Pesquisar este blog

domingo, 28 de outubro de 2012

Novo Testamento IV - Carta aos Hebreus

O autor da carta aos Hebreus nos revela, a partir do capítulo 8, a superioridade da Nova Aliança através de Cristo Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29), em relação à antiga aliança. Desta forma vemos que os ritos da Antiga Aliança, estabelecida com Israel no deserto, eram sombras do que haveria de vi. É a Nova Aliança revelada no Novo Testamento que proporciona ao homem uma comunhão perfeita com Deus. O 4º período do nosso Curso de Teologia relacionará a seguir alguns exemplos, dentre os ritos do A.T. e do santuário que tipificam a Nova Aliança e confirmam sua superioridade.

7 comentários:

  1. O altar do holocausto foi colocado na entrada do pátio do tabernáculo, tinha aproximadamente 220 cm de comprimento, 220 cm de largura e 130 cm de altura, foi feito também de madeira de cetim, porém revestido de cobre. tinha suas pontas como os outros, em cada canto. Os seus utensílios foram; caldeirinhas para recolher as cinzas, pás, bacias, garfos e braseiros todos de cobre. Fizeram os varais revestido de cobre para colocar nas argolas para levar o altar. A oferta oferecida ao Senhor no altar, deveria ser imaculada, sem mancha, pura. Isso prefigura o sacrifício de Jesus, o cordeiro santo, sem mancha, oferecido na cruz do calvário que foi o altar do sacrifício e essa foi a expiação perfeita pelo pecado da humanidade.

    ResponderExcluir
  2. O Tabernáculo dos que foi erguido no A.T. era a "sombra" de Jesus que após centenas de anos viria e se tornaria o verdadeiro Tabernáculo,todas as peças e rituais que faziam parte do antigo tabernáculo já apontavam para o nosso Senhor e Salvador Jesus. Eu vou falar sobre o Candelabro que era uma das peças que faziam parte do tabernáculo;Era uma peça feita de ouro com sete hastes onde queimavam sete lâmpadas,esta peça ficava logo na entrada do Santo lugar e servia de iluminação para os sacerdotes. Já na nova aliança,Jesus é o nosso Candelabro pois é Ele quem ilumina o nosso caminho até o encontro com o Pai,Ele mesmo declarou:Eu sou a Luz do mundo,quem me segue não andará nas trevas,mas terá a luz da vida. Deste modo nós também somos sacerdotes na Nova Aliança,então dependemos da Luz que é Jesus para podermos cumprir o nosso papel neste mundo. Louvado seja o nome do Senhor!

    Ass:Diego de Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o versículo citado está em João cap8,v.32.
      Ass:Diego de sousa

      Excluir
  3. A Arca era uma peça do Tabernáculo em forma de um retângulo, e continha dentro dela um vaso de maná, a vara de Arão que florescera e as tábuas dos dez mandamentos (Hb: 9-4). Sobre o propiciatório estavam os querubins. Ela foi feita com; madeira de cetim coberta de ouro por dentro e por fora, tinha uma coroa de ouro sobre ela ao redor, tinha também quatro argolas de ouro, uma em cada ponta e fizeram varas de madeira de cetim revestida de ouro para colocarem nas argolas para carregarem a Arca,ela tinha aproximadamente 110 cm de comprimento e 65 cm de largura e altura. A Arca foi colocada no Santo dos Santos e simbolizava a justiça e a presença de Deus no meio do seu povo. Uma vez por ano o sumo sacerdote se colocava diante dela, no dia da expiação, para aspergir o sangue sobre o propiciatório como expiação pelos pecados cometidos pelo povo. O propiciatório e o sangue prefiguravam o perdão divino alcançado através do sacrifício expiador de Cristo no calvário.lucas mendonça

