Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de maio de 2014

                                     TEOLOGIA SISTEMÁTICA I   1º PERÍODO


Paz queridos!
Um certo pastor afirmou o seguinte: " A Bíblia é a raiz de toda a heresia" Você concorda com isso? sim ou não e por que.
Teologia sistemática I  Profº: Marcos Cesar
Até Sábado!!!!!

12 comentários:

  1. Claro que não. Deus queria que as verdades reveladas fossem conservadas em um autêntico documento, por isso Ele tomou providências para que suas palavras, revelações e acontecimentos fossem escritos, dando esta ordem a Moisés [Ex 17.14] e assim essa ordem foi repetida por Deus á outros homens escolhidos por Ele e assim surgiu "A Palavra de Deus" que chamamos de Bíblia.

    ResponderExcluir
  2. Holá irmãos,
    essa afirmação à primeira vista realmente nos causa estranheza e imediatamente rechaçamos essa colocação. No entanto se analisarmos mais atentamente veremos que há um bom motivo para se pensar assim. Não há dúvidas quanto a inspiração divina das escrituras, no entanto essas mesmas escrituras foram direcionadas à humanidade, que por sua vez podem em muitas situações desejar defender seus próprios interesses. No caso das heresias vemos que o que ocorre é exatamente isto, uma fonte totalmente confiável, neste caso a Bíblia, é utilizada para criar filosofias e idéias que são contrárias à própria mensagem que está nela. Como isso é possível?? Sabemos que a maioria das seitas e crenças religiosas utilizam livros para a orientação de seus rituais. A Bíblia Sagrada, é um dos livros utilizados por essas seitas para fundamentar suas doutrinas de engano. No entanto quero deixar bem claro, que essas seitas utilizam parte do conteúdo bíblico para defender suas teses e nunca o livro por completo, se fosse assim não encontrariam base para defender seus ensinamentos errôneos. Creio que se os participantes de seitas buscassem ler e seguir as práticas contidas em toda a Sagrada Escritura, certamente rejeitariam os ensinamentos heréticos criados por seus líderes.
    Juan B.

    ResponderExcluir
  3. Hilka Maria -1º período
    Discordo da afirmação do pastor,pois a Bíblia foi inspirada por Deus aos homens,para contar a história de Israel(já que sem a escrita poderia ser esquecida com o passar do tempo).Agora se estão acrescentando ou retirando ao se bel prazer(Ap 22.18-19)transformando em heresias teremos que aguardar o dia do juízo.Mas aqueles que tem ouvido,guardado no coração e praticado em sua origem serão bem aventurados.Mas mesmo assim temos que tomar muito cuidado com o que andam pregando nas igrejas,pois tem-se falado absurdos ,e o povo tem seguido ,por falta de conhecimento e por querer uma vida do cristianismo fácil e de prosperidade,porem disse Jesus:"porque estreita é a porta,o caminho que conduz para a vida,e são poucos os que acertam com ela."(Mt 7.14)

    ResponderExcluir
  4. Eu não concordo totalmente com essa afirmação. A bíblia é um livro inspirado por Deus, ela é a verdade, porem muitas das heresias é pautada na Bíblia. Há seitas que utilizam os textos bíblicos em sua formação, porem utilizam esses textos de uma forma destorcida do seu verdadeiro sentido, utilizam pequenos trechos, escondem outros, não veem a bíblia no seu verdadeiro sentido, na sua verdadeira intenção, assim mascarando a verdade das Escrituras Sagradas, utilizando a própria bíblia para a heresia. Há muitas heresias que são baseadas em textos da bíblia de um jeito destorcido, mas há também muitas heresias que não veem de textos bíblicos.

    ResponderExcluir
  5. Amém, obrigado!!
    Até Sábado.

    ResponderExcluir
  6. A paz de Cristo!

    Essa colocação é exposta, baseando-se no ponto de vista crítico e particular do "PASTOR" em foco no assunto.

    Eu descordo totalmente!

