pós-exílico são os teólogos liberais. Nós refutamos esta teoria porque inclusive Jesus cita Moisés como autor de textos e não cremos que Jesus teria se enganado não é mesmo?

      Abraços querida!

      Pr. Derciley

      Excluir
  7. Pude aprender que o Pentateuco é o nome pelo qual, tradicionalmente, se conhece o grupo dos cinco primeiros livros do Antigo Testamento. Trata-se de uma palavra de origem grega que pode ser traduzida por "cinco estojos" onde, se guardavam e protegiam da deterioração os rolos de papiro ou de pergaminho utilizados como material de escrita, seu autor não se sabe ao certo, mas, tudo indica que Moisés foi seu autor e Josué teria terminado, pois era seu sucessor.
    Os nomes de origem grega adotados pela Igreja cristã greco-latina como títulos desses cinco livros são os mesmos com que foram designados na Septuaginta. Correspondem respectivamente ao conteúdo de cada um dos textos e consideram cada caso ao destacar um determinado fato ou assunto assim, Gênesis significa "origem" Êxodo, "saída" Levítico, "relativo aos levitas" Números, "conta" ou "censo" Deuteronômio, "segunda Lei". Quanto à tradição hebraica, limita-se, em geral, à norma de intitular os livros com alguma das suas palavras iniciais: ao primeiro chama de Bereshit (no princípio) ao segundo, Shemoth (nomes) ao terceiro, Wayiqrá (e ele chamou) ao quarto, Bemidbar (no deserto) e, ao quinto, Debarim (palavras).
    Muito legal poder apreender cada palavra com seu significado original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João está ótimo! só faltou citar o site que você e os outros colegas visitaram.

      Abraços!

      Derciley

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ao ler sobre o livro Pentateuco descobri que em sua totalidade ele não foi escrito por Moisés como muito afirmam, ele foi escrito por vários autores pois todos tiveram uma história literária complexa, sabemos que ele também não foi escrito de uma só vez. Ele foi escrito através de algumas tradições orais e escritas do povo que foram juntando de forma progressiva com o passar do tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jurema! Paz querida!

      Dê uma lidinha no comentário que fiz lá no texto da Wilsilênia. Cremos que com certeza foi Moisés! Crer como os teológos liberais, coloca em dúvida a inerrância da Palavra de um modo geral, pois não somente Jesus, mas todos os autores do Novo e do Antigo Testamento citam que foi Moisés! Se eles se equivocaram então a Bíblia não seria a Palavra de Deus, mas sim um livro qualquer.

      Abraços!

      Pr. Derciley

      Excluir
  10. Altair Vicente De Souza

    Ao meu ver, pentateuco é um nome para os primeiros livros da biblia, embora os própios livros do pentateuco nao relatam claramente o autor, mas há muitas passagens que os atribuem a moises (Ex.19-14) (Dt. 25-19)
    A palavra pentateuco vem da palavra grega peuta, que significa ''cinco'' e teuco que significa ''pergaminho'' , o pentateuco relata a criação e a queda do homen, a promessa da redução e a aliança entre Deus e seu povo, registra a libertação da escravidão, relata os eventos dos 40 anos no deserto.Registra toda a história do povo de ysrael desde a saida do egito até a terra prometida. ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Altair!

      É isto mesmo! Só faltou informar o site que você visitou!

      Abraços!

      Pr. Derciley

      Excluir
  11. Monique Gomes Alves Período II
    Sabemos que o Pentateuco não foi escrito só por uma pessoa , mas sim por aquelas que foram separados por Deus.O pentateuco foi uma forma de manisfestar o ensinamento segunda a vontade de Deus de renovar á aliança com seu povo.
    É a partir daí que o homem já não passa pela observância material da lei, mas pelo seguimento de Cristo .
    Os pontos que se destacam são: a santidade, o fim da vida de Moisés e o amor de Deus para com o seu povo. Por isso o Pentateuco é uma fonte de valor incalculável e necessária, não só para os judeus como para os cristãos de hoje em dia, pois só assim será possível compreender como o povo de Israel via a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique. A paz!

      Concordo plenamente com a segunda parte do texto que você escreveu, com relação a primeira parte, solicito que de uma lida nos comentários que fiz acima.

