Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Evangelização de crianças: uma estratégia para atrair os adultos
Quantas vezes já ouvimos isto em nossas igrejas. Ao iniciarmos um ponto de pregação, frente de trabalho ou mesmo quando desejamos encher as igrejas e congregações. Organizamos uma linda programação infantil por que sabemos que os pais virão para verem os filhos se apresentarem. E de fato a igreja fica cheia quando realizamos programações com as crianças. Na verdade muitos pais testemunham que conheceram Cristo através de seus filhos que começaram a caminhar para a igreja. Testemunhos estes verdadeiros com certeza e dignos. Entretanto é um equívoco de nossa parte pensarmos em atrair as crianças para a igreja como forma de estratégia para evangelizar a família. Precisamos evangelizar as crianças por que elas precisam da salvação, são alvo do amor de Deus como todos os adultos.  "Se uma criança pode estar perdida, ela pode ser salva. Se uma criança pode pecar, ela pode, assistida pela graça de Deus, crer e receber a Palavra de Deus. Se as crianças aprendem a fazer o mal, esteja certo de que são capazes, sob o ensino do Espírito Santo, de aprender a fazer o bem". (SPURGEON, p. 100). Quem pode precisar até que idade Deus considera a inocência de uma criança? Pv 22.6 nos alerta: "Ensina a criança no caminho em que deve andar!" Enquanto a igreja se preocupa apenas com a evangelização de jovens e adultos o mundo está atraindo nossas crianças para uma vida promiscua e marginal.
Acesse o link e leia a entrevista de Babeth Bettencourt sobre "Crianças no Tráfico, sem Inclusão Social não há Solução",  http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2003/030521_ttrafico.shtml   Você concorda com ele?


5 comentários:

  1. Para fazer comentários é necessário se cadastrar no site. Aguardo a postagem da turma de Evangelismo Infantil.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor! Realmente temos visto um tipo de evangelização com o pensamento voltado para os adultos e esquecemos que as crianças também são contadas diante do Senhor! Um erro grave é pensar que as crianças já possuem sua salvação mesmo sem evangelizá-las ou sem aceitá-las ao Senhor, com isso, temos visto crianças envolvidas em tantas coisas ruins que o mundo tem oferecido para derrubar não só a sociedade como as famílias que, independente de religião, foi algo instituído por Deus desde a fundação da humanidade! A palavra do Senhor mesmo instrui aos pais o compromisso do ensino verdadeiro ás crianças, mas muitos mesmo dentro das igrejas, tem negligenciado este compromisso, pois é algo que sacrifica um lado cômodo de um pai ou de uma mãe e infelizmente vemos testemunhos de tantas famílias que não sabem o que fazer com os filhos por já ter tomado uma proporção, que aos olhos naturais, não conseguem mais achar uma solução! Quanto a entrevista com Babeth Bettencourt, creio que a ação social ajuda em partes, pois se não houver uma intervenção espiritual, um trabalho evangelístico, pessoas direcionadas pelo Espírito Santo para apoiá-los, para dar uma palavra e etc. não terá um êxito tão grande! Sei que é um trabalho de muito esforço e pra quem faz estão de parabéns, mais quando analisamos o mundo espiritual, vemos que não é tão simples assim, tem que haver oração, jejum, palavra, por que estaremos entrando não só numa vida mas no terreno do inimigo e pra entrar nesta luta temos que estar preparados! Que possamos abraçar essa obra pelas crianças e que os pais venham ter a convicção do seu importante papel como um educador cristão! Paz a todos...Otávio!

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor queridos ...
    Este tema é bem interessante e de grande importância para nós, que buscamos uma aprovação diante do Senhor, a palavra de Deus diz que devemos pregar o evangelho a TODA criatura, no entanto muitos se preocupam em evangelizar adultos por acharem que os mesmos são os únicos que precisam de salvação, confesso que já pensei deste jeito, porém ao começar os estudos no CEFORTE cheguei ao entendimento de que a criança nasce em um mundo de pecado, pois a palavra de Deus nos diz que TODOS pecaram, ou seja, uma criança também é pecadora e necessita do perdão de Deus, desta forma ela também precisa ser evangelizada para alcançar o perdão e viver uma vida na presença do Pai. Concordo que o trabalho de evangelismo com crianças atrai adultos, mas em primeiro lugar precisamos focar a salvação destes pequeninos e instrui-los no caminho do Senhor e não coloco esta responsabilidade apenas aos pais, mas sim a todos que entenderam o Ide que o Senhor deixou, ou seja, a Igreja de Cristo deve se responsabilizar por estas crianças. Na entrevista de Babeth Bettencourt, lemos sobre crianças que se perderam no tráfico devido a falta de oportunidades na sociedade onde viviam, sem saída muitos se envolviam no tráfico por verem nele alguma oportunidade, creio que a ação social juntamente com a inclusão para crianças na sociedade é de grande valia para um recomeço de vida, porém não é o suficiente, creio que nós,filhos de Deus precisamos tomar iniciativas para que crianças e adolescentes não se envolvam neste mundo terrível de tráfico, precisamos buscar orientação do Espírito Santo, precisamos ter uma vida de oração e na presença do Senhor, para que assim possamos fazer algo por essas vidas que precisam de salvação, que precisam de ajuda.
    Finalizo este comentário chamando meus queridos irmãos para uma reflexão: Até quando vamos ler notícias de crianças perdidas no tráfico, jovens e adolescentes perdendo suas vidas neste laço de satanás? é preciso refletir e entender que eu e você podemos mudar isso através da obra de Deus e ele deseja salvar essas crianças, elas realmente precisam de salvação.
    Fiquem na Paz.. Wilsilênia Muniz

    ResponderExcluir
  4. A paz do senhor para todos!
    E duro ver certas coisa que estão em volta de nós e nem percebemos. Eu tinha a mesma visão que evangelizar criança era só para atrair os pais ou pensando no futuro, no caminho que ela deve andar. Mas graças a Deus to tendo um ponto de vista diferente, e uma luz vermelha acenderam em minha mente sobre evangelização infantil, através dessas aulas. A salvação de criança tem que ser colocada na cabeça de todo povo de Deus. Pois tem que conhecer essa verdade. Que criança também peca e precisa de salvação.
    E sobre a matéria de Babeth Bettencourt, sobre os meninos do trafico, com o antropólogo inglês Luke Dowdney
    Pois e vergonhoso vermos que morre, mas jovens no trafico no rio do que no conflito entre palestinos. Alguma parte eu concordo com ele que algo tem que ser feito. Que para tirar jovens do mundo do crime precisamos tratar direto na raiz. E preciso ter inclusão social.
    Mas creio que isso tudo e um problema político, social e também espiritual. Nós como Igreja do senhor temos que criar projetos sociais para crianças e jovens. E tratar dessas pessoas. Dando direitos de escolher o caminho do bem ou do mal. Para isso precisamos também evangelizar, para tratar o lado espiritual da coisa.

    ResponderExcluir
  5. Professora Valda estou esperando seu comentário acerca da nossa opinião... =)

    ResponderExcluir