Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Prof. Derciley Chaves Bastos

Atividade AD Teologia Bíblica do Antigo Testamento IV 

Trabalho Complementar I

Visite o  site http://www.dawnbible.com/pt/2012/1203-hl.htm (acessado em 21/09/2012), leia o texto  "A arqeuologia" comprova a Bíblia" e comente de forma sucinta e por ordem cada uma das divisões ali apresentadas: As Testemunhas da Terra Prometida, O Testemunho do Professor Yadin, O Testemunho Geral, Idolatria Religiosa, A Biblioteca em Nínive

Mínimo Dez linhas

Prazo para participação 08 de outubro de 2012

Abraços



12 comentários:

  1. Muitas pessoas sabem e compreendem, até certo ponto, que o cristianismo é uma das grandes religiões do mundo e que seus seguidores acreditam que Jesus Cristo é o filho de Deus e o Salvador do humanidade. Arqueologia é muito mais que qualquer escavatura que as pessoas fazem em busca de ouro e etc. Ela é uma ciência que estuda os costumes de povos primitivos para documentar materiais do passado.
    AS TESTEMUNHAS DA TERRA PROMETIDA: A biblia deve ser lida e entendida espiritualmente; é bem claro o chamamento de Abrão, o homem que foi um referencial de Deus no meio de sua parentela, a idolatria reinava na quela época; e o senhor Deus viu que ele não estava satisfeito com os erros que seus parentes cometiam, o Senhor o chama para o seguir. Gênesis. 12.1. E todo percurso que ele fez, ou seja o peregrinar na terra Deus foi com ele. O proprio senhor Jesus testemunhou de Abraão dizendo: Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. a pergunta é que Abraão viu o Senhor Jesus e o mesmo confirma; toda promessa deve passar pelo teste do tempo, pois quem promete é Fiel para cumprir todas as promessas, prometer é fácio cumprir que são elas. Moísés foi quem guiou o povo para ir ao deserto, ele recebeu os dez mandamentos de Deus para o povo. Josué fez o povo entrar na terra prometida por Deus e coquista-la isto é confirmado. O templo que Salomão construiu para Deus foi uma obra estrondosa, Davi seu pai queria esse privilégio mas não pode porque tinha as mãos manchada de sangue, masma ele ajudou trazendo ouro.etc. para construção do templo; existia na quela época homens abilidosos com esses tipos de trabalhos como hirão que foi um oconcur.
    TESTEMUNHO DO PROFESSOR YADIN: Eu acredito em provas como essas do professor de as portas foram achadas e era indenticas, tem que ser como a bíblia ela prova por si mesma. É bem verdade que as coisas do passado, ou seja as coisas que são historicas estão nesce mundo; nós prescisamos acreditar que existiu um povo desda antiguidade com costumes diferentes do nosso, se cavar achará muitas coisas pre-historicas.
    O TESTEMUNHO GERAL: Não podemos deixar de vigiar constantemente, pois tem pessoas que pega coisas que não tem nada ver e dizem que é dos tempos antigo, por isso que devemos ficarmos antentos, por exemplo se alguém parecer com um cranio dizendo que é do Senhor, nós não podemos acreditar de maneira alguma; pois Jesus ressuscitou. Amém.
    IDOLATRIA RELIGIOSA: É bem verdade que se existe um Deus que santo, não devemos ter duvidas de que existe deuses estranhos para tentar conrromper o povo de Deus; é bom até que tenha esses falsos para verdadeiramente saber quem é quem.
    A BIBLIOTECA DE NINIVE: Assim que lemos que Ninrode constroi uma cidade, ou sobre Jonas ir para Ninive, ou sobre a conquista das dez tribos de Israel, não estamos contando conto de fadas. essa biblioteca achada em Ninive, talvez pode trazer duvida em algumas pessoas que é até natural isso, mas não podemos deixar de destacar o quebrantamento dos Ninivitas quando o profeta ali esteve pregando para eles e todos jejuaram e se humilhou em saco e cinza; com tamanha humilhação, tudo em dica que eles queriam conhecer mais sobre esse Deus que Jonas pregará. eu acredito que deveria ter sim uma biblioteca e um castelo.
    COCLUSÃO: O texto biblico e outros registros escritos são as informações mais importantes que podemos ter sobre as historias dos povos biblicos da antiguidade; o objetivo da arqueologia cristã é verificar verdades essenciais do velho enovo testamentos atraves de artefatos dos povos da antiguidades.



