Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

TURMA SEGUNDO ANO DE TEOLOGIA.

MATÉRIA: ANTIGO TESTAMENTO IV - LIVROS POÉTICOS E SAPIENCIAIS


Trabalho N° 02

Prezado Aluno(a)


Disserte sobre o (capítulo 9) do livro de Eclesiastes. É requerido o mínimo de (15) linhas para efeito de pontuação.



Abraço


Prof° Enoque Gomes 



8 comentários:

  1. Mesmo que a vida pareça injusta e assim como o justo o ímpio morra tão rapidamente, no final de tudo a vida tem grandes vantagens em comparação à morte. Somente os vivos podem planejar, conquistar e desfrutar de suas conquistas em vida. Em contrapartida os mortos nada podem fazer como escreveu Salomão, não trabalham, não arquitetam e nem há sabedoria na sepultura. Para os cristãos que compreendem a vida eterna a luz da ressurreição de Cristo, as declarações do Antigo Testamento no que tange a vida após a morte as vezes parecem inadequadas. No entanto, alguns profetas do AT, tinham uma esperança de vida além do túmulo "Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos (Is. 26- 19)". Salomão disse que a sabedoria é melhor do que as armas de guerra, embora boa, quase sempre esquecida, embora seja superior a tolice, ainda nos tempos atuais as sociedades prezam mais a riqueza, a atratividade e o sucesso. Muitas vezes a sabedoria é negligenciada assim como o homem sábio que salvou a cidade e foi esquecido.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor amados!
    De acordo com o texto referido, vemos nas entrelinhas a vivencia humana em relação à espiritualidade e a trajetória para chegar á salvação. Mostra o homem em igualdade com a sua descendência, diferente de como muitos afirmam, se achando menos provido disto ou daquilo, sendo menos abençoado do que outros.
    De acordo com o que vemos o homem está em constante busca de Deus, afirmando que o que tiver que ser feito deve ser feito em vida, pois a esperança humana só tem sentido em quanto aqui estivermos, pois uma vez morto, nada se pode fazer em relação a Deus.
    Devemos gozar e desfrutarmos os prazeres, usarmos de tudo para o bem de todos nesta vida, nos alegrarmos com o nosso próximo, pois a morte já não nos proporcionará a execução de mais nada.
    O ide é notório e se faz necessário, não está relacionado a grandes feitos, mas aquilo que surge em nossa frente para executarmos na presença de Deus e para Deus.
    Assim, vejo que o mais importante de tudo é ouvirmos a voz de Deus, pois nunca teremos mais ou menos por sermos mais conhecedores, ou possuirmos mais sabedoria.
    Como afirma o autor não possuímos um conhecimento do que nos sobrevirá, de igual modo nos mostra que podemos, mesmo que solitariamente fazer a diferença, não necessitando de muito, mas satisfeito com o que temos. Em verdadeira alegria, que é a alegria que vem de Deus. Sempre vigilantes com o nosso pensamento e não querendo o mal do próximo.
    HONRA E GLÓRIA, SOMENTE A DEUS!
    Leandro Fábio - 4ºPeriodo / 2ºAno.

    ResponderExcluir
  3. Adriano Paulo de Souza

    Notamos neste cap. (09) que tanto justos e sábios tem o mesmo destino de baixo do sol.
    Ao observa esse texto salomão já com sua experiencia no observar e viver com uma intensidade, ele toca um ponto bem interessante que é o ciclo que a vida nos traça a forma e viver.
    Salomão tinha a certeza que a vida era um dom especial de Deus. Ter uma vida com Deus é manter as suas vestes alvas e sempre com óleo sobre a cabeça. Ele tinha uma clara visão e entendimento que a vida e cercada de pura vaidade.
    Sempre que uma coisa vinha para ele fazer ele fazia poque se ele morresse, não podia fazer mais nada. Nos não conhecemos qual seria o tempo ideal de Deus para agir em nossas vidas, se cairmos em alguma armadilha maligna e porque não vigiamos. Concluindo o ultimo cap. ele ressalta que a sabedoria e melhor do que muitas armas, mas o pecador destrói a si mesmo e aos seus ao redor.
    4ºPeriodo / 2ºAno.

