Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de março de 2014

NTI - Os Evangelhos

Turma de sábado
Prof: Miquéias Teixeira
Assunto - Jesus nos quatro evangelhos

Caro aluno, acesse o link abaixo e faça um comentário sobre a vinda e sobre as quatro representatividades de Jesus (Leão, Touro, Homem, Água) nos quatro evangelhos (minimo 15 linhas). Prazo máximo para os comentário 05/04/2014.

http://www.drcarlosandrade.com/2012/08/quem-e-jesus-nos-4-evangelhos.html

Obs: Se não conseguir abrir o link clicando , copie e cole em seu navegador.

.

 

7 comentários:

  1. Vitor de Souza.
    "E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas.
    Uniam-se as suas asas uma à outra; não se viravam quando andavam, e cada qual andava continuamente em frente.
    E a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e do lado direito todos os quatro tinham rosto de leão, e do lado esquerdo todos os quatro tinham rosto de boi; e também tinham rosto de águia todos os quatro".
    Ezequiel 1:8-10

    Como já sabemos, este texto é uma referência sobre a representação do ministério de Jesus. Em cada um dos evangelhos, Jesus está relacionado a uma figura descrita na profecia de Ezequiel, sendo em Mateus, representado como Leão, pois veio como o Rei, filho de Davi, descendente direto ao trono de Israel; Em Marcos está sendo representado como a figura de um boi, pois em Seu ministério, Ele veio para servir. Sem direitos, ou privilégios. Apenas para servir; em Lucas, Jesus é representado pela forma humana, pois apesar de ser filho de uma virgem, ele veio através de uma pessoa, veio como filho de homem, semente de uma mulher; e por fim em João Ele é representado por uma águia, pois é o Filho do Deus Altíssimo. O Deus em forma humana.
    É impressionante como Deus é perfeito, pois até nestes pequenos detalhes, Deus ele foi cuidado ao escrever sua palavra à nós. Se nós analisarmos como se deu a canonização do N.T, como as escrituras foram escritas, por quem, se analisarmos todos os mínimos detalhes, a ordem com que a palavra de Deus está escrita, simplesmente é perfeita. Pessoas diferentes, que presenciaram situações diferentes, mas cada uma abordou a Jesus como uma figura descrita a centenas de anos atrás conforme Ezequiel. Isso mostra como o nosso Deus ele é cuidadoso, e zeloso por sua obra. Glória a Deus pela maravilhosa obra que fez por nós ao enviar seu unico filho a morrer por nós. Amém!!!!!

    ResponderExcluir
  2. José Alexandre Teixeira4 de abril de 2014 às 14:43

    Ao ler o livro de Ezequiel no capitulo 1, versículo 10 temos a revelação dos quatro seres viventes, que tinham semelhança com um homem, um leão, um boi e uma águia. Visão esta que ele teve no rio Quebar.
    Alguns teólogos afirma ser como símbolo dos quatro evangelhos. Com base no livro de Apocalipse 4:7.
    A semelhança de leão vai para Mateus que retrata Cristo como um Rei. Mostra Ele como mestre e a genealogia do Senhor que vem Davi. Assim vindo de uma linhagem real. Já Marcos, Cristo é um servo semelhante a um boi. Aquele que é sacrificado, onde este livro revela os seus milagres. É uma leitura direcionada aos romanos onde não há necessidade da sua genealogia. A semelhança a um homem ficou para Lucas, pois Cristo é revelado como um homem perfeito.
    João retrata Cristo como um Deus poderoso semelhante a uma águia. Sua narrativa é dirigida para todo o mundo.
    Mais quero ressaltar que em minhas pesquisas vi um comentário bíblico da Bíblia de estudo DAKE, onde eles afirmam que a descrição literal destes seres angelicais, chamados querubins, não tem base nas Escrituras nem valor no ensino do evangelho ou doutrina bíblica. Eles não representam os quatro evangelhos.

    ResponderExcluir
  3. Diego Pontes da Silva

    Vemos o relato da revelação de Ezequiel um pouco confusa, pois ele aparentemente não conseguiu expressar com clareza o que tinha visto, porém ao analisarmos as escrituras, vemos a semelhança entre este relato com o relato de João, aproximadamente 600 anos depois, onde ele descreve os mesmos seres viventes, que são eles : o leão, bezerro ou boi , homem e a águia.
    Os quatro seres viventes da profecia são querubins e simbolizam os quatro aspectos do Messias : homem, sua humanidade ; leão, sua realeza ; bezerro ou boi, sua humilhação; águia, sua divindade.
    Já no apocalipse identificamos o retrato do Messias nos Evangelhos :
    Mateus (Rei) O Messias como o rei de Judá (Mt.2:2)
    Marcos (boi) O Messias como o servo sofredor (Mc.10:45)
    Lucas (homem) O Messias como o homem perfeito (Lc.2:12; Hb.7:27)
    João (águia) O
    Messias como o Filho de Deus (Jo.1:1-3,14)