    Independentemente do ponto de vista crítico,analítico ou até mesmo superficial(leigo), a palavra de Deus e inerrante,viva,eficaz e verdadeira,Jesus disse "CONHECEREIS A VERDADE,E A VERDADE VOS LIBERTARÁ","EU SOU O CAMINHO,A VERDADE E A VIDA,NINGUÉM VAI AO PAI SE NÃO POR MIM",a palavra de Deus é a raiz de toda verdade absulota,a pergunta é,de qual bíblia estamos falando? Hoje podemos ver no mercado,inúmeras variedades de bíblias,o seu conteúdo é universal,mas as suas respectivas traduções(CONTEXTO), estão apoiadas em estudos seculares e pontos de vista analíticos,fundamentados em formações acadêmicas,como por exemplo, a psicologia entre outros.
    A raíz de toda heresia não pode ser justificada pela bíblia,na minha opinião, "A HERESIA ESTÁ NO CORAÇÃO DO HOMEM PERVERTIDO,QUE USA A BÍBLIA PARA FINS PARTICULARES,DEFENDENDO SEUS IDEAIS E INTERESSES,ARRASTADO TODO O REBANHO (FAMÍLIA) PARA OS CAMINHOS DAS ABOMINAÇÕES",isso está em evidência nos dias atuais,o Apóstolo Paulo escreve a 2 carta a Timóteo,no capítulo 3 como uma grande referencia aos acontecimentos no cenário cristão.
    Concluo que a raiz de todas as heresias não está no texto universal bíblico e sim enraizado no coração daquele que ama o pecado e pratica a mentira,os falsos profetas!

    Aluno:Leandro Durães Teologia Sistemática 1 Prof. Marcos

    A paz!!

    ResponderExcluir
  7. Emanuela Felix 1º Período
    Claro que não se a Bíblia fosse uma fonte de heresia não seria inspirada por Deus,aos seus escritores(cada um de tempo diferente).
    Deus instruindo o homem a escrever a sua palavra testificou as suas obras e promessas,não se tendo hoje qualquer sombra de dúvida desta verdade.
    A Palavra que liberta ,salva e cura,mas para isso é necessário que o homem creia e se submeta pois só os de coração puro o acharam.Porem muitos querem seguir o seu achismo desconsiderando os ensinamentos bíblicos..

    ResponderExcluir
  8. NATAN JUNIOR
    APALAVRA DE DEUS NÃO É UMA FONTE DE HERESIAS

    O contraste entre as bênçãos para Israel e as prometidas para a Igreja.
    Por qual motivo, quando é mencionado um personagem próspero, este personagem está no Antigo Testamento? Simples: Deus prometeu bênçãos na Terra para a nação de Israel, mais para a Igreja está reservado o céu (Ef 1.3), coisa muito superior!
    Abraão, Isaque, Jacó, Daniel, Davi, Salomão, etc… ; todos estes personagens estão no Antigo Testamento e pertenciam à nação de Israel, entretanto, quando olhamos para a Igreja, vemos justamente o oposto.
    Pouquíssimos ricos entregam a vida verdadeiramente a Cristo! Na realidade, é raro isto acontecer.

    Jesus disse que é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha (porta estreita existente nas muralhas que rodeavam as cidades) do que um rico entrar no reino dos céus(Mt 19. 16-30)! Nesta passagem vemos que o coração daquele homem era tão preso aos bens materiais que o impediram de seguir a Jesus.
    Todo o ensino de Jesus nos Evangelhos deixa bem claro que não devemos nos apegar as coisas desta vida.
    O amor ao dinheiro é chamado de avareza, aquele que ama ao dinheiro o tem por primeiro em sua vida; seus alvos e objetivos giram sempre em torno de adquirir para si mesmo grande quantidade de bens. A Palavra de Deus deixa bem claro que o amor ao dinheiro é a raiz de todo mal! I Tm 6.10(a).
    Podemos ver este princípio nitidamente no mundo. Grandes empresas por amor ao dinheiro destroem o meio ambiente, políticos permitem certas coisas em troca do dinheiro, autoridades são corrompidas por amor ao dinheiro, guerras existem devido ao grande desejo por dinheiro. No mundo isso não é de espantar, mais quando vemos este princípio na igreja, isso nos deixa perplexos!
    Devido ao amor ao dinheiro no coração de alguns que se dizem irmãos a igreja sofre, irmãos vivem necessitados, a obra de evangelização e missões não é realizada e almas estão deixando de ouvir a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Diego Pontes da Silva

    Graça e Paz,

    Quando analisamos essa frase, aparentemente nos causa uma visão distorcida do que realmente ela quer dizer. Temos que ter consciência da ambiguidade das palavras, sendo assim, é possível tirar conclusões diferenciadas dos textos bíblicos.Quem já não ouviu alguém pregando algo embasado nas Escrituras com conclusões erradas ? .
    Temos a consciência que a Bíblia é inspirada por Deus, mas a sua interpretação depende do leitor, por isso, é necessário que peçamos ao Espírito Santo que nos dê o entendimento verdadeiro das Escrituras.

    ResponderExcluir