Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

 ANTIGO TESTAMENTO II ( PENTATEUCO ) AULA 08/02/14
Profº : Isaias Junior
Queridos alunos
entrem nesse link http://www.arqueologia.criacionismo.com.br/
e procurem a matéria: Moisés escreveu mesmo o pentateuco?
após lê-la façam um comentário de no minímo 10 linhas
nesse comentário deverá mencionar um outro achado
arqueológico que comprove algum fato inserido dentro do pentateuco
ex: comprovação do dilúvio
OBS: só será aceito comentários que estejam postados até
22/02/14
Bom trabalho para todos!!!

11 comentários:

  1. A Paz de Cristo.

    Moisés, com certeza foi quem escreveu o Pentateuco. Apesar de muitos teólogos, inclusive de nossa igreja, afirmarem que não. A escrita, na verdade foi idealizada por povos orientais, ,muito antes de Moisés existir. O povo não estaria costumado com leituras em hierógrafos, conforme o comentário do site.
    Quanto a comprovações de fatos do pentateuco, existem ainda hoje muitas evidências geológicas de que um Dilúvio teria atingido e devastado toda a Terra. Estas evidências podem ser encontradas desde vales, á elevadas montanhas. Podemos apontar tais evidências em registros fosseis, em plantas e no solo de praticamente todo o mundo.

    Um exemplo disso está no próprio Monte Ararate, palco de muitos acontecimentos bíblicos, onde podemos encontrar minas de cristais de sal, lava em almofada e amontoados de rochas sedimentares. Tais formações e características de solo só seriam possíveis de se formarem em baixo de muita quantidade de água.

    ResponderExcluir
  2. Vitor de Souza

    Graça e Paz

    "No inicio do Exodo, quando os Israelitas deixaram o Egito, a rota mais direta e sensata seria viajar para o norte, ao longo da atual Faixa de Gaza, numa direção que os levaria à Canaã. Todavia, o relato bíblico nos diz que Deus não permitiu essa rota ao longo da planície costeira do Mediterrâneo (Ex.13:17). Assim, os Israelitas acabaram tomando uma rota muito mais longa ao sul, que se aprofundava no Sinai. Até a ultima década ninguém sabia porque Deus os mantivera longe da rota mais fácil ao norte. A obscura referencia à "guerra" em Ex.13:17 era discutível porque ninguém sabia que o povo estaria em conflito com os israelitas. A resposta foi descoberta pela arqueóloga israelita TRUDE DOTHAN, que se especializou ao longo no período antigo da ocupação filistéia de Canaã. No sítio de Deir el-Balah ao longo da antiga rota chamada de "Caminhos de Horus" ela descobriu a evidência que finalmente resolveu este quebra-cabeça do Exodo. Em uma conversa com TRUDE DOTHAN, ela disse: -- Cheguei ao sítio de Deir el-Balah na Faixa de Gaza em busca dos filisteus. O que descobri foi uma colônia egípcia do período do Exodo, o período do Egito de Ramsés II, que é considerado como o Faraó do Exodo. A história do sítio é intrigante, costurando a informação dos ladrões [de tumba] e depois de nossa escavação arqueológica profissional. O resultado foram que descobrimos na rota do Egito para Canaã uma colônia que havia sido edificada [no século XIV a.C.] como também uma fortaleza do período de Séti I [e do seu filho] Ramsés II. Adjacente a esta colonia, havia um cemitério cheio de grandes sarcófagos atropóides (em forma humana) que são definitivamente do estilo egípcio. Porque havia trabalhado previamente sobre os hábitos dos filisteus em Bete-Seã, um sítio muito importante de Israel e bem como conhecido da Bíblia, eu sabia a respeito de sarcófagos como estes. [Então eu] tentei identificar cinco destes sarcófagos como proteção especial para a cabeça, com retratos dos filisteus conhecidos dos relevos egípcios no período de Ramsés III..." Texto Extraído do livro: "Arqueologia Biblica" de Randall Price.

    ResponderExcluir
  3. Sandro Henrique 11 de fevereiro de 2014

    A paz do senhor Jesus.