    ResponderExcluir
  4. Ola a paz do Senhor

    Antes na antiga aliança, o sumo sacerdote tinha que entrar no propiciatório para levar oferta de sacrifício pelo povo, somente ele era habilitado a isso; mas na nova aliança Jesus veio consumar, e somente pela graça de Deus é que somos salvos. Na antiga aliança o sumo sacerdote só poderia entrar no átrio uma vez ao ano, mas em Jesus nosso sumo sacerdote licenciou isso, para que o povo pudesse se achegar a ele.
    O livros de Hebreus deixa bem claro que Jesus é o maior; maior que os profetas,anjos, patriarcas(1.4;2.18)...
    hoje temos o sacerdócio real de Cristo e o sacrifício que pagou pelo pecado do mundo; Antes o sumo sacerdote entrava no santo dos santos, mas hoje Jesus permanece e permanecera no santo dos santos.
    Jesus preparou esse lindo e vivo caminho para juntos achegarmos ao Pai.
    Antes o sumo sacerdote ministrava o rito com o sangue, as vestes, e ofertas; hoje tudo isso e ministrado através do arrependimento de culpa.

    ResponderExcluir
  5. Saudações da parte de Deus a todos os leitores, estarei destacando a Mesa dos Pães((Ex 25:23-30)) que se encontra no lugar Santo, nos trás uma representatividade a alma e nos remete a presença de Deus, o Altíssimo.
    A mesa dos pães nos fala do alimento que provém do Eterno Deus a fim de saciar nossa fome. Mas o que seria ou o que é o pão? Em primeiro lugar, o pão é a Palavra do Deus Eterno, que nos foi dada a fim de saciar a fome de nosso espírito por Deus. Em segundo lugar, o pão é o próprio (Yeshua) Jesus, que disse: E Jesus lhes disse: eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede (Jo 6:35). Um detalhe interessante é que os pães eram colocados em duas fileiras de seis, perfazendo um total de doze pães(Lev 24:5-9 " Também tomarás da flor de farinha, e dela cozerás doze pães; cada pão será de duas dízimas de um efa. E os porás em duas fileiras, seis em cada fileira, sobre a mesa pura, perante o SENHOR. E sobre cada fileira porás incenso puro, para que seja, para o pão, por oferta memorial; oferta queimada é ao SENHOR. Em cada dia de sábado, isto se porá em ordem perante o SENHOR continuamente, pelos filhos de Israel, por aliança perpétua. E será de Arão e de seus filhos, os quais o comerão no lugar santo, porque uma coisa santíssima é para eles, das ofertas queimadas ao SENHOR, por estatuto perpétuo."). Já isso nos fala das doze tribos de Israel. O Eterno nos ensina que o pão que alimenta (o verdadeiro) viria das doze tribos de Israel (a palavra e o próprio Jesus).
    Sendo que hoje temos a palavra de Deus, a bíblia escrita de varias maneiras, formas e línguas. Assim devemos utiliza-la como este alimento Divino a todo o tempo, até que Ele volte.
    A paz do Senhor Jesus!
    Leandro Fábio – 2ºAno / 4ºPeriodo.

    ResponderExcluir
  6. A Paz do Senhor queridos!
    Estarei falando sobre o altar de incenso.O altar de incenso era uma das peças do tabernáculo. Deveria ser queimado continuamente perante o Senhor por todas as gerações. Não poderia ser derramado sobre ele oferta, holocausto e libações. Isso significava ou simbolizava a contínua adoração e orações do povo. Esse altar não podia ser profanado. Se a oração não vizasse a Glória de Deus, nem saísse de um coração dedicado à santidade, era, e ainda é, inaceitável ao Senhor. Como Cristo está no céu, na presença do pai, esse altar representa a intercessão de Cristo na Glória. Ele está intercedendo por cada um de nós. Ele é o nosso Sumo Sacerdote. Essa intercessão é muito importante para a nossa salvação, pois sem ela, nos afastaria de Deus e voltaríamos a ser escravos do pecado. Cristo é o nosso único mediador e intercessor no céu. Elzy - 2º ano - 4º período.

    ResponderExcluir