Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de abril de 2014

ANTIGO TESTAMENTO I ( HISTÓRIA DOS HEBREUS)
AULA DE SÁBADO 1º PERÍODO AULA 26/04/14.
PROFº : ISAIAS JUNIOR

A PAZ DE CRISTO AMADOS!!!

VEJAM ESSE VIDEO ABAIXO ( ESCRITOR FALA DAS PECULIARIDADES DO POVO JUDEO)

 E FAÇAM UM COMENTÁRIO SOBRE ALGUMAS RAZÕES QUE LEVAM O POVO SER ASSIM, SE EXISTE ALGUMA INFLUÊNCIA HISTÓRICA PARA ISSO.

11 comentários:

  1. Leandro Luiz G.Durães (Aluno)

    A paz do Senhor Pr. Isaías Jr.!

    " O que o povo Judeu tem,que os outros não tem?"

    Os povos judeus realmente são diferentes dos demais povos,são organizados,extremamente inteligentes e dentro da Cultura Judaica, são grandes comerciantes,influentes em quase todo o mundo,pontuais quanto as suas religiosidades.
    Posso também mencionar a sua capacidade de adaptação,o poder de reação,a força e determinação para se reerguer,diante de situações aparentemente irreversíveis e extremamente hostis.
    Tamanho sucesso não pode ser baseado apenas na capacidade intelectual do povo Judeu,mas principalmente no fato Deles serem o povo escolhido por Deus e estarem de fato,debaixo das irrevogáveis promessas do Senhor Jeováh. Eles tiveram sua origem na linhagem de Sem,um dos filhos de Noé,(cf.Gênesis 9.26) passando pela linhagem Abraâmica quando o Senhor Deus díz a Abraão; "Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem" também disse o Senhor a Abraão; "E em tua semente serão benditas todas as nações da terra (V.a)",em específico Jacó quando o Senhor muda o seu nome para "Israel" no Vale de Jaboque.Depois as doze tribos de Israel,aleatoriamente a escravidão e o cativeiro do povo na terra do Egito,agora Deus levanta a Moisés para libertar o povo escolhido da opressão de Faraó.
    Citei aqui algumas das promessa de Deus para o povo Hebreu,por isso essa nação (povo) são prósperos e bem sucedidos,estão debaixo da promessa de Deus!

    28 de Abril de 2014 17:07

    ResponderExcluir
  2. Holá,
    povos são caracterizados por hábitos e costumes, chamamos isto de cultura. Os judeus como povo, possuem a sua cultura. No entanto, diferentemente de outros povos, os judeus foram presenteados com algo divino, a orientação da parte de Deus para que os seus padrões, tais como a moralidade, ética, religiosidade entre outros fossem moldados. O resultado não poderia ser outro senão uma vida com grande desenvolvimento em muitas áreas. Os mandamentos que são observados por este povo conduzem o comportamento da sua sociedade para a prática de boas obras e isto traz os resultados que muitas constituições e códigos criados pelos diferentes governos buscam alcançar. Podemos até mesmo notar como a Lei Mosaica influenciou as cartas que regem as nações ocidentais. Um povo que é instruído pela Lei de Deus certamente se preocupará com a formação e manutenção do núcleo familiar, bem como a responsabilidade dos deveres de cada parte deste. Espiritual, social, moral, ético, jurídico, político, saúde entre outros, são pontos que encontramos nos judeus, todo o direcionamento divino para que eles e todo aquele que segue essas leis sejam bem aventurados enquanto estiverem nesta terra.
    Juan B.

    ResponderExcluir
  3. José Alexandre Teixeira9 de maio de 2014 às 15:48

    A paz Pr. Isaias Junior
    Sim. Existe influência histórica. Desde a antiguidade a história do povo judeu vem mostrando a capacidade de manter sua tradição e cultura, pois o próprio Deus fez com que o rei Salomão instrui-se o povo a ensinar os seus filhos no caminho que andar, pois mesmo sendo velho não se desviaria (Provérbios 22.6).
    Quando falamos de união deste povo a história fala a respeito de uma linda jovem judia casada com um rei ímpio que não conhecia o Senhor. Esta era Ester que cedo perdeu os seus pais e foi morar com seu tio Mardoqueu. Ele a educou com muito amor, ensinando-a a amar o seu povo, o povo judeu.
    Hoje estamos vendo um povo que sempre cresce, passou por lutas e escravidões (no Egito, Babilônia e segunda guerra mundial), mais a história se revela na sua vida como um povo de vitória.

