Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Pr. Carlos Henrrique.
Periodo: 5°
Mat: TBNT 5

AMADOS DEIXO ESTA PERGUNTA SOBRE AS SETE CARTAS ÀS IGREJAS.

* QUAL É A RELAÇÃO DA IGREJA DE ÉFESO COM AS IGREJAS DOS DIAS ATUAIS?

6 comentários:

  1. Sem: Edson Lopes Pereira

    “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (Ap 2.4).

    “Tenho, porém, contra ti…”

    Observe que a repreensão vem logo após o elogio. Isso faz parte de uma avaliação honesta. Essas duas coisas são extremamente importantes em nossas vidas, pois, se criticarmos aos outros de forma construtiva e também elogiarmos o que há de bom neles, as nossas críticas se mostrarão carregadas de um poder que irá transformar as pessoas para melhor. Porém, se tão somente criticarmos as pessoas. Por outro lado, se não fizermos outra coisa senão elogiá-los, então eles ficarão extremamente mimados, tendo uma ideia falsa sobre aquilo que realmente são, nada vendo que deva ser modificado, ao passo que, na vida de qualquer pessoa, sempre haverá coisas que precisam de modificação e aprimoramento. Assim como Deus trabalhou com a igreja de Éfeso, do mesmo modo o Senhor trabalha conosco também.

    “… abandonaste o teu primeiro amor”.

    A igreja de Éfeso tornou-se farisaica, pois ela deixou de herança o zelo pela Palavra, mas como se fosse uma lei, mas não deixou de herança o amor que é o vínculo da perfeição. A igreja havia abandonado o seu primeiro amor. O problema da igreja de Éfeso é, com certeza, o problema da maioria das igrejas de hoje: fazer as coisas sem solidariedade amorosa.

    “Lembra-te, pois, de onde caíste…”

    A lembrança é um dom precioso. Olhar para trás pode ser pecaminoso; mas também pode ser sensato. Olhar para trás com os olhos lascivos, como fez a mulher de Ló, para os pecados de Sodoma dos quais temos sido libertos, é atrair desastre. Olhar para trás ansiosamente para os confortos despreocupados do mundo, uma vez que já pusemos a mão no arado, é não ser apto para o reino de Deus. Mas olhar para trás ao longo do caminho em que Deus nos conduziu é o mínimo que a gratidão pode fazer, e olhar para trás para as alturas espirituais que pela graça de Deus já ocupamos é dar o primeiro passo na estrada do arrependimento.

    “… arrepende-te e volta à prática das primeiras obras…”

    Arrependimento não é emoção é decisão. É atitude. Não precisa haver choro, basta decisão.
    “Volta” literalmente traduzido seria “faz”, que dá a ideia de uma atitude definitiva, a fim de que tais obras sejam constantemente praticadas. As “primeiras obras” não são novas e diferentes modalidades de ação; antes, são as mesmas obras, mas motivadas pelo amor original, de tal maneira que até pareçam novas. Seria o amor rejuvenescido.

    “… se não, venho a ti…”

    O “vir contra” do Senhor Jesus será uma consequência da escolha da igreja de Éfeso em continuar na prática do farisaísmo.
    Assim acontece com cada um de nós. As nossas escolhas irão definir benção ou maldição para a nossa vida.

    “… e moverei do teu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”.

    O inigualável privilégio de testemunhar por Cristo perante o mundo perdeu-se para sempre. Tanto a igreja como a cidade foram destruídas; a única coisa que restou foi um lugar chamado Agasalute, e isso, ironicamente, honra a memória de João e não de Éfeso.

    “… caso não te arrependas”.

    Se igreja de Éfeso foi chamada ao arrependimento, fica entendido que ela era capaz de fazê-lo. Deus não impede homem algum de arrepender-se. O intuito inteiro da mensagem do evangelho é contrario a esse conceito. Mas como vimos a igreja de Éfeso não foi perseverante e perdeu a oportunidade de ter sua vida restaurada. O candeeiro é feito para brilhar. Se ele não brilha, ele é inútil, desnecessário. A Igreja não tem luz própria. Ela só reflete a luz de Cristo. Mas, se não tem intimidade com Cristo, ela não brilha; se ela não ama, não brilha, porque quem não ama está em trevas.

    Pedro na sua primeira carta diz que o juízo começa pela Casa de Deus (1Pe 4.17). Antes de julgar o mundo, Jesus julga a Igreja. A igreja de Éfeso deixou de existir porque ela não soube aproveitar do tempo da visitação de Deus e não se arrependeu do seu pecado. Que isso seja um alerta para nós também nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz a todos.

