Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Antigo Testamento III Livros Históricos- aula de sábado 3º e 5º período de 2015- profº. Isaias Junior; olá, vejam este video e façam um comentário sobre o mesmo explicando sobre o que o autor chama de "reencenamento" debata com os colega sobre isso, grande abraço e bom trabalho!!!

5 comentários:

  1. Juan B.

    Apesar de pouca informação sobre o "reencenamento" no ritual do culto, é possível notar que este procedimento era exigido por parte dos sacerdotes se o ofertante desejasse receber os favores da divindade. Esta condição se encontrava por toda a Canaã, e estava diretamente ligada com o ato sexual, que justamente simbolizava a reencenação de uma das atividades que os deuses realizavam entre si. Este fato contribuía para uma maior aceitação do paganismo por parte da população cananéia, que pelos relatos bíblicos nota-se que apresentavam hábitos promíscuos em relação a sexualidade. Creio que por causa dessas condutas em Canaã, Israel foi alertado muitas vezes para que não se misturasse com os povos daquele lugar, visto que seriam atraídos pelas práticas religiosas dos povos vizinhos.

    ResponderExcluir
  2. Antigo Testamento III Hilka
    Os adultos costumavam se reunir em volta do altar de Baal. Recém-nascidos eram então queimados vivos como oferta sacrificial ao deus Baal. Em meio a gritos horríveis e ao cheiro de carne humana queimada, os adoradores,homens e mulheres, sem distinção,se engajavam em orgias bissexuais
    As conseqüências naturais de tal conduta (gravidez e parto) e os pesos financeiras associados à gravidez não planejadas ,eram facilmente resolvidos. O adorador poderia escolher se engajar em relações homossexuais ou poderia simplesmente, com a disponibilização legal do sacrifício de crianças, participar de outra cerimônia de fertilidade para eliminar o bebê indesejado.
    Dessa forma o povo de Israel foi advertido para não seguir a mesma forma de cultuar,pois Deus não se agrada de sacrifícios de crianças,aborto nem orgias sexuais.

    ResponderExcluir
  3. Este período de transição de Israel para Canaã foi um a época de muitos desafios, e um deles era não se misturar com os deuses dos povos que ali se encontravam. As práticas realizadas nestes cultos eram totalmente fora da visão de Deus. O Pr. Carlos Osvaldo relata a prática do reencenamento que acontecia nos cultos. Era o ato de realizar as mesmas ações que eles diziam que os seus deuses faziam, como manter relações sexuais entre os deuses para melhorar as condições de vida do povo. Daí os sacerdotes e adoradores encenavam estes atos de prostituição.

    ResponderExcluir
  4. O pouco que o vídeo nos informa sobre reencenamento, fica claro o que o autor quer nos passar sobre a religião de canaã. A variedade de deuses, sendo o principal baal e o que eles representavam e da forma que os adoradores os cultuavam realizando, praticando e reencenando no templo as mesmas práticas, principalmente no ato sexual tornando imoral e impuro. Está era a forma de prestar cultos aos deuses.

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz,
    O vídeo nos mostra a realidade que se encontrava Canaã, em um período de apostasia e de mistura com deuses, vivendo uma religião deturpada.
    Vemos como exigência nos cultos o “reencenamento”, onde era ensinado que os deuses tinham diversos tipos de relacionamentos, como os atos sexuais. Eram encenados pelos participantes do culto os atos de imoralidade e também o sacrifício de crianças.
    Esta religião se tornou muito popular entre o povo, mas Deus advertiu o povo sobre as consequências dos atos pecaminosos.

    Diego Pontes

    ResponderExcluir