    Na minha opinião, Moisés é sem sombra de dúvida, o autor do pentateuco. Segunda a bíblia, Moisés teria capacidade suficiente para escrever o pentateuco, pois é conhecido como um grande erudito ( Cf. At 7.22 ).O fato de Moisés ter escrito o pentateuco foi reconhecido pelos escritores do novo testamento ( Cf. Jo 1.17 e Rm 10.5,19 ). As tradições judaicas também reconhecem moisés como autor do pentateuco. No entanto, escavações arqueológicas em Ur, na antiga Caldéia, tem comprovado que Abraão era cidadão de uma metrópole altamente civilizada. Três alfabetos foram encontrados: juntos do sinai, em biblos e Ras Shamra, que são bem anteriores ao tempo de Moisés. ( 1.500 a.c ).
    Estudiosos modernos sustentam que Moisés escolheu a escrita fonética para escrever o pentateuco. Finalizando, até que me prve ao contrário, acho que Moisés escreveu o pentateuco.

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor Jesus.

    Eu creio que sim. Moisés escreveu o pentateuco, inclusive o irmão Sandro enfatizou bem o relato de At 7.22 onde diz que Moisés havia sido educado em toda ciência do Egito e era poderoso nas palavras, portanto a própria palavra de Deus já nos concede base para crermos na capacidade intelectual de Moisés, a qual percebo que é colocada em duvida por alguns teólogos alegando que a escrita era de um tempo posterior.
    Porém alguns fatos arqueológicos devem ser levados em concideração, como as Tábuas de Mari; cerca de 20 tábuas de pedra, que datam do período de Abraão, explicão muitas tradições patriarcais de Gêneses.
    Ou então as Tábuas de Ébia; cerca de 20 tábuas de pedra, muitas contendo leis similares ao código de leis de Deuterônomio. As cinco cidades primeiramente dadas como ficticias da planície de Gêneses 14(Sodoma,Gomorra,Admá,Zeboim e Zoar) são identificadas.
    Então posso afirmar que diante de fatos ciêntificos citados aqui e nos comentários acima, isso sem mencionar a tradição judica que preza a veracidade de sua história, unidas a fé que a palavra de Deus é fiel, posso afirmar Moisés escreveu o pentateuco.

    Anderson Fernandes.

    ResponderExcluir
  5. Valdeci Cardoso da Silva19 de fevereiro de 2014 às 12:25

    Creio que Moises escreveu o Pentateuco, pois foi educado no Egito e por conta disso entendo que eles tinham uma escrita propria. Quando Deus fala com Moises e lhe passa a tabua com os dez mandamentos, para que ele entendesse e o povo tambem havia uma escrita que era compreensivel a todos e comum a eles tambem.Creio que Moises leu os dez mandamentos ao povo e que o povo entendeu. Moises foi educado tanto no Egito como em Midiã e absorveu a linguagem escrita dos dois lugares.E um fato arqueologico já comprovado é a destruição de Sodoma e Gomorra.

    ResponderExcluir
  6. Diego Pontes da Silva

    Graça e Paz,

    Analisando o texto sugerido e as comprovações arqueológicas, podemos então ter a certeza que Moisés realmente escreveu o pentateuco, pois além de ter total capacidade intelectual expressa na bíblia, as comprovações da escrita em períodos anteriores ao tempo de Moisés é verídica.
    Hoje a arqueologia, tem nos auxiliado com as comprovações de fatos que são refutados por historiadores e pessoas que tentam descredibilizar as verdades bíblicas.

    Seguem abaixo alguns achados arqueológicos :
    - Tábuas de Nuzi : Elas detalham hábitos dos séculos 14th e 15th de acordo com os registros patriarcais como concubinas gerando filhos para as esposas inférteis.
    - Paredes do Templo de Karnak, Egito : Expressa uma referência a Abraão no décimo século AC.
    -Cidade de UR (cidade natal de Abraão) : Ur foi descoberta. Uma das colunas tinha a inscrição "Abraão”.