    Seminarista: Fabiano Macedo Pessanha

    A carta escrita a igreja de Éfeso nos mostra uma série de observações do Senhor em relação a ela. As obras, o trabalho, a paciência, o sofrimento, a resistência as heresias e a perseverança. Percebemos que estes foram fatores positivos descritos pelo Senhor aquela igreja. o Senhor tinha porém contra ela o abandono do primeiro amor. Jesus disse: E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará (Mt 24.12). Paulo nos falou sobre a suprema excelência do amor; E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
    O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
    Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
    Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
    Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. E a exortação do Senhor aquela igreja era justamente essa, que eles voltassem ao primeiro amor, senão seria tirada do seu lugar e não mais existiria. Baseando-se na proposta que nos fora feita. Qual é a relação da igreja de Éfeso com as igrejas dos dias de hoje? Podemos analisar o seguinte; o amor de muitos tem esfriado, e sabemos que em subtópicos é o que devemos dar mais valor e jamais abandonar, infelizmente temos deixado a desejar. Em relação aos outros fatores, é notório que as igrejas dos dias de hoje tem falhado muito mais, poderíamos até dizer que somos perseverantes, porém é lamentável ver a forma que as coisas seculares tem invadido as igrejas. Não podemos ser tão flexíveis, temos que andar na contra mão do mundo. Não precisamos adaptar os padrões de Cristo ao mundo, mas o mundo precisa aceitar padrões de Cristo. Como é que podemos dar testemunho e ser diferente se andarmos de mãos dadas. Assim como a igreja de Éfeso precisamos rever nossos conceitos antes que seja tarde demais. O sacrifício de Cristo na cruz do calvário tem sido uma vergonha para o evangelho que temos vivido. Que Deus pela sua infinita misericórdia possa perdoar nossas falhas e que possamos nos arrepender a tempo e ver onde caímos e voltar às primeiras obras. Precisamos de Cristo, e o mundo precisa de nós.

    ResponderExcluir
  3. Ceforte:
    Robson Alessandro da Silva 7° Período.
    O Apocalipse trata de destacar e tornar visível a Pessoa de Jesus cristo. As cartas às sete igrejas compõem uma parte do livro de apocalipse; sendo dirigida aos anjos das igrejas da Ásia, a mensagem é Cristocentrica, faz que todos sejam alcançados pela mensagem do Senhor; tanto para a igreja atual quanto para igreja de diferentes épocas. Por isso o livro é revelação de Jesus cristo; segundo escreveu João o apostolo.
    Sendo Éfeso uma cidade que vários homens valorosos trabalharam para o Senhor, agora o Senhor endereça sua instrução para o anjo da igreja, e o Senhor caracteriza à por:
    Obras
    a) Labor
    b) Perseverança
    c) Não suporta homem mau
    d) Havia posto à prova os que se declaravam apóstolos, e não eram, e foram achados em mentira
    e) Suportara provas por causa do nome do Senhor Jesus, e não esmorecera
    f) Abandonara o seu primeiro amor
    g) Ódio quanto às obras dos nicolaítas.

    A igreja é um lugar onde as pessoas podem estar sempre, não se pode fazer a acepção, até por que devem vir como estão, mas se preciso for deve ter uma transformação radical para a Gloria do Senhor; a exortação feita para a igreja foi à perda do primeiro amor, pois o amor superaria as demais coisas que viriam passar.
    A igreja atual passa por diversas provas mas, questão não é a prova e sim se somos os mesmos do início do chamamento de Deus. Amém!

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor!
    A carta escrita ao anjo da Igreja que estava em Éfeso faz-me refletir muito amplamente sobre cada ponto relacionado ao cotidiano da Igreja atual, onde relaciono sequencialmente cada ponto de forma bem particular.
    Assim diz em Apocalipse 2.2: “Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos”. Isso nos mostra uma grande e importante relação com as igrejas de hoje, quantos e quantos tem pensado que temos tempo para ocultar algo de Deus, achando que Ele perdeu a visão, o que sabemos que não procede, pois Ele tem visto todos os nossos passos, ciente de quem são os que verdadeiramente perseveram, reconhecendo que como homens possuem falhas, nos fazendo reconhecer que humanos que somos não podemos suportar homens maus.
    O texto nos mostra ainda os homens que assim como nos dias de hoje se levantam intitulando ser o que não são, mas principalmente fazendo com que sempre o outro passe a ser questionado, como sendo sempre o outro o errado.
    Seguindo na leitura do texto de Apocalipse 2.3:, vemos o texto que nos diz “e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.” Uma conotação doce da palavra de Deus para cada um que se enquadra no texto, assim em relação aos dias atuais vemos uma série de pessoas que tem se mantido fiel a esta promessa. Isso inclusive me faz lembrar sempre que abordo este assunto uma pessoa que foi, é e sempre será um exemplo para minha vida, uma senhora que hoje, depois de mais de 30 anos de viuvez ainda vive fiel ao esposo, sr. Tatão(falecido), aos 9 filhos, sendo 2 destes já falecidos, caminhando feliz para a sua igreja e nunca murmurando, com chuva ou com sol, subindo e descendo morro. Ainda carrega em seu currículo a vida simples, a humildade do lar... “imagine uma pessoa estar vivendo em uma casa com um telhado que infiltra tanta agua que faz pingar, e apenas dizer que o pior já passou”, esta senhora mulher é a minha linda avó, Dona Luiza. Por isso posso dizer que vale a pena servir a Deus, perseverando e suportando tudo em nome do nosso Deus, sem se esmorecer. Apesar de muitos não fazerem desta forma, sofrendo com qualquer cisco que surge. Precisamos entender que Deus está no controle.
    Não podemos abandonar o primeiro amor (Apocalipse 2.4) do nosso Deus, aquele é puro e fiel, que estende a mão e tem a humildade para que não soframos, importante “lembrar, pois, de onde caímos, arrepender e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venha a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. (Apocalipse 2.5)”, desta parte do texto é fácil notar nos dias de hoje que poucos os que entendem que é necessário e não se arrependem, pouco se interessam em saber onde e porque caíram achando que “um dia voltarão”, um erro, um perigo, mas vamos continuar orando por estes.
    Enfim, apenas destaco o ultimo texto para encerrar que muitos tem estado atentos a tudo que tem acontecido em nossos meios nos dias de hoje, porem ainda muitos terão que meditar no versículo 7, de Apocalipse 2, que nos diz: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito Santo diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.”
    Eu quero me alimentar deste bem, o paraíso é o meu alvo, muitos estão comigo, infelizmente outros não.

