Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

NT IV - Prof° Miquéias Teixeira

NT IV
Aula de sábado 
Prof° Miquéias Teixeira


Tema proposto: Com base no texto abaixo de Hebreus 6:1-12, discutam com os colegas a possibilidade de não haver renovação para arrependimento daqueles que após provarem do Dom Celestial... caíram. (Minimo 2 comentários por aluno)  

"Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno. E isso faremos, se Deus o permitir. Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério. Pois a terra que embebe a chuva, que cai muitas vezes sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção da parte de Deus; mas se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada. Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e que acompanham a salvação, ainda que assim falamos. Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis. E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas."

Boa Sorte a todos!!!

10 comentários:

  1. o proprio texto biblico cita:"é impossivel"; se formos colocar que a espistola é p/ judeus crentes e se o cair for voltar atraz, ao judaismo, aos ritos mosaicos, as leis, aos sacrificios, não ha como haver renovação.. O sacrificio de Jesus é unico, eterno. Não há como Jesus morrer de novo na cruz.

    ResponderExcluir
  2. A Paz. Acredito que Paulo esteja se referindo as pessoas que no fim da jornada não estejam preparadas. Pois um dos motivos de Cristo ter vindo a terra foi o de perdoar os nossos pecados.

    ResponderExcluir
  3. Uma vez tendo recebido verdadeiramente a Cristo, recebido sua visão do mundo. Torna-se impossível inclinarmos para coisas tão abomináveis. Tendo em vista que o próprio texto nos diz que exporíamos o próprio Deus. Então a meu ver não haveria mesmo essa renovação de arrependimento...

    ResponderExcluir
  4. Caro camarada Jeferson, somos amigos mas não concordo com a sua visão, Deus é perdoador, e mesmo no fim de uma vida se houver o arrependimento, Ele perdoa. Para isto que Ele enviou seu Filho Cristo Jesus. Continuo acreditando que este texto se refere ao fim da jornada Cristã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson Fernandes

      Querido irmão Cristiano, entendo sua posição, mas nesta questão acredito que o que o autor quis alertar não é que Cristo não possa perdoar e sim que o coração desta pessoa está fechado para a obra redentora.

      Excluir
  5. Eu vejo esta colocação como de alguém, que estava vivendo no meio de um povo, e vendo um povo que entendeu o sacrifício de Cristo e por algum motivo estavam desprezando o sacrifício de cristo. Voltando para as velhas práticas ou seja voltando para o as ''LEIS MOSAICAS'' Eu vejo um teor de muita indignação na sua palavra. Só quem já viveu sabe o que é isso, lembro-me de Jeremias quando profetizou as coisas duras, era o resultado do momento que ele vivia.
    Só Deus sabe como estava o coração do escritor de Hebreus, quando ele escreveu este versículo, é muito difícil avaliar, pois esta palavra foi falada para um povo específico em um momento especifico.

    ResponderExcluir
  6. Vejo que o escritor do livro dos Hebreus, relata esse fato com muita indignação, porque era muito zeloso com a obra de Deus, amando de todo seu entendimento e todo seu coração o altíssimo e não aceitava ver o povo querendo deixar o verdadeiro evangelho e voltar as práticas do judaísmo, e assim ferir os princípios de Deus.
    Creio que quando existe um verdadeiro arrependimento, o nosso Deus todo poderoso. Que é grandíssimo em misericórdia, ele perdoa e pelo seu poder renova para a salvação.

    ResponderExcluir
  7. Jovana Pacheco
    De uma coisa não podemos ter dúvida antes de dá qualquer opinião sobre o assunto: Deus é misericordioso. Mas entendo que Paulo está falando de pessoas que estavam rejeitando a Cristo e o evangelho.
    Cristo está sempre de braços abertos para todos aqueles que se arrependem, para todo pecador. Mas em contra partida a sua justiça não permite que aquele que conscientemente rejeita os seus ensinamentos e o mais precioso que é o Seu sacrifício tenha alguma esperança e participação na vida celestial e eterna.

    ResponderExcluir
  8. Jovana Pacheco

    Aquelas pessoas depois de receberem tanto, não se preocuparam em atingirem a verdadeira conversão, abandonaram o Cristianismo e voltaram ao judaismo.
    Não se trata, pois, de alguma fraqueza ou de um pecado que caiu.
    É um ato específico e determinado eles optaram por rejeitar em definitivo o Plano da Salvação. Neste texto dá o entendimento que o autor de Hebreus enfatiza abandono da fé, no sentido de doutrina do Evangelho, talvez seja isso que deixou o autor de HEBREUS tão irritado. O indivíduo que ouve o Evangelho se torna iluminado, prova a Graça, participa da atuação do Espírito Santo que o convence do pecado. Mas se ele não consegue se desligar do passado, das coisas do mundo, da religiosidade trazida até mesmo de família ou tradicionalismo ele jamais atingirá uma conversão genuína e isso fará afasta-se de tudo, e com isso perderá influência da Verdade do Evangelho. Apostatou retirando-se para a perdição

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito que o autor da epistula esta se referindo a uma pessoa que decidiu dar as costas para Cristo, mesmo conhesendo a sã doutrina, sendo assim o Espirito Santo que é quem convensse o homem da justiça do pecado e do juizo, não encontra espaço para produzir o arrependimento.

    ResponderExcluir