    ResponderExcluir
  2. Testemunhas da terra prometida.A arqueologia comprova a Bíblia. Só não vê quem não quer. Até 1937 não tinha-se comprovação cientifica que a região da terra prometida possuía cobre em abundancia como escrito em Deuteronômio 8:7-9, foi quando uma expedição liderada por Nelson Glueck, membro da American School of Oriental Research (Escola Americana de Pesquisa Oriental), descobriu o mineral em peso no lugar. Ele afirma que Salomâo foi de fato o maior exportador de cobre em sua época, trazendo fatos que comprovam a magnitude das riquezas Salomâo.
    Pesquisas feitas pelo professor Yigael Yadin, da Universidade de Jerusalém, comprovam científicamente a existencia das cidades mencionadas em I Reis 9:15, cidades estas reconstruidas pelo rei Salomâo. Glória a Deus !!!
    O testemunho geral dos arqueólogos comprovam e concordam que muitos dos registros históricos contidos na Bíblia de fato são verdadeiros, como afirma o professor John Garstang que após expediçôes feitas por ele dão conta de que não só existiu a cidade de Jericó, como tambem a derrubada dos muros aconteceu de fato, registrado no livro de Josué. E inclusive apartir dos relatos biblicos fora possivel descubrir muitos achados arqueológicos, ou seja, a Biblia foi utilizada como ferramenta indispensável de trabalho dos cientistas, e sem o uso da mesma seria impossível o suceso de varias expedições.
    A idolatria religiosa descrita na Bíblia por povos vizinhos de Israel, e as varias quedas espirituais do povo de Deus, também passam a ter maior compreensão com a ajuda da arqueologia, quando da-se conta de como esses rituais e cultos eram realizados nos templos pagãos, passa-se entender a forte tentação que sofria o povo de Israel.
    A biblioteca de Nínive. Por volta do meio do século 19 a cidade antiga de Nínive foi descoberta pelo arqueólogo britânico Henry Layard. Comprovando mais uma vez o relato biblico. Não só a decoberta da cidade como a ascensão da Assiria, o livro de Jonas e até a mistura dos israelitas do reino do norte com os assirios dando origem aos novos samaritanos conforme II Reis 17:24. Comprovam a autenticidade da Bíbia.
    Embora entenda que a fé não dependa de provas patentes , visíveis ou cientificas, essas informações traz-nos um “orgulho santo” pelo nosso Criador, aleluia!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não resta duvidas de que a Bíblia é a palavra de Deus, e não contem a palavra de Deus. Nos textos lidos acima ficou explicitamente comprovado que a Biblia comprova Ela mesma. A Biblia tem resposta para tudo, principalmente para tirar duvidas sobre a história do povo de Deus. Muitos incrédulos tentam provar que a Biblia não é verdadeira, mas o interessante é que eles usam a própria Bíblia para tentar desmenti-la. Muitos cientistas estão recorrendo a Biblia para comprovar fatos que eles não conseguem desvendar com a ciência, também já houve casos de cientistas se converterem depois de descobrir na arqueologia fatos que verdadeiramente aconteceram na Biblia. Existem muitas outras descobertas arqueológicas que provam os textos Bíblicos, por exemplo: O túneo construído pelo Rei Ezequías para passagem de água, os pergaminhos do mar morto, peças dos carros do exercito de Faraó, encontradas no mar vermelho e a suspeita da arca de Noé no monte Araráte. O mais interessante de tudo é que quando os céticos tentam ridicularizar a Biblia, Deus revela algo importante para os arqueólogos, a Biblia diz que Deus vela pela sua palavra, ou seja, Deus jamais vai deixar que nada e nem ninguém ridicularize A Tua Palavra, cremos que muitas descobertas acontecerão daqui por diante.