    Leandro Fábio - 3ºano / 5º Período.

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz do nosso Senhor Jesus!
    Seminarista Diego de Sousa.

    É muito interessante quando observamos com atenção a Igreja de Éfeso e fazemos uma comparação com as igrejas dos dias atuais,Éfeso tinha suas virtudes que por sinal não eram poucas,porém foi reprovada em um ponto crucial,que é de suma importância para qualquer igreja que se diz Cristã e tem Cristo como Senhor e Salvador;Éfeso abandonou o primeiro amor,por isso recebeu uma dura repreenssão do próprio Cristo,que exortou a igreja pra se lembrar de onde tinha caído,se arrependesse do ato feito e voltasse a praticar as primeiras obras,se não procedesse assim,certamente não teriam parte com o Senhor na eternidade. Quando olhamos pras igrejas atuais,felizmente encontramos muitas virtudes e muito trabalho,mas em contrapartida em algumas infelizmente não se acha mais o primeiro amor como em Éfeso,vejamos como o primeiro amor é algo tão tremendo de ter como virtude que chega a superar todas as outras virtudes,entendo que quando praticamos as obras sentindo o verdadeiro amor por aquilo que estamos fazendo e motivados por Deus,as outras virtudes são geradas em nós instantaneamente pelo Espírito Santo,sendo assim jamais vamos largar mão do arado,jamais iremos retroceder e fazer a obra de Deus por obrigação,afinal o que nos impulssiona é o Dom mais excelente que é o Amor,por isso necessitamos de cultivar essa virtude dia após dia,afim de termos parte com Cristo na eternidade e sermos galardoados por tudo aquilo que fizemos em nome do Senhor.

    ResponderExcluir
  6. Elzy Candido - 5º período 01/07
    Comparando a igreja de Éfeso com a igreja atual
    Analisando a igreja de Éfeso,entendemos que é uma mensagem que Cristo deixou para dar instrução , advertência e edificação aos crentes e igrejas dos dias atuais. Jesus revela o seu amor pela igreja e deseja vê-la em crescimento, mas também repele e condena o que não deve acontecer. Jesus também alerta a respeito das conseqüências que os crentes sofrerão por causa da desobediência e descuido espiritual e para aqueles que obedecem e vigiam acontecerá a recompensa por causa da fidelidade ao Senhor. Podemos então notar que existe um padrão onde todo cristão ou igreja pode verificar se está andando de acordo com os desígnios de Deus ou não. Uma das advertências está em relação ao tolerar falsos mestres, falsos profetas e certos apóstolos que distorcem a palavra de Deus e levam a igreja a apostasia. O deixar a primeira caridade mostra que o amor sincero a Cristo que existia deixou de existir . O amor a Cristo é resultado em devoção sincera, em pureza de vida e em amor a verdade. A igreja que diminui a sua profunda devoção pessoal a Deus, que se torna espiritualmente morta e que se preocupa com sucesso e bens materiais já está condenada. A tendência da igreja ( indivíduo) é acomodar-se e adaptar-se a princípios anticristãos. Para que a igreja não caia no erro da morte ou mornidão espiritual, é necessário que ela dê ouvidos ao que” o Espírito diz às igrejas “ ou seja, renovar a sua vida espiritual sempre para que consiga eliminar ou detectar os erros ou desvios que houver. Em seguida arrepender-se sinceramente do pecado e retornar ao primeiro amor, à verdade e a pureza. O vencedor não sofrerá o dano da segunda morte, será honrado diante do pai e dos anjos.

    ResponderExcluir