Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

TURMA SEGUNDO ANO DE TEOLOGIA.

MATÉRIA: ANTIGO TESTAMENTO IV - LIVROS POÉTICOS E SAPIENCIAIS

Prezado Aluno (a)

Qual foi a maior lição extraída do livro de Jó? O que acrescentou na sua vida a leitura do livro?

Abraço

Professor Enoque Gomes

8 comentários:

  1. Diego de sousa fonsêca
    Ola!
    A Graça e a paz do nosso Senhor Jesus
    ao ler o livro de Jó aprendi diversos ensinos,porém sem duvida o maior ensinamneto deste livro é nos mostrar a Onipotência e Soberania de Deus;vimos que desde o primeiro capitulo do livro quando Deus tem uma batalha particular com satanás e permite á este tocar em tudo que Jó tinha,inclusive em seu corpo físico,até o último capítulo aonde Deus honra a fidelidade de Jó,percebemos que o Senhor sempre esteve no controle de tudo,ainda que não se manifestou durante um bom tempo,mas ao seu tempo Ele se levantou e agiu...
    Na minha vida este livro aumentou a minha Fé e me ajudou a saber que por maior que seja a prova que eu esteja passando,Deus sempre está ao meu lado,ainda que eu não veja o seu agir e não escute a sua voz,assim como Ele passou 35 capítulos sem dizer e fazer nada a Jó,as vezes é assim com agente também,Ele silência mas eu tenho a certeza de que Ele é soberano e Poderoso para intervir e mudar o quadro da minha vida nas horas mais dificeis e nada acontece sem a vontade D'Ele,até mesmo para satanás agir,Deus tem que permitir.
    Louvado seja o nome do Senhor!!!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor!!

    Foi um grande aprendizado para mim em um contexto geral poder estudar o livro de Jó que me proporcionou muitas reflexões sobre minha maneira de viver em relação a Deus.
    Claro que vemos em Jó, um homem atormentado, sofrendo e sendo saqueado de forma instantania, além das afrontas, porem permanecendo fiel, mantendo-se digno ao seu compromisso de fé em relação a Deus.
    Pois assim destaco o fato de Deus ter ali mostrado toda a sua grandesa, seu poder, e acima de tudo o fato de Deus poder todas as coisas e o homem ser um ser dependente a "Ele".
    Deus o todo poderoso

    ResponderExcluir
  3. Leandro Fábio / 4ºPeriodo.
    Autor do texto acima.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. GRAÇA E PAZ AMADOS EM CRISTO JESUS. ANALISANDO O LIVRO DE JÓ PERCEBEMOS IMEDIATAMENTE EM UM TODO A MANIFESTAÇÃO DA SOBERANIA DE DEUS. A LIÇÃO QUE EU TIRO NO LIVRO DE JÓ É SOBRE O QUE TIAGO DISSE: "PORTANTO, MEUS AMADOS IRMÃOS, TODO O HOMEM SEJA PRONTO PARA OUVIR, TARDIO PARA FALAR, TARDIO PARA SE IRAR, (TG 1.19)”. NO DIÁLOGO ENTRE JÓ E SEUS TRÊS AMIGOS, APESAR DE TANTA SABEDORIA, DEMONSTRAM NÃO SABER DO QUE ESTAVAM FALANDO, LEMOS ACUSAÇÕES E DEFESAS DAQUILO QUE ELES NÃO TINHAM CERTEZA. ISSO NOS MOSTRA O QUANTO SOMOS FALHOS E FALAMOS DE COISAS QUE NÃO SABEMOS. APRENDO COM ISSO QUE É IMPOSSÍVEL NÃO FALAR, PORÉM NO MOMENTO EM QUE FALARMOS, SEJA O NOSSO FALAR, COM TEMOR, CUIDADO E MUITO RESPEITO, PARA NÃO ERRARMOS EM NOSSAS PALAVRAS. ADMIREI MUITO E AMEI AS PALAVRAS DO JOVEM ELIÚ, PALAVRAS DE SABEDORIA, REPREENSÃO, TEMOR E EXALTAÇÃO A DEUS. GRAÇA E PAZ, QUE DEUS CONTINUE NOS ABENÇOANDO

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor

    Umas das grandes lição que podemos estrair do livro de Jó e "ser".

    Ser fiel a Deus, mesmos que não o conhecemos na integras.
    Ser um exemplo para os que nos observa.
    Ser um(a) homem (mulher), temente ao Deus criador.
    Notamos no cap. 1,1 "que ele era um homem, Sincero, reto, temente a Deus e que se desviava-se do mal."
    Esse seria com certeza o exemplo de Cristão, para este seculo presente. Com isso eu faço um paralelo com Pv. 16.3 " Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos."

    Eu aprendo que devemos ser, sempre confiante em Deus, seja qual for a situação!

    Quando o prof. Enoque nos fez o desafio de ler o livro de Jó, ao analisar para fazer um resume, passei a entrar na historia e percebi que Deus esta no controle! cap. 38 nos da uma lição.
    Acrescentou em minha vida, o bom testemunho e fe no Deus que tudo criou e controla com sua destra fiel.

    Graça e paz de Cristo Jesus

    Adriano Souza

    ResponderExcluir
  7. A maior lição a meu ver é que tanto os pensamentos quanto os caminhos de Deus são movidos por considerações. Além das compreensões humanas, haja vista que o homem com suas limitações não pode ver os grandes assuntos do mesmo modo que Deus olha. Assim sendo, Deus sabe o que é melhor para a exaltação do seu nome e o bem final para cada um de nós.

    A leitura do livro de Jó tem acrescentado à minha vida a certeza de que, assim como Deus usou o sofrimento de Jó para Derrotar o diabo. Ele pode usas todas as circunstâncias adversas em nossa vida para a glorificação de seu nome e o nosso bem.

    Márcia Regina
    8º Período

    ResponderExcluir
  8. A paz do Senhor queridos.
    A maior lição que me deixou este livro foi Deus mostrando em todos os aspectos a sua soberania. Vemos isso quando o inimigo interroga a Deus sobre Jó e lhe é permitido tocá-lo, não só em seus bens, mas também em sua saúde. E Deus não lhe permite tirar a vida. Em outro momento vemos os amigos dele o acusando de pecado, mas Deus usa as aflições de Jó para revelar o seu caráter integro . E por final depois de longo silêncio, Deus revela a sua soberania ao mostrar a sua criação e grandeza ao governar todas as coisas. Nesse momento Jó humilha-se, arrepende-se e reconhece que tudo que sabia a respeito do todo soberano era muito pouco, precisava de algo mais, algo que trouxesse alegria em seu coração. Jó estava pronto a obedecer e Deus e servi-lo.
    Acrescentou fé, paciência, certeza e um conhecimento mais profundo sobre o quanto Deus é amoroso e justo. Entendo aqui que é necessário o ser humano chegar ao fim dele mesmo para que Deus possa reerguê-lo. Deus espera de nós a necessidade de olharmos para nós mesmos e reconhecermos que não somos nada sem Ele. Deus prova então a nossa fé, e essa fé gera paciência , perseverança e só assim o nosso caráter é revelado.
    Elzy Candido - 4º período

    ResponderExcluir