    ResponderExcluir
  5. Seminarista:Alexandre simas santana6 de outubro de 2012 às 00:32

    Maioria das mais importantes descobertas arqueológicas relacionadas aos relatos das Sagradas Escrituras ocorrem nos últimos 70 anos. Em Janeiro de 2005, dias depois de descoberta da Caná bíblica, foi a vez do Tanque de Siloé, outra referência a um milagre de Jesus no Evangelho de João (João 9), ter sido encontrado. Uma equipe de arqueólogos descobriu em Jerusalém vestígios da pedra que seriam a Piscina (Tanque) de Siloé, onde um homem cego foi-se lavar sob a orientação de Cristo e voltou vendo (João 9:7). A piscina fica no bairro árabe de Siloé. Durante os trabalhos, que duraram seis meses, eles descobriram que o tanque tem 50 metros de comprimento e era abastado por um canal vindo da Fonte de Siloé. A piscina de pedra tem degraus de acesso por todos os lados. A ARQUEOLOGIA BÍBLICA NOS ÚLTIMOS ANOS TEM DEIXADO ATEUS SEM PALAVRAS.
    Amados, as Testemunhas da Terra Prometida, o Testemunho do Professor Yadin, o Testemunho Geral, idolatria Religiosa e a Biblioteca em Nínive nada mais são do que "a verdade de Deus sendo revelado aos homens" é um indicador que cristo está voltado e que tudo está se cumprindo, o que parecia difícil e achava-se um quebra cabeça, Deus revela o oculto e o escondido, para Gloria de seu nome.
    È impressionante como a Arqueologia tem sido usado por Deus para trazer as coisas escondidas que na maioria das vezes tem vínculo com a teologia e de uma forma mais ampla, a origens de todas as coisas.
    Os cumprimentos e as comprovações da Bíblia (palavra de Deus ) vem se revelando desde a criação do mundo quando tudo começou com o poder de sua palavra(“E disse Deus”). O que nos estamos vendo, ouvido e sendo testemunhas é a expressão da vontade de Deus sendo cumprida na terra, acredito que nestes dias muitas coisas se revelarão por permissividade de Deus.
    Seminarista: Alexandre Simas Santana

    ResponderExcluir
  6. AS TESTEMUNHAS DA TERRA PROMETIDA

    Abrão, cujo nome foi mudado para Abraão recebeu a promessa de que iria herdar a Terra Prometida chamada Canaã. Antes da posse da Terra viveria como escravos; ficou nessa caminhada por longos 40 anos a terra que Deus prometera era uma "boa terra" na qual existia cobre e outras coisas mais. Isso foi comprovado por escavações realizadas em 1937 por um grupo de geólogos historiadores, arquitetos, escavadores e fotógrafos. Como predominava o cobre segundo as descobertas as técnicas usadas na indústria era conhecida como sistema BESSEMER "Sistema de Processamento do Material".

    O TESTEMUNHO DO PROFESSOR YADIN

    Vemos que o professor citado representante da Associação dos estudantes da Bíblia deu informações valiosas confirmando as cidades citadas como reais biblicamente que são Geazer,Hazor e Megido e, I Reis 9.15. Acreditando-se portanto que o que está escrito na Bíblia são confirmadas pelos arqueólogos. As 3 cidades citadas foram construídas pelo rei Salomão como cidades estratégicas.

    O TESTEMUNHO GERAL

    O professor Yadin afirma que os achados arqueológicos descritos na Bíblia têm a confirmação da sua realidade pela maior parte dos arqueólogos. Vale destacar o professor John Garstang liderou uma expedição descobrindo a antiga cidade de Jericó.

    IDOLATRIA RELIGIOSA

    Em Canaã predominava a idolatria recheados de aspectos sensual, perversidade das pessoas levando os israelitas a serem vítimas desses falsos deuses como vemos em I Reis 14.23.