    ResponderExcluir
  7. Natan carvalho Em minha opinião,Moisés realmente escreveu o pentateuco,embora tenha muitas duvidas é algumas Icógnitas no ar,muitas comprovam que moisés escreveu o pentateuco. Muitos fatos também fazem parecer que o pentateuco foi escrito por autores diferentes,pela diferença de gramatica é escrita alfabética mas Deus reconhece que o livro da lei foi escrito por moisés,algumas vezes em Deuteronômios, tenha frases dizendo que são estas as palavras de moisés, vendo isso se eu fala-se que Moisés não escreveu o pentateuco eu estaria fazendo uma ofensa. Um achado Arqueólógico interessante dentro do pentateuco não os texto de Balaão fragmentos encontrados em Tell Deir Allá, que relata um episodio de vida de Balaão filho de Beor e descrevem uma de suas visões indicio de que Balaão existiu e viveu em Canaã como afirma a Bíblia (números 22 a 24)

    ResponderExcluir
  8. Paz do Senhor!
    Eu, não tenho duvidas que tenha sido Moisés que escreveu o pentateuco. Existem várias teorias e pessoas tentando provar, não somente que Moisés não tenha escrito o pentateuco, mas que a própria bíblia está errada. São só especulações contra toda verdade do evangelho, ainda que não tivesse achado arqueológico para comprovar esta indiscutível verdade, eu continuaria acreditando que foi Moisés quem escreveu, e estes achados só reforçam esta verdade. Os homens ao longo do tempo têm tentado desmoralizar o poder do evangelho, e dia após dia tem sido provado que suas teorias é que estão erradas. Creio sim que o pentateuco foi escrito por Moisés.

    ResponderExcluir
  9. A paz do Senhor amados,
    estou percebendo que alguns irmãos
    estão se esquecendo de citar um outro exemplo
    de achado arqueológico que compreenda o período do Pentateuco
    como combinado em sala de aula.
    a alunos que não postaram comentário
    o prazo está acabando
    ( 22/02/14 )
    vamos nos apressar!!!

    ResponderExcluir
  10. Não há dúvidas que Moisés tenha sido o escritor de tais livros. Muitos os que tentam provar que seus escritos não passaram de ficção e que até mesmo ele não existiu como comentado no sit http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL418821-9982,00-MOISES+PODE+NAO+TER+EXISTIDO+SUGERE+PESQUISA+ARQUEOLOGICA.html... É lamentável que ainda existe pessoas que duvidam daquilo que Deus fez para seu povo. Mas podemos analisar também que muitos estudiosos tem se levantando e provado muitas coisas em relação aos feitos descritos por Moisés.
    O relato bíblico da saída do povo de Israel do Egito pode ser comprovado cientificamente. Segundo um documentário da televisão britânica BBC, os resultados de pesquisas científicas e os achados e estudos de egiptólogos e arqueólogos desmentem a afirmação de que o povo de Israel jamais esteve no Egito. Contrariamente às teses de alguns teólogos, que afirmam que o livro de Êxodo só foi escrito entre o sétimo e o terceiro séculos antes de Cristo, os pesquisadores consideram perfeitamente possível que o próprio Moisés tenha relatado os fatos descritos em Êxodo – o trabalho escravo do povo hebreu no Egito, a divisão do Mar Vermelho e a peregrinação do povo pelo deserto do Sinai. Eles encontraram indícios de que hebreus radicados no Egito conheciam a escrita semita já no século 13 antes de Cristo. Moisés, que havia recebido uma educação muito abrangente na corte de Faraó, teria sido seu sábio de maior destaque. E isso teria dado a ele as condições para escrever o relato bíblico sobre a saída do Egito, conforme afirmou também um documentário do canal cultural franco-alemão ARTE.
    Pragas bíblicas?
    Segundo o documentário, algumas inscrições encontradas em palácios reais egípcios e em uma mina, bem como a descrição detalhada da construção da cidade de Ramsés, edificada por volta de 1220 a.C. no delta do Nilo, comprovariam que os hebreus realmente viveram no Egito no século 13 antes de Cristo. A cidade de Ramsés só existiu por dois séculos e depois caiu no esquecimento, portanto, o relato só poderia vir de uma testemunha ocular. Também as dez pragas mencionadas na Bíblia, que forçaram Faraó a libertar o povo de Israel da escravidão, não poderiam ser, conforme os pesquisadores, uma invenção de algum escritor que viveu em Jerusalém cinco séculos depois...

    ResponderExcluir
  11. Glória Deus irmãos,
    me sinto privilegiado
    em lecionar a uma turma
    tão abençoada como vcs,
    temporariamente a missão
    está cumprida.
    Que venham as outras
    matérias.
    Um grande abraço a todos!!!

    ResponderExcluir