    ResponderExcluir
  4. Os judeus tem sua origem semita da linhagem de sem que recebeu a promessa de serem prósperos em tudo , são um povo com grande inteligência que tem ótima adaptação em lugares dias tudo isso parte de um princípio bíblico em que tiveram de abtar em terras estranhas e conviver com povos estranhos por um bom tempo, também é um povo cheio de regras e culturas isso porque foram instruídos no deserto A serem fiéis a um só Deus e a guarda e sempre observar seus mandamentos. Os judeu hoje são muito mais dedicados do que os de outrora em rigor no ensino em fazer os meninos aprenderem o ensino Com Toda devoção , sua devoção a torá as festas solenes toda religião a circuncisão toda separação dos demais povos tudo para preservar sua cultura e religião quem sabe nao seja a vontade de Deus para com eles o que sei é que os judeu tem bases bíblicas para governar sua geração, vivem em uma sociedade que quase não há desigualdade social em que há respeito e dignidade e uma ótima legislação.

    ResponderExcluir
  5. Hilka Maria 1º Período
    Hebreus um povo nômade separado por Deus, desde a sua formação(Abraão) com promessas há serem realizada até os dias de hoje.Passaram fome,peste,guerra e escravidão e ao chegarem a Palestina se unificaram na cultura arquitetura,política e religião(passado de geração em geração).Povo forte,de um único deus,embora muitas vezes esquecendo os benefícios já realizado e sendo castigados(corrigidos), mais nunca esquecidos,Deus sempre dando livramentos, cura,libertação e até enviando o seu único filho(Jesus) para a salvação,mas eles o rejeitarão e crucificarão.Como saberíamos disso se tudo não tivesse sido registrado por inspiração divina(Moisés)no início depois há vários outros homens,cada um em sua época, hoje vemos as promessas(retorno a terra prometida) sendo cumpridas e outras que breve se realizarão,pois o que Deus prometo cumpre há seu tempo.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Existe sim influencias históricas para essas características do povo judeu. Deus fez promessas para esse povo, eles seriam abençoados e as gerações seguintes também. Eles foram instruídos por Deus a serem unidos, passar os ensinamentos aos seus filhos, a ajudarem o seu irmão. O cativeiro, as perseguições, todas as provas fizeram que esse povo se voltasse para Deus, por que somente assim eles conseguiriam vencer as provas permitidas por Deus para molda-los conforme o seu querer, por isso hoje em dia vemos esses características tão marcantes no povo judeu.

    ResponderExcluir
  8. Rosana de Assis 1º Período
    Podemos ver claramente que os judeus por serem escolhidos por Deus são especiais,pois estão debaixo das promessas de Deus.
    Com bases fortes na educação,cultura e tradição religiosa(trans-mitida de geração em geração) deixando exemplo para outras nações,mesmo passando fome,muitas vezes sendo submetidos a adorarem outros deuses e escravidão eram fortes e decididos o suficiente para não perder a sua origem.Foram levantados vários lideres em nome do "EU SOU" o único e verdadeiro Deus e mesmo assim eles muitas vezes se deixavam lavar por seus conquistadores.

    ResponderExcluir
  9. NATAN JUNIOR..

    Eu concordo com oque foi dito no video,pois realmente o povo Judeu é um povo muito organizado e também posso afirma que existe influência histórica para isso.
    Eu acredito que o crescimento que o povo Judeu tem na cultura e na fé mundial,a biblia tem sido a fonte de gtande impacto desde pequeno povo.
    Um exemplo é a Torá que significa ensinar, um terno que se expandiu em grande quantidade de crescimento Judaico durante os séculos. Para muitos Judeus, os seus ensinamentos são destinados em um único comando pronunciado pela primeira vóz por um único Judeu sábio,a cerca de dois mil anos atras: Não faça com os outros oque você não gostaria que fizessem consigo:
    A biblia contem os dez mandamentos (exôdo,20:1_13)os ensinamentos morais incluem,não só proibição de assassinatos e roubo,mas também o comando de manter um dia de descanso semanal. O Shabat,uma maraca de fé e cultura Judaica,e o comando de honrar teu pai e tua mãe!!!!!!!!
    A característica marcante do povo Judeu,para mim é o acolhimento deles para com os Judeus necessitados.
    Realmente se tivéssemos isso em todo mundo,seria bem MELHOR!

    ResponderExcluir
  10. Graça e Paz,

    É inegável as promessas de Deus para o povo hebreu, a Palavra de Deus declara repetida e claramente que Israel é Seu povo especialmente escolhido e que jamais perderá essa condição singular, como podemos ver em Levítico 20.24,26 : "Em herança possuireis a sua terra, e eu vo-la darei para a possuirdes, terra que mana leite e mel: Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos separei dos povos. Ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus"
    As profecias sobre o Messias estão inseparavelmente ligadas a Seu povo, Israel.
    Em relação a cultura atual, temos com clareza que é proveniente da herança religiosa.

    Diego Pontes da Silva

    ResponderExcluir