    A BIBLIOTECA EM NÍNIVE

    Descobriu-se por volta do séc. XIX que a antiga cidade de Nínive foi fundada por Ninrode havendo um dos mais importantes achados. Que era a biblioteca pertencentes a esse monarca. Recuperando nessas descoberta 22.000 tábuas de escrita cuneiforme e mais tarde encontraram o seu caminho para o Museu Britânico.
    Assim sendo é verídico quando a Bíblia diz que Ninrode constrói uma cidade e se referindo a Jonas e Nínive, isto não é mera história fictícia, mas relatos históricos confirmados por renomados estudiosos.


    ResponderExcluir
  7. Nome = Miquéias Teixeira
    Período = 8º

    Testemunhas da terra prometida As descobertas arqueológicas só tem a comprovar a veracidade das histórias bíblicas. Em 1937 uma expedição liderada por Nelson Glueck, membro da American School of Oriental Research (Escola Americana de Pesquisa Oriental), descobriu cobre na terra prometida, conforme Deus havia dito por meio de Moises em Deuteronômio, capitulo 8. Nelson Glueck afirma que Salomão foi o maior exportador de cobre em sua época.
    Pesquisas feitas pelo professor Yigael Yadin, da Universidade de Jerusalém, comprovam a existência de cidades reconstruídas pelo rei Salomão. O testemunho geral dos arqueólogos comprovam e concordam que muitos dos registros históricos contidos na Bíblia de fato são verdadeiros, como afirma o professor John Garstang que após expedições feitas por ele, chegou-se a conclusão de que não só existiu a cidade de Jericó, como também a derrubada dos muros aconteceu de fato, conforme registro bíblico. A partir dos relatos das história bíblicas houve muitos achados arqueológicos. A idolatria religiosa descrita na Bíblia por povos vizinhos de Israel, e as varias quedas espirituais do povo de Deus, também passam a ter maior compreensão com a ajuda da arqueologia. A biblioteca de Nínive. A cidade antiga de Nínive foi descoberta pelo arqueólogo britânico Henry Layard, por meados do século XIX, comprovando assim o relato bíblico da existência dessa cidade. A origem dos samaritanos também podem ser comprovados por meio de relatos bíblicos e confirmados pela arqueologia. Com isso concluímos que a arqueologia não desmente a Bíblia, mas comprova. Muitos arqueólogos até tentam usar a arqueologia para provar que fatos não aconteceram, mas no final acabam se redendo a veracidade e à inerrância da Bíblia

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Obrigados meus alunos!

    A paz!

    É bom afirmar que para aguçar a vossa pesquisa, apresentei um texto de um grupo antitrinitariano e dissidente das Testemunhas de Jeová.

    Não concordamos com algumas de suas doutrinas e posicionamentos, mas em se tratando das fundamentações arquelógicas no texto apresentadas, somos unânimes com eles em afirmar que, quer sejam cientistas cristãos ou não, a Palavra de Deus vai confirmando com o passar dos tempos a sua irrefutabilidade, e que conforme os dias passem maiores descobertas ainda serão feitas para a honra e glória do nome de Deus o Nosso Senhor!