    Nas duas revelações podemos então dizer que estão relacionadas com Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Os livros do evangelho, Mateus, Marcos, Lucas e João falam sobre o ministério de Jesus Cristo, eles usam características das faces dos querubins para representar o ministério de Jesus. Desses quatros evangelhos, Lucas é o único que é escrito por um Doutor gentio que não somente ouviu falar dos feitos de Jesus Cristo, mas pesquisou se era realmente verdade, assim constatando as maravilhas do Messias. João é o evangelho que tem informações mais detalhadas sobre o ministério de Jesus Cristo.
    No evangelho de Mateus Jesus Cristo e representado como leão, simbolizando sua realeza, essa representação vem por sua descendência direta do rei Davi, Jesus é descrito como filho de Davi, tendo o trono como herança, assim reinando eternamente trazendo paz e justiça. Jesus também é descendente direto de Abraão, vindo para libertar todos os cativos e necessitados de esperança.
    Jesus Cristo no evangelho de Marcos é representado como boi, passando a imagem de servo. Nesse evangelho e representado o resgate dos direitos adquiridos por Jesus Cristo.
    Em Lucas um dos evangelhos, apresenta Jesus Cristo como homem, sendo filho do homem seria passível de pecado, mesmo sendo homem, estando na forma de homem não pecou e venceu o mundo.
    O evangelho de João apresenta Jesus Cristo como águia, ela representa a soberania, a majestade. A águia é um animal fabuloso, conhecida por reinar nos céus, suas habilidades são incomparáveis com outras aves. Em João Jesus é Deus e sempre foi antes mesmo do fundamento da terra.
    Eduardo de Oliveira Lopes

    ResponderExcluir
  5. Em Mateus Jesus é apresentado como Rei, sua representatividade era em forma de Leão. A preocupação de Mateus era mostrar que Jesus veio da linhagem real de Davi, podemos ver isto na passagem do sermão da montanha onde ele fala "Aquele que guarda e anda nos ensinamentos da lei do Rei tem a sua casa edificada na rocha".
    Em Marcos Jesus é apresentado como servo, sua representatividade era em formar de Boi. Marcos queria mostrar que Jesus veio para servir, trabalhar com muita agilidade, por que os Romanos eram assim afoitos não paravam e Jesus não podia parar, tanto que o livro de Marcos é o menor, mas é o que tem mais milagres.
    Em Lucas Jesus é apresentado como Homem perfeito, sua representatividade em forma de Homem. Lucas queria mostrar para aquele povo os gregos que Jesus era nascido de uma Mulher, mas que era um homem perfeito que levaria a humanidade a salvação, sem pecado o salvador.
    Em João Jesus é apresentado como filho de Deus, sua representatividade em forma de Águia. João queria mostrar qu Jesus era superior, era o filho de Altíssimo, era Espiritual o grande "Eu Sou".

    Aluna: Rosana de Assis Carvalho Barroso
    1º Ano
    Data: 07/04/2014

    ResponderExcluir
  6. Os relatos evangelísticos foram escritos para diferentes povos, porém com a mesma finalidade, anunciar o Messias, a Salvação. Cada evangelista se preocupa em relatar uma característica de Jesus que seria interessante atentar para então anunciá-lo. Dentro dessas diferentes "faces" de Jesus, existem as correntes de pensamento que associam essas faces do Messias, como que anteriormente reveladas na visão que o profeta do AT, Ezequiel, teve em seu ministério. O AT de fato apresenta uma série de símbolos, alegorias e rituais, que como já está esclarecido, foram sombras daquilo que hoje para nós é muito claro. Águia, homem, touro e leão são animais que têm seus simbolismos, e realmente é possível observar em certo ponto suas semelhanças com os relatos evangelísticos. Porém a visão de Ezequiel e o seu significado é muito clara, uma vez que venhamos a respeitar o contexto em que foi vivida pelo profeta. A apresentação do Rei de toda a Terra para o Seu servo, a glória do trono do Altíssimo. Se por um lado temos esses detalhes em Ezequiel, nos faltaria todas essas conexões com o evangelho do NT se observarmos por exemplo o relato de Isaías sobre o mesmo trono de Deus. Preferimos analisar da seguinte maneira: de fato o evangelho anuncia a glória do Pai por toda a Terra, na pessoa do Seu Filho vemos essa glória, que se apresenta para nós, com essas faces, que em nenhum momento se contradizem, mas andam em harmonia entre si e nos revelam um pouco mais sobre a Sua pessoa.

    Juan

    ResponderExcluir
  7. CEFORTE- Hilka Maria Barbosa Pereira Mendes
    1º Período
    NTI-Os Evangelhos

    Todos os evangelhos possuem uma representação de Jesus,no qual o seus significados simbolizam características apresentadas no mesmo.Em Mateus(leão) simboliza coragem,força,rei dos animais(todos os animais tem respeito diferenciado por ele),assim como Jesus que veio para destruir as fortalezas do inimigo,adorando a Deus com ousadia,nobreza na criação-rei.Já em Marcos(touro) o sacrifício de Cristo(já que este animal era sacrificado no templo).Lucas(homem) criado especialmente para adorar a Deus,razão,sabedoria e todas as coisas da natureza humana.E João(águia) agilidade,voo alto,visão espiritual elevada,perfeita do Reino,lugar mais alto que possa estar.
    A vinda de Jesus foi um acontecimento de grande vitória para humanidade,com sua morte adquirimos o direito há vida eterna.E a sua passagem na terra deixou-nos vários ensinamentos que nos conduzem ao céu e também pode nos levar ao inferno(falta de obediência).

    ResponderExcluir