Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

ANTIGO Testamento II
        Pentateuco
Profº: ISAIAS JUNIOR
2º PERÍODO aula de Sábado
A Paz de Cristo, AMADOS
Vejam o vídeo abaixo e façam comentários  sobre o que mais lhes chamou a atenção sendo imprescendível conter aplicação prática as nossas vidas,
abraços !!!

8 comentários:

  1. Como compreendido no documentário acima, todos os utensílios do tabernáculo e todo o tabernáculo em si , até mesmo sua localização geográfica, são obras divinas e cada utensilio tem um significado que aponta para Cristo há um porque de cada objeto, Porém o que atraiu bastante a minha atenção e acredito que atrai a atenção de muitos é a arca do testemunho , que ficava no lugar santíssimo onde só era permitida a entrada do sumo sacerdote , feita de madeira de cetim e coberta de ouro puro (Ex:25.10,22). também conhecida como a arca do concerto, foi feita por Moisés para que o povo e lembrar-se da vontade de Deus e de suas obrigações. Dentro dela havia os dez mandamentos, e algumas pedras retiradas do mar vermelho (quando passaram a seco). Trazendo para os dias atuais a Arca hoje como outrora simboliza a presença de Deus entre os homens (Cristo), que era homem (madeira) e santo, Deus (ouro puro) abitou entre nós, e o sangue que era espirrado encima da arca simbolizava o sacrifico de Jesus na Cruz , e só dessa forma o homem ficava limpo do seu pecado. E a localização em que a arca ficava, com a morte de Jesus o véu do templo se rasgou e hoje temos um livre acesso até o pai por meio de Jesus Cristo , nossa Arca , nossa Redenção e Salvação.

    ResponderExcluir
  2. Toda a construção e utensílios usados no tabernáculo são perfeitos,cada utensílio com o seu significado mas todos apontando para Jesus cristo. Todos me chamaram bastante a atenção , porém gostaria de dar ênfase a pia de bronze cheia de aguá que ficava entre a porta do santo lugar e o altar do sacrifício. Ali os sacerdotes lavavam seus pés e suas mãos em sinal de purificação e para não morrerem ao entrarem no tabernáculo . trazendo para os dias atuais ela é a purificação que é retratada no batismo nas águas assim como foi com Cristo em seu batismo por joão o batista e como é conosco a água remete pureza, vida. O bronze significa julgamento de todos os pecados da humanidade e a água como já sitado a purificação.
    Jesus cristo tomou o pecado do mundo nele mesmo, e consequentemente nós fomos lavados de todos os nossos pecados.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz!!!

    Analise do vídeo!!

    Dentro de toda magnitude dessa construção arquitetônica, o que mais me encanta estão divididos em três pontos. Primeiro; á forma como Deus fez toda a projeção,segundo; como o próprio Deus,instrui o homem a faze-lo, terceiro; á maneira como o homem se dispõem a montar e desmontar o tabernáculo,dentro desses tres pontos,pode-se afirmar que o senso de organização de Deus é tremendo. Outra coisa muito tocante,que me chama atenção sempre,é o candelabro de Sete Chamas,que representa os Sete Espíritos de Deus, ou os sete atributos do Espírito Santo,que faz uma correlação com a Arca da Aliança e a mesa dos Pães,uma tipologia referente a Trindade no Antigo Testamento!!!


    Leandro Durães

    ResponderExcluir
  4. José Alexandre Teixeira19 de setembro de 2014 às 10:41

    O que mais me chamou a atenção foi o candelabro. Pois tinha que ficar aceso o tempo todo e para isto acontecer, era necessário que o sacerdote ficasse em alerta para que a chama não se apagasse, para isto tinha que se realiza uma manutenção constante.
    A aplicação pratica que eu tiro do candelabro, é o significado de Deus querer que a sua presença em nossas vidas seja o tempo todo, entretanto, para isto acontecer, nos temos que zelar por essa presença constantemente, realizando manutenções na nossa vida. Orando e vigiando (Efésios 6:18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos).

    ResponderExcluir
  5. Tabernáculo Hilka
    O tabernáculo foi um presente de Deus aos homens,uma forma de estar perto da sua criação.Cada utensilio tem o seu significado e objetivo determinado,apontando para Cristo.O que chama a minha
    atenção e que deste o início(criação) Deus sempre quis estar perto da sua criação e querendo que sua criação soubesse que Ele estaria sempre perto.A presença de Deus na nossa vida tem que ser constante,sabendo que seu Espírito se faz presente em nós e seu Filho deu sua vida para que tivéssemos essa comunhão e a salvação.

    ResponderExcluir
  6. O que me chamou a atenção e me levou a rafletir foi a bacia da purificação. Os sacerdotes teriam que lavar suas mãos e seus pes, se purificar antes de entrar em lugar santo, eles não poderiam apresentar-se a Deus impuros de qualquer jeito, como hoje nos também não podemos estar diante da presença do Senhor de qualquer modo, temos que nos purificar, nos lavar para estar em lugar santo, todas as vezes que vamos nos colocar diante da presença de Deus, todas as vezes que vamos servir o Senhor, todos os dias temos que nos lavar, nos purificar de todas as coisas que não agrada a Deus.

    ResponderExcluir
  7. Dentro de toda essa obra que Jesus realizou, representada pelo tabernáculo, o que mais me fascina é o fato de existir somente uma via de acesso para todo esse processo, seja de purificação, comunhão, oração. O portão é apenas um. Só há uma via de acesso à presença de Deus. Não há outras alternativas para chegar ao Pai, se não for por Ele, o Filho de Deus. Vejo perfeitamente o Caminho neste portão de acesso, que é único. Devemos sempre lembrar que ele é o nosso Redentor.

    Juan B.

    ResponderExcluir
  8. Graça e Paz,

    Excelente documentário, com riqueza de detalhes.
    O que mais me chamou atenção, foi a Bacia da Purificação, onde os sacerdotes se lavavam antes de entrarem à adoração,se despindo de toda a sujeira para se aproximarem de Deus.
    Quando vi este cena, me reportei a Eclesiastes 5:1 onde diz que devemos tirar as sandálias dos pés, antes de entrarmos à casa de Deus.
    Sabemos que nos dias de hoje, nós somos o tempo do Senhor e devemos nos preocupar em estarmos limpos e livres de toda sujeira ( pecado).

    ResponderExcluir