    ResponderExcluir
  10. SEM: EDSON LOPES PEREIRA
    PERIODO: 8°

    BOM É FATO NO TEXTO HORA LIDO, QUE A ARQUEOLOGIA COMPRAVA A BÍBLIA, MUITO INTERESSANTE AS DESCOBERTAS FEITAS PELO professor Yigael Yadin, O HOMEM TEM QUE SE RENDER AOS ESCRITOS BÍBLICOS QUANTO À DESCOBERTTAS HORA FEITAS PELOS MESMOS OS LIMITA A DESCORDAR DA VERACIDADE E INERRANCIA DA BÍBLIA, VEMOS VARIOS FATOS DE DESCOBERTAS COMO SUPOSTO LUGAR ONDE A ARCA ESTARIA, TAMBEM UTENSILHOS ACHADOS NO MAR VERMELHO DOS EGÍPICIOS COMO ARMAS DE GUERRAS E CARROAGENS, VEMOS TAMBÉM BRASOÊS REAIS COM ESCRITOS DA FAMILIA DE GEDALIAS E MENCIONADO POR JEREMIAS, VEMOS COMO UMA DAS MAIS IMPORTANTES DESCOBERTAS QUE ESTÁ NO TRIBUNAL DE SRAEL QUE FOI O OSSUARIO DE THIAGO IRMÃO DE JESUS COMPROVANDO COM CLAREZA DE UMA VEZ POR TODA A EXISTENCIA DE NOSSO SENHOR JESUS.
    VEJAMOS A SEGUIR ALGUNS DOS PRINCIPAIS ACHADOS AO MEU VER...

    Uma recente descoberta desenterrou a segunda prova de que o texto de Jeremias 38:1 foi baseado em factos históricos confiáveis. Esse texto menciona os principais ministros do Rei Zedequias (597-586 a.C), o último rei de Judá: Jucal, filho de Selemias e Gedalias, filho de Pasur.
    Esse achado está relacionado com outro artefato desenterrado em 2005 e foi o primeiro que corroborou o texto bíblico de Jeremias 38:1. Na ocasião, foi encontrado o selo de Jucal, filho de Selemias (Yehukal ben Selemyahu).Desta vez, o selo encontrado foi de Gedalias, filho de Pasur!
    Mais: Os nomes impressos sobre eles estão completos e em perfeitas condições de serem lidos. A informação torna-se mais impressionante, já que estamos falando de documentos de 2600 anos atrás!As letras da inscrição Gedalyahu ben Pasur (Gedalias, filho de Pasur) estão em hebraico antigo e em perfeito estado de conservação, o que facilitou a tradução das duas linhas. Sendo o hebraico uma língua lida da direita para a esquerda, a primeira letra da primeira linha (l), é a preposição “para, pertencente a”, e as três últimas letras da mesma linha (yhw) é a forma abreviada do nome de Deus (YHWH), pronunciado comumente como “yahu”. Gedalias significa “O Senhor é Grande”.
    Ela pesa 25 quilos. Tem 50 centímetros de comprimento por 25 centímetros de altura. E está, indiretamente, no banco dos réus de um tribunal de Jerusalém desde 2005. A discussão em torno de uma caixa mortuária com os dizeres “Tiago, filho de José, irmão de Jesus” nasceu em 2002, quando o engenheiro judeu Oded Golan, um homem de negócios aficionado por antiguidades, revelou o misterioso objeto para o mundo. A possibilidade da existência de um depositário dos restos mortais de um parente próximo de Jesus Cristo agitou o circuito da arqueologia bíblica. Seria a primeira conexão física e arqueológica com o Jesus do Novo Testamento. Conhecido popularmente como o caixão de Tiago, a peça teve sua veracidade colocada em xeque pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA). Em dezembro de 2004, Golan foi acusado de falsificador e a Justiça local entrou no imbróglio. No mês passado, porém, o juiz Aharon Far¬kash, responsável por julgar a suposta fraude cometida pelo antiquário judeu, encerrou o processo e acenou com um veredicto a favor da autenticidade do objeto. Também recomendou que o IAA abandonasse a defesa de falsificação da peça. “Vocês realmente provaram, além de uma dúvida razoável, que esses artefatos são falsos?”, questionou o magistrado. Nesses cinco anos, a ação se estendeu por 116 sessões. Foram ouvidas 133 testemunhas e produzidas 12 mil páginas de depoimentos.

    Especialista em arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Rodrigo Pereira da Silva acredita que todas as provas de que o ossuário era falso caíram por terra. “A paleografia mostrou que as letras aramaicas eram do primeiro século”, diz o professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). “A primeira e a segunda partes da inscrição têm a mesma idade. E o estudo da pátina indica que tanto o caixão quanto a inscrição têm dois mil anos.” O professor teve a oportunidade de segurá-lo no ano passado, quando o objeto já se encontrava apreendido no Rockfeller Museum, em Jerusalém.