    ResponderExcluir
  4. Vejo que neste capítulo Salomão recomenda a todas as pessoas para que vivam desfrutando a vida como um dom que foi dado por Deus,e nos mostra também que não há diferença nenhuma quando Deus concede este dom da vida pra alguem,ninguém é melhor do que ninguém,todos nós estamos sujeitos as mesmas coisas enquanto estivermos neste corpo corrupitível,coisas boas ou ruins,tudo que vivemos ou fazemos está nas mãos do Senhor Todo Poderoso e é Ele quem determina o nosso futuro e tudo o que há de acontecer com cada um de nós,mas é importante nos esforçarmos a viver uma vida de comunhão com esse Deus,afim de que muito mais pessoas compreendam também a grandeza e soberania do Senhor.
    E Salomão termina o texto enfatizando a respeito da sabedoria,que ela é muito importante nas nossas vidas,e ele tinha crédito para falar de sabedoria,afinal foi um homem que Deus abençoou grandiosamente com esse dom.
    Ass:Diego de sousa fonsêca.

    ResponderExcluir
  5. Todas as coisas, sejam terrestres ou celestes foram criadas por Deus e todos os seres humanos estão sob o controle de Deus, sejam eles justos ou injustos. A morte virá para qualquer um, porém, aos que estão vivos resta alguma esperança de viver a vida com alegria e de acordo com a vontade de Deus. Alerta ainda que há uma oportunidade de arrependimento para os que vivem no pecado, mas aos mortos, isto não é mais possível. A injustiça predomina em todo e qualquer lugar e muitas vezes homens bons ou justos sofrem ou são enlaçados em situações embaraçosas. Também reconhece que, mesmo que haja sofrimento ainda é melhor agir com sabedoria e não com força. O tolo age com força e a muitos pode destruir, mas, o sábio mesmo não sendo ouvido pode ser reconhecido. Concluindo, entendemos que aqui no mundo não é possível a verdadeira felicidade. Somente através de Cristo e guardando os seus mandamentos, passaremos por esse mundo onde vemos falta de paz e muitos descontentamentos. Devemos agir com sabedoria e esta deve ser buscada em Deus. Elzy 4º período

    ResponderExcluir
  6. Vemos que, o capítulo nove de Eclesiastes nos traz ensinamentos sábios que, se observarmos certamente que nos será de grande valia. Embora vemos alguns pensamentos considerados pessimistas, quando Salomão reconhece que por mais sábio que o homem for, não consegue pela sua sabedoria explicar todas ou até mesmo algumas obras de Deus ou até mesmo os métodos da sua providencia. No versículo dois ele dá a impressão de esboçar um gemido quando diz que "Tudo sucede igualmente a todos".Nisto ele está correto, pois todos, indiferente de sexo ou posição social, pode ser infectado por doença contagiosa, embora atitude de cada um seja diferente. Ele enfoca também que a morte é inevitável e que isso sobrevêm a todos indistintamente, tanto faz, os justos ou injusto passam pela mesma experiencia. No versículo cinco encontramos a expressão "debaixo do sol". Temos aí implícito que os mortos não sabem coisa alguma, nem tampouco têm, a partir daí qualquer recompensa.Uma parte relevante do versículo sete é a que diz"...come com alegria o teu pão e bebe com bom coração o teu vinho". Certamente que a morte sobrevenha a todos, e por não saber quando isto sucederá, devemos enquanto aqui viver procurar agradar a Deus, trabalhando e desfrutando de tudo que Ele nos deu.

    ResponderExcluir
  7. O capítulo nove de Eclesiastes fala sobre o mesmo destino dos homens tanto dos que fazem o bem tanto dos que fazem o mau,fala do coração cheio de maldade do homem que enquanto vivem se mostra a fazer coisas que não convém fazer ou praticar, nos fala que para aquelas que estão vivo há esperança pois tem toda uma vida para aproveitar,, porém os mortos não tem mais esperança, não podem fazer nada, não podem tomar decisões por que não se tem movimentos nem esperança,nos indica a aproveitar a nossa vida enquanto estamos vivos pois somente enquanto estamos vivos é que podemos experimentar as coisas da vida as oportunidades, e tudo que esta em nossa frente, tendo em vista,porém que nem tudo devemos fazer, nos mostra para fazermos tudo aquilo que nos derem com excelência, conforme as nossas forças .lucas mendonça

    ResponderExcluir
  8. A SABEDORIA É MAIS IMPM NOS PORTANTE QUE AS DEMAIS COISAS NO SENTIDO DE COISAS BANAIS DA VIDA MELHOR É SABEDORIA DO QUE AS COISAS PASSAGEIRAS, POIS A SABEDORIA NINGUÉM PODE NOS .LUCAS MENDONÇA , DESCULPE PROFESSOR COMPLEMENTO DO TEXTO. DE ECLESIASTES 9.

    ResponderExcluir