      Abraços

      Pr. Derciley

      Excluir
  12. O Pentateuco – é o nome dado aos cinco primeiros livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) e constituem a Lei de Moisés ou Torá.
    O livro do Gênesis – narra as origens do homem e do mundo criados por Deus, e apresenta-nos a maravilhosa história dos Patriarcas: Abraão, Isac e Jacó. A mensagem deste livro é importantíssima. Entre outras coisas traz a revelação de Deus.
    O livro do Êxodo – narra a ida do povo de Israel para o Egito e a escravidão alí sofrida. Deus chama Moisés e através dele tira o povo do Egito milagrosamente; em seguida estabelece uma Aliança com Moisés e dá ao Povo os seus Mandamentos, leis, preceitos, ritos e cultos.
    O livro do Levítico – narra as Leis dos rituais, as leis sociais, as prescrições, as bênçãos e maldições, os sacrifícios oferecidos a Deus (holocaustos, oblações, sacrifícios pacíficos, sacrifícios de expiação). Era o livro dos levitas ou sacerdotes do povo. São as leis relativas ao culto e à santidade do povo.
    O livro dos Números – fala do recenseamento do povo feito por Moisés no deserto e apresenta as listas de nomes e números. Contém ainda outras leis misturadas com a narrativa da caminhada até as margens do rio Jordão.
    O livro do Deuteronômio, que quer dizer ¨segunda lei¨, consta de cinco sermões de Moisés que recapitulam a Lei e narra o fim da vida de Moisés.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Braz! A paz!

      Obrigado pela participação! Faltou o site que você visitou. No mais, tudo ok.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. O Pentateuco é um nome para os cinco primeiros livros da Bíblia, os quais estudiosos bíblicos conservadores acreditam que tenham sido em sua maioria escrita por Moisés. Embora os próprios livros do Pentateuco não identifiquem claramente o autor. Uma das evidências mais importantes para Moisés ser o autor do Pentateuco é que o próprio Jesus se refere a esta seção do Antigo Testamento como a "Lei de Moisés" (Lucas 24:44).
    Os cinco livros d A palavra "Pentateuco" vem de uma combinação da palavra grega penta, que significa "cinco", e teuchos, que pode ser traduzida como "pergaminhos". Por isso, "Pentateuco" refere-se simplesmente aos cinco pergaminhos que compõem a primeira das três divisões do cânone judaico. O nome Pentateuco pode ser rastreado até 200 DC, quando Tertuliano se refere aos cinco primeiros livros da Bíblia por esse nome. Também conhecido como a Torá, a palavra hebraica que significa "Lei", esses cinco livros da Bíblia são Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
    O Pentateuco são geralmente considerados livros históricos por registrarem acontecimentos históricos. Embora sejam muitas vezes chamados de Torá ou Lei, na realidade eles contêm muito mais do que leis. Eles fornecem uma visão geral do plano de redenção de Deus e fornece um pano de fundo para tudo o que se segue nas Escrituras. Como o resto do Antigo Testamento, as promessas, tipos e profecias contidas no Pentateuco têm seu cumprimento final na pessoa e obra de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  15. O PENTATEUCO:
    INTRODUÇÃO: A BÍBLIA, a Palavra de Deus, é a fundamental regra de fé e conduta que regula, fundamenta e legitima o cristianismo. Sendo este compêndio tão importante e essencial para os cristãos, torna-se fundamental, para sua compreensão, que tenhamos um conhecimento aprofundado sobre os seus primeiros livros - O PENTATEUCO - livros estes que formam a base de sustentação para todas as narrativas bíblicas posteriores. Assim sendo, é de vital importância que façamos, com zelo e denodo, uma busca incessante pelos conhecimentos das "primeiras coisas", para que tenhamos certeza das "coisas presentes" e firmemos nossa esperança nas "últimas coisas".
    PENTATEUCO: Pentateuco é como conhecemos comumente os cinco primeiros livros da Bíblia. Originalmente, formavam uma só Obra, disposta em cinco rolos, chamados pelos israelitas, usualmente, de sêpher hattôrâ, "O Livro da Lei", ou, simplesmente, "TORAH" (hattôrâ), que significa "A LEI". Este termo deriva-se do verbo "yarah", que significa ENSINAR, deixando clara a intenção de Deus com esta Obra: Ensinar Israel e as gerações futuras sobre as origens históricas do mundo.
    A designação "A LEI" deve-se, provavelmente, à enorme quantidade de material legal ou legislativo no PENTATEUCO (metade de Êxodo, a maior parte de Levítico, grande parte de Números e, praticamente, todo o Deuteronômio contém material legal e/ou legislativo). Até hoje os judeus mantém esta designação, e a têm como código legislativo base para a nação.

    ResponderExcluir
  16. Otávio!
    A paz do Senhor Pr.
    Como estudamos e aprendemos, Pentateuco é o nome pelo qual, tradicionalmente se conhece o grupo dos cinco primeiros livros ou cinco rolos do Antigo Testamento e inclui Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
    A palavra Pentateuco é de origem grega que pode ser traduzida por "cinco estojos" (também estudado), fazendo referência aos estojos (caixas ou vasilhas) onde, na Antigüidade, se guardavam e protegiam da deterioração os rolos de papiro ou de pergaminho utilizados como material de escrita. Os judeus , esses livros com o título genérico de torah, termo hebraico que, apesar de ter sido traduzido de forma habitual por "lei", na realidade, tem um significado mais amplo. Torah, de fato, inclui o conceito de "lei" e, até com maior propriedade, os de "guiar", "dirigir", "instruir" ou "ensinar" (cf. Dt 31.9).
    Paz..Adorei Estudar esta matéria...

    ResponderExcluir