Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

NT IV - Profª Miquéias Teixeira

NT IV
Aula de sábado 
Prof° Miquéias Teixeira


Tema proposto: Com base no texto abaixo de Hebreus 6:1-12, discutam com os colegas a possibilidade de não haver renovação para arrependimento daqueles que após provarem do Dom Celestial... “Caíram da Graça”. (Minimo 2 comentários por aluno)  


"Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno. E isso faremos, se Deus o permitir. Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério. Pois a terra que embebe a chuva, que cai muitas vezes sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção da parte de Deus; mas se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada. Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e que acompanham a salvação, ainda que assim falamos. Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis. E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas."

5 comentários:

  1. Antes de qualquer suposição sobre a intenção do autor nesta passagem da epístola, vale ressaltar que esta obra estava destinada à comunidade judaica que havia aceitado Jesus como o Messias prometido. Sendo assim o autor desta carta aborda com muita propriedade os ritos e costumes judaicos da antiga aliança. A medida que o pensamento sobre a posição do Filho de Deus em relação aos demais homens, anjos e rituais é exposta, vemos que o alvo é trazer reflexão para os judeus que aceitaram Jesus como Filho de Deus.
    Muito se fala sobre a “impossibilidade” de arrependimento para aqueles que caem da Fé com base neste trecho. Porém vejo que o propósito do autor é trazer mais uma vez, a posição do Filho de Deus e o efeito que o Seu único e perfeito sacrifício exerceu sobre o pecado do homem. Na epístola não é apontado se de fato os sacrifícios ordenados em Levítico estavam sendo realizados outra vez por estes que haviam aceitado a Jesus, mas se assim procederam, estavam invalidando a obra de Jesus.

    Juan B.

    ResponderExcluir
  2. O livro aos Hebreus nos fala da grandeza da poderio de Jesus a forma pela qual Ele veio sem usurpar ser igual a Deus antes se esvaziou assumindo a forma de servo provando para que veio, Mesmo sabendo que Ele era maoir que os homens maior que os anjos e maior também que o sacerdote Arão.Esse livro fala diretamente para o povo Judeu que haviam aceita jesus como o messias prometido é colocado em destaque seus rituais e costumes judaicos relacionado na antiga aliança. o objetivo era de trazer uma nova consciência para aquele povo judeu. no livro de levítico é colocado em evidência novamente desse povo que pelos seus pecados estavam invalidando o unico e vivo sacrifício verdadeiro.Eu, tania christina concordo com o Juan

    ResponderExcluir
  3. A prática da fé: O livro de Tiago é a descrição entre a fé e as obras. os judeus cristãos da carta de Tiago estavam tão arraigados na Lei Mosaica e no seu sistema de que as obras que Tiago dedicou muito tempo para explicar a difícil verdade de que ninguém é justificado pelas obras da lei.Gálatas2;16,Ele declara-lhes que mesmo se muito esforçarem para manter todos as diferentes leis e rituais,cumprir essa tarefa é impossível transgredir a menor parte da lei os tornara culpado de toda ela;Tiago 2;10 porque a lei é uma entidade e quebrar uma parte dela é o mesmo de quebra-la por inteiro. O livro de Tiago é um desafio a nós os seguidores de Jesus ela também descarta a idéia de que alguem pode se tornar um cristão e ainda continuar vivendo no pecado não exibindo nenhum fruto da justiça.Então tal fé não pode salvar,Tiago 2;19 porque não é autenticada pelas obras que sempre acompanham a verdadeira fé salvadora Efésios 2;10 As obras boas não são as causas da salvação,mas são o seu resultado.Eu Tania christina.

    ResponderExcluir
  4. O texto em si já cria um espanto quando lemos a palavra “impossível”. Você pregar para uma pessoa que temos um Deus rico em misericórdia, e de repente se depara com uma palavra tão forte afirmando que quem prova da palavra, do Espirito Santo e os poderes do mundo vindouro, pois se perder o caminho não tem retorno (Hb. 4:4,5,6) é algo desestimulante.
    Como bem sabemos a palavra não pode estar presa somente a um texto ou um versículo, pois sabemos que a Bíblia por si só se explica. Creio que está falando de um pecado imperdoável como o próprio Jesus cita quando estava na sinagoga e os fariseus os questionavam (Mt. 12: 32 Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro.). O próprio Cristo que tem a palavra principal. Narra uma parábola do filho pródigo que quando se arrependeu foi aceito pelo seu pai (Lc. 15:11 a 32), isso é uma confirmação que temos um Deus misericordioso para nos perdoar mesmo que alguns não gostem, não foi o que o irmão do pródigo reclamou com o pai, no entanto, a resposta foi: era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. (Lc. 11:32).

    ResponderExcluir
  5. Eu, concordo com a explicação do irmão José Alexandre. Mas não podemos esquecer que Deus é amor, é misericórdioso mas é justo é fogo consumidor. Agora se um pecador se arrepende, se humilha, não podemos invalidar o sacrifício de Jesus na cruz e a sua palavra que diz " nenhuma condenação há para o que estão em Cristo Jesus que não andam segundo a carne ,mas no Espírito". Por isto acho que não há impossibilidade de ser renovados ao arrependimento quando se realmente há arrependimento.

    ResponderExcluir