    ResponderExcluir
  11. A Arqueologia comprova a bíblia!
    Glória a Deus! Sou grato a Deus, pois tem nos dado a oportunidade de aprendermos mais da bíblia sagrada. E ao ler estas matérias sobre a arqueologia, ciência que através dos tempos tem sido referência para nós cristãos, pois as descobertas arqueológicas feitas nos últimos tempos só vêm a comprovar as inúmeras historias bíblicas.
    Contra os fatos não há argumentos, é o que se diz em “direito”, então não há o que discutir ao que diz respeito a Salomão ter sido um grande exportador de cobre e importador de ouro e prata. A bíblia diz que Salomão foi o homem mais rico e sábio de toda a história bíblica.
    Para confirmar a sua palavra, Deus usa pessoas como o professor Yigael Yadin, da universidade de Jerusalém, homem conceituado na área da arqueologia bíblica, que através dos seus estudos e descobertas arqueológicas comprovaram também a existência daquela que possivelmente é a cidade mais antiga da terra, Jericó, com 7000 anos aproximadamente.
    Outra descoberta fantástica da arqueologia através do arqueólogo britânico Henry Layard, foi a cidade de Nínive, pois esta descoberta revelou não só as ruínas, mas também uma importante biblioteca com mais de 22000 tábuas encontradas no palácio do rei Assurbanipal.
    É por isso que quando nós lemos a palavra de Deus, a bíblia sagrada, temos que crer que as historias contidas nela não são apenas historias, mas fatos concretos, pois homens inspirados por Deus, fizeram parte destas descobertas importantíssimas da arqueologia, que vem comprovar a realidade bíblica.
    Pedro Carlos, 8º período.

    ResponderExcluir
  12. Seminarista:Peone Luiz Vital dos Santos
    Período: 8º
    AS Testemunhas da Promessa,revela a promessa feita a Abrão da conquista da Terra Prometida, onde sua descendência alcançou sob liderança de Josué, mostrando que Deus é fiél e vela pela sua Palavra para cumprir.
    Em seu testemunho o professor Yadim, através de seus estudos trouxe mais provas sobre os registros de Salomão em outras áreas. Ele confirmou aquilo que a Bíblia diz, que Salomão foi o rei mais rico de toda a história de Israel.
    Em 1960, juntamente com outros arqueólogos, eles descobriram a verdadeira cidade de Salomão, que é identifcada como Megido.
    No Testemunho Geral, confirmaram que os achados arqueológicos concordam com a descrição histórica feita na Bíblia, onde os israelistas sob liderança de Josué entraram pela primeira vez em Jericó.
    Muitas cidades encontradas no livro de Josué foram descobertas pelos arqueólogos, entre 10:38.
    Idolatria Religiosa é assunto descrito em toda a história da humanidade, onde nos mostra que muitos povos idolatravam vários deuses. A Bíblia confirme isso, que o povo de Israel mesmo conhecendo ao Senhor, idolatraram outros deuses, mostrando que a misericórdia de Deus são as causas de não sermos consumidos.
    A Biblioteca de Nínive, lá econtra-se algo muito importante para a história que é 22.000 tábuas do palácio do rei Assurbanipal. Nesse mesmo tempo foi descoberto também o castelo de Sargão e nas ruínas miotos registros de valor pertencentes à conquista da Assíria das dez tribos de Israel.
    Podemos crêr piamente que na Bíblia está relatada toda a história da humanidade, nos minimos detalhes, onde mostra a grandeza e a soberania do nosso Deus. Dessa forma todos os homens a terra tem além da criação que comprava a existência de Deus, tem sua Palavra revalada para crêr em seu Nome e ser salvo.
    Deixo registrado aqui, meu agradecimento em faz parte deste Seminário, onde aprendemos uns com um outros, um abraço e a paz do Seminarista Peone Luiz.

    ResponderExcluir